Lançado há pouco mais de um ano, o Projeto NORDESTESSE desembarcou na cidade de São Paulo a fim de amplificar e fomentar o talento de criativos e empreendedores dos nove estados do Nordeste do país. Desde o seu lançamento oficial, a plataforma realiza o Festival Nordestesse em diversas cidades do país, promovendo o design autoral, o resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região.
Dessa vez — e de casa nova —, o festival foi hospedado pela multimarcas Araras, no piso térreo do Shopping Iguatemi, dos dias 14 a 24 de setembro. Com a presença de 18 marcas, sendo algumas delas já consagradas e com uma enorme força digital, e outras seis novas grifes que passam a fazer parte do portfólio.
Após São Paulo, a próxima parada é o Rio de Janeiro, mas enquanto o Festival Nordestesse não pousa em terras cariocas, te contamos o que rolou nos dias em que esteve por aqui na capital paulista:
No dia da sua abertura, o evento reuniu nomes de peso como Daniela Falcão, uma das idealizadoras do projeto Nordestesse, e a jornalista Luanda Vieira. Além, claro, de outros convidados especiais e demais apoiadores do festival.
Os estilistas que estiveram presentes no dia do evento aproveitaram para se reunir e tirar uma foto, celebrando o sucesso de mais um Festival Nordestesse.
Entre as marcas que participaram da terceira edição em São Paulo estavam a potiguar DePedro, uma marca handmade e slow fashion que tem suas raízes no Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte. Após iniciarem sua jornada focando em um guarda-roupas masculino e agênero, agora, eles também abraçam o universo feminino com peças atemporais e sem deixar o seu DNA para trás.
Além deles, a cearense Catarina Mina também esteve por lá e só deixou ainda mais evidente o porquê de conquistarem tantas pessoas com suas bolsas de crochê e os vestidos feitos a partir da tradicional renda de birlo.
A baiana Santa Resistência, criada por Mônica Sampaio e forjada com fortes inspirações da estética afro-brasileira, levou suas criações que homenageiam o candomblé e o famoso Rio Paraguaçu até as prateleiras do evento e temos certeza de que eles conquistaram muitas pessoas.
Os looks dos convidados também estavam incríveis. Inclusive, muitos conversavam com a proposta do Festival Nordestesse, contemplando uma moda criativa e contemporânea ao mesmo tempo.
Luanda, por exemplo, aproveitou para combinar um vestido midi mais fluido com uma meia-calça preta e, para trazer um toque cool ao visual, combinou a peça com um par de loafers tratorados.
E a estilista Juliana Santos aproveitou para fazer um mix de estampas elegante e prático com o conjunto floral em P&B e, por cima, um tricô com uma padronagem étnica.
LEIA MAIS:
Essas são as marcas brasileiras e sustentáveis que estão do radar da nossa editora de moda
5 marcas de moda do Rio Grande do Norte que você deveria conhecer
7 marcas de moda de Pernambuco para conhecer
E aí, gostou de ver mais sobre o Festival Nordestesse? Deixe aqui o seu comentário e siga a plataforma para ficar por dentro das novidades.