A tendência athleisure não é nova, no entanto é impossível negar que a pandemia foi responsável pelo boom mais recente desse estilo. Roupas esportivas e confortáveis passaram mais do que nunca a ser parte do nosso cotidiano, para qualquer atividade. Já no pós-pandemia, um movimento interessante aconteceu: as pessoas passaram a não se interessar tanto em sair por aí de legging ou peças esportivas, porém, continuaram a priorizar o conforto.
A partir daí, e em paralelo com o aumento da tecnologia na produção têxtil, a tendência athleisure tem se tornado algo diferente, já que tem mais a ver com roupas confortáveis, mas que pareçam arrumadas, elegantes, estilosas e pouco a ver com usar peças que remetam ao sportwear.
Se a tendência athleisure antes significava sair com sua legging da academia e misturar com outros elementos para uma produção casual, hoje esse conceito é um pouco diferente. Como muita coisa que ficou em alta no período pandêmico, houve uma saturação desse estilo e por isso ele vem se transformando.
Agora, marcas e designers trabalham cada vez mais com tecidos tecnológicos que entregam uma boa imagem de moda e os permitem criar peças que ficam longe do casual, mas entregam performance. Ou seja, o que é aproveitado da roupa esportiva é, na verdade, sua tecnologia em vez do seu design.
Por isso, atualmente a tendência athleisure também pode ser sinônimo de coisas como alfaiataria, jeans ou até roupas de festa, desde que seja, em primeiro lugar, uma peça que permita movimentos e grande tempo de uso sem nenhum tipo de desconforto.
Na Paris Fashion Week outono-inverno 2023, por exemplo, Ju Bao, um dos estudantes do Institut Français de la Mode que abriram a temporada, desfilou uma coleção de peças que pareciam muito ser jeans, mas na verdade eram feitas em malha. Essas novas formas de manipulação dos tecidos, que podem parecer qualquer outro, também contribui para o crescimento dessa tendência.
A mudança no comportamento de quem consome e, em consequência, da indústria trouxe uma nova visão para uma tendência que já existia. Não é atoa que as pessoas trocaram a calça skinny pela wide leg e sapatos desconfortáveis por tênis, mas sem perder a vontade de estar bem arrumado.
O futuro da tendência athleisure é ainda algo sem nome, mas que com certeza envolve informação de moda, tecnologia, qualidade de vida e a união de estilo e conforto, afinal, conforme os recursos da indústria se expandem, nós, os consumidores, esperamos cada vez mais do que vamos vestir e se sentir desconfortável para usar uma roupa bonita, é uma prática que ficou para trás.