Trança Nagô: o que é, como fazer e 7 maneiras de apostar nessa tendência

por Inaê Ribeiro

A trança nagô tem conquistado pessoas crespas e cacheadas que desejam mudar o visual. Também chamada de trança rasteira ou raiz, ela é um penteado perfeito para quem está passando pela transição capilar ou simplesmente deseja algo mais prático e fácil para o dia a dia, mas a trança vai além de algo estético, ela possui também muito peso histórico, sendo símbolo de resistência para pessoas negras. 

Existem algumas maneiras que a trança nagô pode ser feita, mas, basicamente, ela é aquela que o cabelo é trançado bem próximo ao couro cabeludo, podendo ter formas e movimentos diferentes. Antigamente, esse tipo de trança representava as classes, religiões e etnias das mulheres, e há quem diga que servia até mesmo como mapa ou local para esconder alimentos. Hoje, desfilamos com esse penteado lembrando de toda a força e potência que possui, além de é claro ajudar a nos deixar mais bonitas.

Jacinda - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jacinda (Reprodução/Instagram)

como fazer

A maneira mais segura e eficiente de se realizar a trança nagô é ter uma trancista de confiança, afinal ela saberá lhe indicar qual o melhor modelo, que não irá prejudicar seus fios. O processo de trançar o cabelo, pode causar quebra dos fios, já que é preciso realizar com força, para garantir que elas tenham uma alta durabilidade. 

Caso você já tenha habilidade em trançar o cabelo, temos algumas dicas para você realizar a trança nagô sozinha, a primeira é marca as divisões das mechas, da testa até a nuca, o número de marcações irá variar de acordo com a largura que você deseja cada trança. Depois é só ir trançando cada mecha por vez, deixando bem firme e próximo ao couro cabeludo, como uma trança embutida. Caso queira usar extensões, as una no cabelo antes de começar cada mecha. 

Claudiana Ribeiro - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Instagram)

A trança nagô pode ter um longo comprimento, basta seguir o modelo até o meio da cabeça e depois seguir com a altura que deseja. Para inovar ainda mais, aposte em duas tranças soltas na lateral do cabelo. 

Ellie - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ellie (Reprodução/Instagram)

Agora, se você não deseja trançar todo o cabelo, aposte em tranças apenas na lateral do cabelo. Isso irá poupar as longas horas no salão e criar um penteado super delicado.

Tiere - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Tiere (Reprodução/Instagram)

Uma opção para quem não abre mão dos cachos, é combinar a trança nagô com extensões de cabelo cacheado. Para obter um destaque ainda maior, faça as tranças dividindo o cabelo ao meio, formando a famosa maria chiquinha. 

Yaminah Mayo - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yaminah Mayo (Reprodução/Instagram)

Não é necessário fazer muitas tranças mesmo se você deseja trançar todo o cabelo. Faça três tranças de cada lado no cabelo e tenha um visual elegante e com maior chance de durabilidade, já que as tranças serão realizadas com mais cabelo. 

Josy Ramos - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Josy Ramos (Reprodução/Instagram)

Se você dispensa o uso da extensões, faça as tranças até o meio da cabeça e depois deixe o seu cabelo natural solto. Caso queira, você pode trançar todo o círculo da cabeça e depois fazer um rabo de cavalo com seus fios naturais.

Mayra Souza - trança nagô - trança nagô - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mayra Souza (Reprodução/Instagram)

Apostar em tranças grossas é uma opção para quem deseja um visual marcante. Para ficar mais leve e não pesar tanto a cabeça, termine o penteado afinando as tranças.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar