A franja é sempre uma saída fácil para uma mudança no visual. Afinal, ela tem o poder de transformar qualquer corte de cabelo, trazendo um ar mais jovial e descomplicado. Mas, entre tantos tipos de franja, qual escolher?
Devo apostar em uma franjinha mais curtinha ou nas queridinhas das fashionistas, as curtain bangs? Sabemos que essas dúvidas rondam a sua cabeça, mas relaxa, a gente te ajuda!
As franjas bombaram no Grammy 2025 e no VMA 2024, com celebridades como Sabrina Carpenter, Taylor Swift e Lady Gaga arrasando com estilos diferentes desse corte. Então, para te ajudar a escolher a franja perfeita para o seu visual, separamos dez tipos de franja para você se inspirar e arrasar. Vem com a gente!
Todos os tipos de franja para você, abaixo:

1. Franja reta
Clássica e atemporal, a franja reta é provavelmente o primeiro dos tipos de franja que vem à mente quando pensamos nesse corte. Para um estilo marcante e geométrico, o segredo é evitar que a franja fique muito reta ou grossa no meio. Em vez disso, a ideia é garantir que os fios caiam levemente em direção às têmporas, formando um U suave e invertido. O comprimento ideal geralmente vai do topo das sobrancelhas até a ponta dos cílios.
Leia também: Tudo sobre long bob para você se inspirar e mudar o visual

2. Microfranja
Se a franja reta é a queridinha, a microfranja segue um caminho diferente. Embora não seja a preferida de todos, esse estilo, com fios bem curtinhos e próximos à raiz, traz um toque de atitude e modernidade ao look. A única desvantagem é que ela exige mais cuidados que os outros tipos de franja para garantir que esteja sempre bem penteada e finalizada.

3. Franja curtain bangs
As curtain bangs estão entre os tipos de franja mais pedidos ultimamente. Esse estilo é caracterizado por um comprimento mais curto no centro e fios gradualmente mais longos nas extremidades. O grande charme das curtain bangs é a sua versatilidade: elas funcionam bem em diferentes tipos de cabelo, adicionam movimento e, ainda, emolduram o rosto de maneira delicada.

4. Franja lateral
Poucas coisas exalam tanto o mood anos 2000 quanto a franja lateral. Esse estilo angular, que acompanha todo o contorno do rosto, pode ter diferentes comprimentos — desde as mais curtinhas até as que chegam até a orelha. Será que em breve veremos a volta desse tipo de franja?

5. Birkin bangs
Se não bastasse inspirar a icônica bolsa Birkin, a modelo parisiense Jane Birkin também foi responsável pela popularização das birkin bangs. Nesse estilo, os fios são um pouco mais longos, chegando suavemente até os cílios, com uma textura leve e um visual descontraído.

6. Franja em camadas
O nome já diz tudo: esse modelo de franja é sobre camadas. Esse estilo traz leveza ao visual, pois possui diferentes comprimentos que adicionam textura e movimento aos fios. A franja em camadas pode ser usada atrás da orelha, repartida ao meio ou com uma lateral mais profunda. Se você tem cabelo cacheado e quer adotar uma franja, essa pode ser a opção perfeita para você.

7. Franja longa
Se você é fã de tipos de franja que ficam bem em qualquer comprimento, a franja longa pode ser a escolha ideal. Ela pode variar desde o topo das sobrancelhas até as maçãs do rosto, sendo perfeita para quem quer testar uma franja sem mudanças drásticas. Esse estilo adiciona um toque de frescor ao visual, mas ainda permite que você a prenda atrás da orelha ou até no rabo de cavalo, se preferir.

8. Franja desfiada
Para quem busca uma franja discreta e leve, com apenas alguns fios soltos, a franja desfiada é uma excelente opção. Além do corte, o segredo desse estilo está na finalização. Mantenha o cabelo sempre limpo e, após secar, passe as mãos pelos fios, unindo alguns e deixando outros mais espaçados para um efeito mais natural.

9. Franja blunt
A franja blunt tem um comprimento reto na testa, geralmente logo acima das sobrancelhas. Mais grossa e cheia de fios do que outros tipos de franja, como a tradicional ou a curtain bangs, ela cria um visual denso e completo. Esse estilo é ideal para quem quer que o corte de cabelo seja o grande destaque do visual.

10. Franja emplumada
Por fim, apesar do nome curioso, a franja emplumada ganhou essa nomenclatura por seu efeito leve, que lembra uma pluma. Com volume sutil e pontas viradas para fora, ela possui um comprimento médio a longo. Esse estilo é super versátil, podendo ser usado no rosto, na parte central ou lateral, o que a torna uma opção ideal para diferentes formatos de rosto e estilos.
como cortar a franja sozinha?
Depois de escolher o tipo de franja ideal para o seu visual, é normal começar a se perguntar: como cortar a franja sozinha? Embora cortar a franja em casa possa parecer tentador, mesmo para quem tem habilidade com tesoura, a nossa recomendação é procurar um profissional. Isso ajuda a evitar possíveis decepções e garante um corte perfeito. Lembre-se: investir em um bom corte vale muito a pena! E, se você está querendo aprender como fazer o corte sozinha, confira o passo a passo no nosso vídeo do YouTube acima.