Querida leitora, hoje vamos seguir por um caminho diferente. Te convidamos a deixar de lado, por enquanto, tudo que você acredita saber ou conhecer sobre joias e acessórios e abrir sua mente para um diferente tipo de acessório tendência. Depois desse pequeno suspense instrutório inicial para chamar ainda mais sua atenção, vamos falar um pouco sobre as estrelas de hoje, as futuristas, fashionistas e polêmicas joias faciais.
No mês passado se iniciou um grande frisson em torno desse tipo de joia, que é acessório tendência para o futuro da joalheria, depois que a atriz norte-americana, Angelina Jolie surgiu deslumbrante, em uma premiére, com um acessório facial chamado chin cuff, ou em uma tradução literal, pulseira ou bracelete de queixo, assinado pela designer Nina Berenato. Apesar de todo burburinho gerado em torno desse episódio, não se engane, as joias faciais não são um conceito novo.
Sendo mais reflexivas em questão as joias atuais no geral, por mais modernas que possam parecer, isso está muito mais ligado a técnica, como polimento e manuseio dos metais e lapidação de pedras preciosas, do que com novas formas, designs e maneiras de usar. E justamente por isso que as joias faciais entram na categoria de novo acessório tendência. Dito isso, convidamos você a continuar conosco, pois hoje vamos te contar um pouco mais sobre as joias faciais, algumas marcas que se destacam nesse ramo e o porque as joias faciais serão o acessório tendência para os próximos anos.
Primeiramente devemos começar apresentando um pouco de história para você, mas não se preocupe, seremos breves pois o foco é o futuro. Como você já deve imaginar, as joias, assim como o vestuário no geral, surgiu com o propósito de proteção, mas diferente das roupas e calçados que tinham como objetivo a proteção física, as joias tinham o propósito da proteção espiritual, em formas de amuletos. Um tempo depois seguindo o mesmo movimento das outras peças do vestuário, elas passaram a ter mais uma função, a de adornar e enfeitar, principalmente como símbolo de status social. Exemplares desses adornos, das mais variadas épocas e de diversas culturas evoluíram com o passar do tempo até chegarem nos formatos de joias que temos hoje, que ainda com toda modernidade continuam sendo tradicionais.
Como citamos lá em cima, as joias faciais não são exatamente uma novidade. Na verdade elas já existem há muitos anos, - e quando dizemos muitos anos estamos nos referimos a séculos - onde passaram a ter grande valor simbólico ou até espiritual para algumas culturas, bem diferente do acessório tendência atual. Um dos exemplos que talvez seja mais fácil de identificar são as significativas e tradicionais joias faciais das noivas indianas, os chamados Nath ou Nathni. E se formos mais a fundo na história, existem relatos sobre a cultura da antiga Pérsia, em que os nobres e mais ricos usavam adornos e jóias por todo corpo, inclusive na face, como símbolo de vaidade e status social.
A joalheria atual, por mais contemporânea que seja, ainda está muito ligada aos padrões tradicionais. Por exemplo, quando você pensa em joias, certamente a primeira coisa que vem à mente são brincos, aneis ou colares, por exemplo. Você não está errada em pensar primeiro nesses itens, já que eles são comuns no nosso dia a dia. Mas a proposta desse post é te fazer ver além do convencional, que no caso são os acessórios para o rosto. As joias faciais modernas têm propósitos mais voltados para a estética, e em alguns casos de protesto, mas principalmente dar um novo rumo para o futuro do universo das joias e acessórios. Elas são bem conhecidas em alguns nichos mais específicos, onde são sucesso, mas são acessório tendência para as próximas estações e prometem entrar de vez para o mundo das joias.
No geral esse acessório tendência tende a transmitir um visual vanguardista, causando até estranheza por parte de quem vê, em alguns casos beirando o visual dos grandes filmes de ficção científica ou pós apocalípticos. Em partes isso se deve a uma estética futurista, outra tendência para os próximos anos, que mistura elementos de tecnologia a itens utilitários, formando um visual cibernético, parte humano e parte máquina, claro que não da maneira literal. Mas se você parar para pensar, esse conceito todo faz todo sentido, já que as joias faciais são metais que alteram a percepção do rosto.
Quando falamos nesse acessório tendência não estamos nos referindo aos tradicionais piercings faciais que estamos acostumadas a ver, na verdade nos referimos a adornos que vão muito além deles. Essa categoria de acessório tendência é ampla e cheia de formas diferentes, contando com anéis e peças de nariz, chin cuffs, lip cuffs ou podemos chamar simplesmente de joias faciais, as quais acompanham as linhas do rosto, podendo ou não modificar seu formato. Mas é importante dizer que o processo de criação e fabricação pode não ser tão simples. O rosto humano possibilita inúmeras formas e designs de peças faciais, mas ao mesmo tempo limita. Diferente da anatomia de partes tradicionais do corpo em que usamos joias e acessórios, a do rosto é única e específica de cada pessoa, além dos metais que são utilizados para a fabricação das peças, que também precisa ser específico para a pele da face.
Nós estamos batendo na tecla de que as joias faciais são o próximo acessório tendência do verão e não é para menos. Apesar de ter sido um assunto super comentado por conta de Angelina Jolie, já tínhamos reparado que esses acessórios deram as caras nas últimas temporadas de moda, em desfiles de grandes casas, e como sabemos, as passarelas são um dos maiores disseminadores de tendências fashion do mundo. A Chanel, por exemplo, que além de desfilar suas criações, incorporou ao visual das modelos lip cuffs delicados e cheios de personalidade, já a Gucci apresentou imponentes adornos de nariz que chegavam até o queixo. Mas certamente a casa de moda que foi um marco super importante para as joias faciais foi a italiana Schiaparelli, com suas criativas e excêntricas peças surrealistas.
No Brasil, esse acessório tendência já havia brilhado os olhos de algumas marcas de joalheria contemporânea, como é o caso da Entre Cubos, marca da designer Ingrid Rizzieri, que foi uma das primeiras a introduzir as joias faciais no mercado nacional. A designer começou praticamente do zero o processo de fabricação de suas peças, já que na época não existiam equipamentos nem materiais para tal. Nas redes sociais da marca podemos ver peças marcantes de linhas simples e minimalistas. Outra marca que apostou na autenticidade das joias faciais foi a Wu Atelier, de Karen Wu, que surgiu em 2019 e como diz em seu site que a marca surgiu “com o intuito de apresentar uma visão autêntica para a joalheria contemporânea brasileira.”