Terra à vista! Ou, melhor, lagostas à vista! Diretamente dos mares e surfando na tendência do fishermancore, o crustáceo está com tudo na moda. Mas antes de qualquer coisa, o que é essa estética que anda conquistando celebridades e fashionistas? Bom, o fishermancore surgiu como uma das previsões do Pinterest, apontando um crescente interesse por peças que remetem ao universo marítimo, como as sandálias fisherman, bolsas em formato de peixe, acessórios com shapes inspirados no fundo do mar e tricôs com estampas de quê? Lagostas!
Pois bem, dito isso, antes mesmo de saber que essa aesthetic tinha um nome, eu já havia notado que meu feed estava tomado pelo artrópode vermelhinho e pensei: acho que vou falar sobre isso. Sem mais delongas, abaixo te conto mais um pouco sobre essa onda crustáceo chic. Vem comigo!

Não faz muito tempo, Daniel Roseberry mergulhou nos arquivos de Elsa Schiaparelli e, para sua coleção de primavera 2024, resgatou a colaboração icônica da designer com Salvador Dalí em 1937. Entre as releituras, destacou-se um colar com uma lagosta dourada e uma versão bordada discretamente em uma saia.

Porém, antes dele, Thom Browne dedicou quase uma coleção inteira às lagostas em seu pre-fall 2022, sendo o look principal o mais lúdico de todos, mostrando que o animal pode ser considerado uma abreviação do surrealismo na moda.
Mais recentemente, Pharrell Williams, atual Diretor Criativo do menswear da Louis Vuitton, também explorou o crustáceo de diversas formas na coleção de outono 2025. A mais curiosa? Uma bolsa no formato do próprio animal, desenvolvida em parceria com seu amigo de longa data, Nigo. Com uma estética kitsch e um preço estimado de US$ 18.000, não deve demorar para vermos alguém desfilando com essa peça por aí.

quando foi que as lagostas ganharam um status 'cult' na moda?
Muitos acreditam que isso aconteceu com a icônica colaboração entre Salvador Dalí e Elsa Schiaparelli. No entanto, também pode ter sido em 1936, um ano antes dessa coleção emblemática, quando o Telefone da Lagosta surgiu para o mundo. Ou, quem sabe, muito antes disso, por meados de 1600, quando o pintor holandês Willem Kalf já retratava o crustáceo em suas telas, destacando seu tom avermelhado chamativo.

Bom, de lá para cá — dos pratos às telas a óleo e, finalmente, ao mundo da moda — muitos designers exploraram o artrópode em suas coleções. John Galliano, Dolce & Gabbana e Philip Treacy, responsável pelo icônico chapéu de lagosta usado por Lady Gaga em 2010, são alguns dos que merecem menção por aqui.
a tendência no street style
Vai ser difícil ver alguém além de Gaga usando um acessório de lagosta na cabeça! No street style, porém, a tendência se traduz de forma mais discreta, aparecendo em suéteres, vestidos e camisas.
E para as que preferem, também é possível incorporar a tendência nos acessórios. Charms nas bolsas, colares, brincos e broches são boas formas de aproveitar a onda do crustáceo chic.

Mas, se um acessório basiquinho não faz jus ao seu estilo, siga o exemplo da DJ Peggy Gou e aposte em uma capinha de lagosta — aí sim você estará um passo mais perto de Lady Gaga.