O universo da beleza está repleto de técnicas específicas para os fios, cuidados com a pele e make. Uma nova tendência vem sempre acompanhada de truques que são desenvolvidos e atualizados por beauty artists para garantir o acabamento impecável do penteado e da maquiagem poderosa. Ou seja, você pode ser expert no assunto, mas é importante se manter atualizada com as novidades e as diversas maneiras de colocar em prática o cat eye, esfumado, contorno e outros clássicos.
E entre tantos termos e técnicas, é normal ficar confusa com os nomes que viram febre no mundo da beauté. Strobbing, contour, negative space, baking e glossy são só alguns exemplos dos favoritos entre as apaixonadas por maquiagem e que geram muitas dúvidas sobre o significado - vamos combinar, é quase impossível entender de primeira o que está por trás de todos esses nomes! Para ajudar na missão, separamos um guia com os principais termos de beleza. Papel e caneta na mão para continuar:
O negative space eyeliner é esse traço bem rente aos cílios e sem preenchimento. O efeito é discreto e pode ser feito com uma caneta delineadora com ponta bem fininha.
O glossy é o efeito molhado que invadiu as semanas de moda. Ele garante o resultado glow da make e ainda é super fresh. A dica é, claro, usar o gloss para fazer em casa - vale até aplicar na pálpebra. Troque o iluminador em pó pelo cremoso para deixar a pele com o acabamento molhado.
O blunt bob é uma das maiores tendências capilares. O corte é bem curtinho, acima dos ombros, de base reta e acabamento podrinho. As pontas ganham destaque com o desfiado e leve repicado. Aplique pomada e texturizador para garantir o messy.
A fitagem é sucesso entre as cacheadas. O segredo é aplicar o leave in ou algum produto para valorizar os cachos e separar os fios em mechas - várias fitas, daí o nome. Passe o leave in mecha por mecha e, depois, seque com o difusor. Esse truque ajuda a definir as madeixas e ainda controla o frizz.
O jamsu é sucesso entre as coreanas e realmente faz a diferença na preparação de pele. O segredo é mergulhar o rosto em uma bacia com água + gelo antes de começar a make. A água bem gelada vai entrar em contato com a pele e fechar todos os poros dilatados e homogeneizar o tom. Nós já testamos por aqui e funciona! Depois, aplique o hidratante e protetor solar.
O co-wash conquistou as cacheadas por ajudar na definição e manter a oleosidade natural no interior dos fios. A técnica utiliza só o condicionador, que precisa ser livre de parafina líquida, silicones e derivados de petróleo, para lavar as madeixas. Ou seja, no co-wash o shampoo passa longe e o condicionador faz a função de higienizar e hidratar. E pode ficar tranquila, com o produto específico para o co-wash os fios ficam limpos e nutridos.
O strobing chegou para desbancar o contorno! A técnica segue a mesma ideia mas, ao invés de usar o bronzer para marcar as nuances do rosto, o protagonista é o iluminador. Ou seja, o rosto fica bem mais iluminado, com glow e naturalmente contornado, já que a luz ajuda a destacar as regiões.
Como o próprio nome diz, no baking a ideia é aplicar uma boa camada de pó translúcido abaixo dos olhos e deixar "cozinhar" por alguns minutos. Aplique o pó e finalize toda a maquiagem, depois, volte com um pincel com bastante cerdas e remova o excesso. O resultado é uma região mais iluminada e livre de poros.
Smokey eye + efeito cat eye? Prazer, smoke cat eye. Nessa técnica, o esfumado se estende para fora dos olhos, criando esse efeito gatinho no canto externo. A dica é usar um cartão ou uma fita para criar a base do puxadinho e esfumar todas as sombras por cima. Depois, é só remover e finalizar com um pouco de corretivo.
A cauterização é um cuidado capilar que devolve massa aos fios muito sensibilizados. Ou seja, a queratina é o ingrediente principal que ajuda a melhorar a elasticidade e porosidade dos fios quimicamente tratados. Aposte na cauterização a cada quinze dias e intercale com hidratação e nutrição.
O côncavo é esse ossinho bem na pálpebra que garante a profundidade no olhar. Ele é a base de qualquer esfumado e, quando evidenciado com sombras neutras, ajuda a destacar os olhos. Cada pessoa possui um tipo de côncavo, alguns já são naturalmente marcados, porém, o truque é esfumar uma sombra na região antes de começar o smokey eye.