#TBT: Das passarelas à televisão

por Arthur Chini

Nas últimas semanas falamos sobre as carreiras das maiores modelos made in Brazil de todos os tempos, de Shirley Mallmann a Laís Ribeiro. Mas uma coisa que muita gente não sabe é que temos diversas personalidades na televisão brasileira que, apesar de não exercerem mais a profissão de modelo, também iniciaram suas carreiras nas passarelas. Como o mundo da televisão e o mundo da moda são totalmente interligados, é bem comum que algumas modelos acabem seguindo a carreira de atriz ou apresentadora. Hoje vamos falar um pouco da trajetória de algumas delas.

Alinne Moraes


Alinne Moraes em campanha com biquini floral e camisa verde.
Foto: Alinne Moraes

Alinne iniciou sua carreira de modelo bem cedo, aos 14 anos, primeiro nas passarelas brasileiras e logo depois nas internacionais, quando viajava entre Tóquio, Milão e Nova York. Ela sempre conta que o início como modelo ajudou bastante em sua auto-estima, pois se achava estranha e não muito bonita quando era adolescente. Como modelo, Alinne já foi capa de algumas revistas internacionais, como Marie Claire italiana e francesa e Vogue Italia, e já cruzou a passarela da Valentino. Ela entrou para a televisão em 2002, na novela Coração de Estudante, da Globo, e teve seu grande papel como a vilã Maria Silvia na novela Duas Caras, em 2008. Foi depois de já virar atriz que Alinne fez seus maiores comerciais, já não como status apenas de modelo mas de celebridade nacional, para marcas como Azaléa, Valisére e Kibon.

Ana Hickmann
Ana Hickmann em campanha com vestido roxo
Foto: Ana Hickmann

Dona das pernas mais longas do mundo da moda (ela já foi até para no Guinness Book por causa disso), Ana Hickmann inicou a carreira  de modelo em 1996, com 15 anos. Após um início difícil, em 1998 ela partiu para Paris, onde desfilou para Kenzo, YSL, Ungaro, e depois para Milão, onde também fez os principais desfiles naquele ano. Sua primeira campanha mundial foi para a Wella, e em 2002 ela assinou contrato para fazer campanhas da Victoria's Secret, e já trabalhou com grandes fotógrafos como Patrick Demarchelier. Ana iniciou a carreira de apresentadora na Record em 2004, com uma coluna de moda do programa Tudo a Ver, e logo depois passou a apresentar o Hoje em Dia, que ela deixou por um tempo mas voltou a apresentar em 2015. 

Betty Lago
Betty Lago em desfile para Yves Saint Laurent
Foto: Betty Lago

A lendária Betty Lago, que faleceu no ano passado, vítima de câncer, foi uma das primeiras grandes modelos brasileiras a terem uma carreira internacional, na era de ouro da haute couture, nos anos 70. Ela foi umas das principais musas de Thierry Mugler, desfilou para Yves Saint-Laurent, Chanel, Dior, foi capa de várias edições da Vogue, e justamente por esse perfil sofisticado, já consolidada como modelo de sucesso, foi chamada para a minissérie Anos Rebeldes em 1992. Como ela já tinha feito diversos cursos de atuação no exterior, não demorou muito para ganhar um papel de protagonista, o que aconteceu na novela Quatro por Quatro, e depois fez ainda mais seis novelas na Globo. Comandou o GNT Fashion por 5 anos, e no final de sua carreira atuou ainda em algumas novelas da Record.

Cíntia Dicker
Cíntia Dicker em capa da revista Marie Claire de vestido vermelho
Foto: Cíntia Dicker

A ruivíssima Cintia Dicker, que já listamos aqui  como uma das modelos brasileiras mais bem-sucedidas, também se encantou com o mundo da televisão e fez algumas participações em novelas brasileiras. Cintia ainda reside em Nova York e segue em sua carreira de modelo, mas já vem diminuindo o ritmo de seus trabalhos como modelo em função de algumas novelas. A primeira aparição de Cintia na TV brasileira foi na novela Meu Pedacinho de Chão, de 2014, e nesse ano ela também fez uma participação especial na novela Totalmente Demais, que tinha justamente o mundo da moda como um de seus temas principais. 

Fernanda Lima
Fernanda Lima em capa da revista Vogue com biquini e camisa floral
Foto: Fernanda Lima

Uma das apresentadoras mais populares da TV brasileira hoje, Fernanda Lima também já teve seus dias de modelo. Ela iniciou a carreira através de um concurso, e ainda adolescente, no início da década de 90, morou alguns meses na Itália. Durante o período no exterior, foi capa de várias revistas internacionais, como L'Officiel e i-D, além de brasileiras como Marie Claire e Nova. Mas, como a bela sempre conta em entrevistas, sua paixão era mesmo a comunicação, então em 1999 ela fez sua estréia na TV comandando o programa mochilão MTV. Depois de uma passagem rápida na Rede TV, Fernanda foi convidada pela Globo para apresentar o programa Vídeo Game, substituindo Angélica, e logo depois foi protagonista da novela Bang Bang, num papel que deu enorme visibilidade a ela. Já tendo abandonado totalmente sua carreira de modelo, Fernanda virou um das principais apresentadoras brasileiras, e, seguindo um caminho natural, continuou estrelando campanhas e fazendo capas de revista, mas agora com um status diferente.

Leticia Birkheuer
Letícia Birkheuer em desfile com lingerie lilás

A gaúcha Leticia Birkheuer teve uma carreira de modelo extremamente bem-sucedida no exterior antes de voltar ao Brasil para ser atriz. Ela já desfilou para marcas como Christian Dior, Chanel, Versace, fez o desfile da Victoria's Secret em 2003, e foi escolhida a dedo por Giorgio Armani para ser o rosto do perfume Armani Mania. Em 2006, um contrato milionário com a marca de cosméticos Helena Rubinstein colocou Letícia no centro do mundo da moda internacional. Antes disso, já em 2005, ela fez seu primeiro papel em uma novela da Globo, como a vilã Érica na novela Belíssima, e depois ainda fez mais três novelas. Desde 2009 ela é apresentadora, com o programa Básico, do Multishow, e já apresentou alguns quadros para o Fantástico.

Thaila Ayala
Thaila Ayala em camapnha com vestido preto de couro e luvas de boxe
Foto: Thaila Ayala

A super fofa - e linda - Thaila Ayala é outra personalidade da televisão brasileira que iniciou sua carreira bem novinha como modelo. Com apenas 13 anos ela foi chamada pela Base Agência e pela Marilyn para desfilar nas principais semanas de moda do mundo, posou para Terry Richardson e fotografou para a Marc Jacobs. Em 2006 ela iniciou sua carreira como atriz na Globo, fazendo algumas participações nas novelas Páginas da Vida, Pé na Jaca e Cobras & Lagartos, e em 2007 foi chamada para ser protagonista da Malhação. Seu último papel na TV brasileira foi na novela Sangue Bom, e atualmente ela está focada em construir carreira nos Estados Unidos, além de ter consolidado um status de verdadeira it-girl brasileira. 

Você também vai gostar