O mundo da moda não para e, desde meados do ano passado, a dança das cadeiras entre diretores criativos parecia não ter fim. Agora, ela finalmente começou a desacelerar e, aos poucos, vamos retomando aquele ritmo mais conhecido de calmaria — até quando, ninguém sabe dizer. Depois da ida de Demna Gvasalia para a Gucci e de Pierpaolo para a Balenciaga, ficou aquele gostinho amargo no ar: e as mulheres? Onde estão?
Para a nossa alegria, a resposta chegou: na Marni! Meryll Rogge foi anunciada hoje (15/07) como a nova diretora criativa da grife italiana, substituindo Francesco Risso.

afinal, quem é meryll rogge?
Nascida na Bélgica e fundadora de uma marca homônima conhecida por suas peças prêt-à-porter com fluidez de gênero e toques de rebeldia, Rogge vem conquistando espaço e reconhecimento. Tanto que, no ano passado, foi eleita Estilista do Ano pelo Belgian Fashion Awards — a primeira mulher a vencer essa categoria, que anteriormente foi concedida a nomes como Anthony Vaccarello, Glenn Martens, Nicolas Di Felice e Raf Simons.
Formada pela prestigiada Academia Real de Belas Artes de Antuérpia, Rogge mudou-se para Nova York em 2008 para um estágio de verão com Marc Jacobs, onde permaneceu e chegou a atuar como designer-chefe por sete anos. Depois, retornou à Antuérpia para integrar o time de Dries Van Noten como chefe do departamento de moda feminina, aprimorando seus conhecimentos em estamparia ao longo de quatro anos, de 2014 a 2018.
Em 2020, lançou sua marca homônima, pouco antes do COVID explodir no mundo todo, e em 2022 estreou oficialmente na semana de moda de Paris, sendo nomeada finalista do prêmio LVMH. No ano seguinte, em 2023, levou suas criações às passarelas pela primeira vez, após apresentar coleções anteriores apenas em imagens. Agora, em 2025, é nomeada diretora criativa da Marni.
Rogge será a segunda mulher a ocupar o cargo criativo da marca. Consuelo Castiglioni, fundadora da Marni em 1994, esteve à frente da grife até 2016. Depois dela, Francesco Risso assumiu até o início deste ano e, agora, é Meryll Rogge quem assume o desafio de guiar a maison para uma nova era.
