Sofre com queda de cabelo? Esses 4 óleos essenciais podem te ajudar

por The Look Stealers

A queda de cabelo é um problema mais comum do que se imagina e além da questão estética, pode afetar também a saúde mental e emocional, já que os nossos fios são, muitas vezes, parte fundamental do processo de auto aceitação e autoestima.

As causas para essa questão podem variar muito, desde estresse a idade, passando por fatores genéticos e alopecia. E de certa forma, é possível até dizer que a queda de cabelo é também um efeito colateral da Covid-19 - devido ao estresse e ansiedade em lidar com tudo que está acontecendo houve um aumento no número de pessoas procurando tratamento em 2020 nos consultórios. Então, se você também percebeu uma diminuição na quantidade de cabelos saiba que você não está sozinha e mais do que isso, fomos atrás de dicas para te ajudar. 

Caso tenha notado sinais de queda capilar, a primeira coisa a se fazer é procurar um dermatologista. Pois, infelizmente, o tratamento demanda tempo e um olhar cuidadoso de um especialista. No entanto, há estudos sobre o poder dos óleos essenciais na recuperação da queda de cabelo e conversamos com a dermatologista Dra. Silvia Quaggio para saber mais sobre os benefícios dessa alternativa natural.

MODELO NEGRA AFRO - cabelo afro - queda de cabelo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: MK (Reprodução/Pinterest)


É importante reforçar que a primeira dica oferecida pela Dra. Silvia é se consultar com um dermatologista. É necessário saber qual a causa do problema para então encontrar uma solução. Só depois dessa análise é possível entender o que seu cabelo precisa e, assim, encontrar o óleo essencial mais indicado. “Os óleos podem ser associados aos tratamentos tradicionais para melhorar a nutrição capilar, a microcirculação do couro cabeludo e agir como anti-inflamatório no local”, aconselha. 

_óleo essencial de alecrim 

O óleo de alecrim é indicado para pessoas que sofrem de dermatite seborreica, a famosa caspa. Este tipo de óleo trata o couro cabeludo e a fibra capilar, auxiliando não só no crescimento dos fios como também dando mais força para eles, os deixando menos finos. Além disso, é rico em antioxidantes, o que diminui os efeitos da poluição e do sol.  

_óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda muitas vezes já está presente em nossas rotinas por conta das suas propriedades calmantes. Há quem coloque-o no travesseiro antes de dormir, no pulso ou no difusor, mas além de auxiliar nos momentos de estresse, esse óleo também é um ótimo amparo no tratamento contra queda de cabelo. Ele dispõe de propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para melhora da coceira e descamação do couro cabeludo. 

_óleo essencial de hortelã-pimenta

Também chamado de peppermint, o óleo essencial de hortelã-pimenta combate a queda de cabelo porque dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda na circulação de sangue. Por causa dessa propriedade, o óleo pode causar uma estranheza no primeiro momento, pois oferece a sensação de frio e formigamento. Porém, é eficaz para crescimento dos novos e já existentes fios e limpeza profunda. 

_óleo essencial de melaleuca

O óleo de Tea Tree ou melaleuca tem função antimicrobiana, combatendo fungos, bactérias e vírus. Assim como o óleo de alecrim, ele é indicado para tratamento de dermatite seborreica e, indo além do couro cabeludo e cabelos, também é um ótimo tratamento para espinhas.

Alguns óleos não possuem função ativa no crescimento ou evitam a queda, porém tratam o couro cabeludo, propiciando um local hidratado e saudável, ideal para desenvolvimento do cabelo, este é o caso do óleo de Tea Tree.

É importante frisar que os óleos essenciais servem como um auxílio no tratamento, e não resolvem o problema sozinhos. Caso você esteja sofrendo de queda de cabelo, procure um dermatologista e, juntamente com o tratamento indicado, faça uso dos óleos essenciais. 

Também é necessário diluir os óleos essenciais, pois eles são muito fortes, o que pode acarretar inflamações. Por isso, inclusive, há locais que já produzem tônicos capilares feitos com junção de óleos e prontos para serem aplicados nos cabelos.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar