As olimpíadas terminaram, mas nossa obsessão atual com as tendências athleisure não apresenta nenhum sinal de cansaço e dentre os esportes que mais andam influenciando nossos looks, dois dividem lugar no pódio: O tênis e o skate. Favorito da quarentena, a febre do tenniscore chegou aos poucos e foi impulsionada pela nostalgia da moda preppy, seu maior símbolo? A saia curtinha tipicamente usada por atletas nas quadras que se tornou hit absoluto, dominando o feed do Instagram e a lista de mais vendidos. Além da mini, o colete do avô com toque retrô, o conjunto "tênis e meia branca", detalhes de listras, camiseta polo, suéter de gola V, são algumas das principais marcas registradas.
Já o skate, a tendências athleisure foi além do status cult e das raízes nas subculturas para cair nas graças do mainstream, fatores como a força do streetstyle, fenômenos como a marca Supreme, nascida na cena skatista de NY, reforçam sua importância. Em 2021, o apelo tem tudo a ver com o retorno da estética Y2K e respingos do revival emo, mas é inegável que a popularidade do skatecore atingiu seu pico durante os jogos olímpicos e a medalha de Rayssa Leal que deixou todo mundo encantado com seu talento, mas também com seu uniforme irresistível. Tênis slip-on, bermudas largas e calça cargo são itens indispensáveis para quem anda amando o clima. A melhor parte? Você não precisa saber usar uma raquete ou fazer manobras na pista para acrescentar um pouco dos estilos aos seus looks. Abaixo, um pouco mais sobre cada universo e como aderir na prática.
_esporte chique
O tênis carrega espírito tradicional e um certo ar aristocrático - era um dos favoritos da princesa Diana e seus looks off-duty nos anos 90 são prato cheio para inspiração - e as roupas usadas para prática são sinônimo de elegância, já que unem a praticidade de peças de performance com a vibe atemporal de composições coordenadas que garantem resultado harmônico e glamour nostálgico.
Acessórios: Os de inspiração retrô correm na frente, na cabeça, viseira, boné e faixas de cabelo largas. E claro, toque fundamental, meias usadas na altura da canela, e se tiverem detalhes de listras, melhor ainda.
Peças chave: Saia com pregas e short-saia, comprimentos curtos são mesmo os favoritos; suéter de gola V com texturas especiais e listras; cardigã, colete de tricô preppy; camiseta polo e conjuntinhos.
Truques de styling: Combinar acessórios e detalhes dos pés à cabeça - quanto mais coordenado melhor-, composições monocromáticas, suéter usado em volta dos ombros.
Nos pés: O tênis branco ainda é o melhor representante da estética, especialmente combinado com meia esportiva. Vocês sabiam que o icônico modelo Stan Smith da Adidas foi batizado com o nome de um célebre tenista americano?
Para atualizar o look: Tons de neon, vale detalhes ou como protagonistas da produção, e peças com recorte, ambas tendências inspiradas no estilo de musas do esporte como as irmãs Venus e Serena Williams e Naomi Osaka.
_esporte cool
O skate carrega espírito livre, e tem influências que vão do punk e do grunge, até a cultura do surf californiana, pense em um clima leve, prático e confortável, mas cheio de personalidade. Nos looks, esqueça regras, o objetivo é mostrar sua autenticidade e criatividade.
Acessórios: Bucket hat, boné e gorro imperam e ajudam a finalizar composições, cintos com detalhes interessantes como correntes ou tachas também são frequentes
Peças chave: Calça cargo e bermudas largas, jeans de todos os tipos, com destaque para corte mom e destroyed, camisetas gráficas, peças estampadas.
Briana King é skatista profissional e musa da Dior:
Bella Hadid surgiu recentemente com bermuda de cintura baixa, bem na vibe skatista y2k:
Truques de styling: Sobreposição, peças oversized, brincar com proporções, cores contrastantes, mix de estampas.
Nos pés: Clássicos como All-Star e Vans são exemplos de favoritos, aliás, o icônico modelo checkerboard, quadriculado, vive um renascimento graças ao tbt atual com a virada do milênio e nomes como Avril Lavigne, não tem como falar no assunto skate sem lembrar da eterna "sk8er boi".
Para atualizar o look: Uma dose de polidez inspirada no uniforme de atletas como Rayssa, que naturalmente tem ar mais formal e arrumado, mas sem perder o utilitarismo e o toque despretensioso.
Agora queremos saber a sua opinião, qual das duas tendências athleisure leva a medalha de ouro no quesito fashion?