Tudo o que sabemos sobre as semanas de moda que irão acontecer em setembro
Setembro é o mês mais importante e relevante da indústria da moda. No Hemisfério Norte, Setembro é o início do novo ano escolar, é quando muda a estação do ano e quando damos início a uma nova temporada no mercado da moda. É em Setembro também que acontecem as semanas de moda de Primavera/Verão do próximo ano e simultaneamente as maiores edições das revistas de moda, como a sempre lendária "September Issue" da Vogue Americana.
O calendário das principais e mais relevantes semanas de moda começa com o New York Fashion Week, que acontece do dia 13/09 à 17/09 e termina com o Paris Fashion Week, que vai do dia 28/09 ao dia 06/10. Apesar das semanas de moda não serem mais tão polarizadas quanto no início do século e hoje termos diversas capitais saindo na frente e se mostrando precursoras de tendências e tecnologias têxteis, como a semana de moda de Copenhague, o calendário ainda se molda e acompanha com mais atenção as 4 principais fashion weeks, que acontecem em: Nova York, Londres, Milão e Paris. E aqui no Brasil, claro, a São Paulo Fashion Week,
Desde o início da pandemia do Corona Vírus, no início de 2020, a indústria da moda foi imensamente impactada e prejudicada e a necessidade do isolamento social, fez com que os desfiles e as semanas de moda perdessem o sentido, se tornando um risco à todos os envolvidos, desde o staff até o público.
Oito meses após o início da pandemia, o cenário ainda não se normalizou e provavelmente não irá se normalizar tão cedo. Com isso, as marcas e os sindicatos responsáveis pela organização das semanas de moda foram obrigados a mais uma vez, se adaptarem ao momento. Com isso, a incerteza e a inconstância dominaram toda a indústria e deixaram marcas com medo do que estaria por vir, já que todo um ecossistema precisa ser reabastecido.
As maiores semanas de moda internacionais começam amanhã e nós reunimos tudo o que já sabemos sobre os eventos, para saber o que esperar e o que podemos prever para a moda em 2021.
O New York Fashion Week dá início a temporada das semanas de moda e como já falamos, esse mês o NYFW acontece do dia 13 ao 17/09 e a IMG e a CFDA, responsáveis pela organização do evento, divulgaram que irão apostar no formato híbrido para essa temporada de Primavera/Verão 2021. A cidade de Nova York autorizou a realização de desfiles presenciais para um público reduzido de no máximo 50 convidados.
Porém, apesar do formato híbrido, grandes marcas que normalmente sustentam a atenção mundial pela NYFW como a Marc Jacobs, Ralph Lauren, Pyer Moss, Michael Kors, Oscar de la Renta, não farão parte do calendário e não possuem previsão de desfilar, pelo menos por enquanto.
Todos os desfiles serão transmitidos ao vivo pela plataforma Runaway360, inclusive os presenciais. Porém, o desafio que ronda não somente essa semana de moda, como todas as outras, é garantir a atenção e o interesse das pessoas. Com as maiores marcas fora do calendário e desfiles diminuindo drasticamente o número de convidados, será que o interesse será o mesmo? E será que terá o mesmo impacto e números de vendas?
Seguindo o cronograma internacional, a semana de moda de Londres, anunciou recentemente que também seguirá o formato híbrido para os desfiles de Primavera/Verão 2021. Os organizadores do LFW estipularam um limite para a quantidade de marcas e para essa temporada, 80 marcas apresentarão suas coleções entre 18 a 22 de Setembro.
Os showrooms que são extremamente fortes para as marcas britânicas, também irão acontecer presencialmente durante os cinco dias, porém somente 50 convidados e compradores serão permitidos e um rígido procedimento de limpeza e segurança serão exigidos de todas as marcas.
O Milan Fashion Week é considerado por muitos a principal entre todas as semanas de moda, por ter em seu calendário marcas gigantes e históricas. A Camera Moda Italiana, responsável pela organização do evento revelou nas últimas semanas que acontecerão desfiles digitais e presenciais durante os 6 dias de apresentação. A Itália foi um dos países mais afetados e impactados pela pandemia do COVID-19, mas mesmo assim, a maioria das marcas optaram pelo desfile presencial, com um menor número de convidados.
A Valentino, marca que desfilou em Paris pelos últimos anos, optou por trocar para Milão nessa temporada, como uma estratégia que prioriza a saúde e a segurança de seus colabores e empregados, já que toda a confecção da marca é baseada em Roma. “Paris é a cidade onde sempre hospedamos nossos desfiles e ela realmente incorpora o DNA de Valentino. A situação atual nos obrigou a tomar uma decisão incomum. Acredito que, neste momento, é de suma importância ficar com os pés no chão. Sinto-me energizado quando posso trabalhar com as ideias e esta é a hora de espalhá-las e crescer” diz Pierpaolo Piccioli, um dos nomes à frente da marca, em comunicado.
Finalizando o calendário das maiores semanas de moda internacionais, O Paris Fashion Week acontecerá do dia 28 de Setembro a 6 de Outubro e como foi anunciado pela Federação da Alta Costura e Moda de Paris, desfiles presenciais acontecerão, mas as marcas também podem optar pela apresentação digital.
De acordo com as novas regras implementadas pela governo francês, os designers e as marcas terão que repensar toda a sua logística, começando pela redução de convidados ao mínimo necessário. E alguns deverão até mudar a locação para espaços abertos e mais amplos.
Voltando para o Hemisfério Sul, o São Paulo Fashion Week, maior semana de moda nacional, anunciou na semana passada que a edição de 25 anos do SPFW, acontecerá nos dias 4 a 8 de Novembro e contará com conteúdos inéditos e históricos dessas quase três décadas. As marcas que normalmente estão no calendário, não irão apresentar novas coleções e criações, dando espaço para um conteúdo de homenagem aos 25 anos do evento.
"Chegamos a desenhar um formato híbrido, observando todos os protocolos de saúde, com uma estrutura física reduzida e restrição de público. Mas concluímos que seria inevitável a concentração de inúmeros profissionais que atuam nos bastidores dos desfiles e que, apesar de todos os cuidados, ficariam expostos a riscos. Diante da perspectiva ainda incerta de solução para o quadro de emergência sanitária, a nossa prioridade mais do que nunca é a segurança das pessoas." Disse um comunicado do evento.
As apresentações inéditas e conteúdos históricos, serão todos apresentados digitalmente, pelas redes sociais do São Paulo Fashion Week.