Tudo o que você precisa saber antes de comprar um hidratante facial

por The Look Stealers

Quanto mais caro maior será a qualidade de um hidratante facial? Se você já fez essa pergunta, bem vinda ao clube das mulheres que mesmo com todas as informações sobre cuidados com a pele e acompanhamento médico, ainda carregam certas duvidas na hora de adquirir um produto novo - e saiba que você não está sozinha nessa, ok? Por aqui, já perdemos horas na farmácia tentando encontrar o creme ideal e de qualidade, mas que ao mesmo tempo valesse cada centavo. 

Para tirar todas as nossas duvidas e trazer tudo o que você precisa saber antes de comprar um hidratante facial, convidamos o nosso querido e parceiro, Dr. Leandro Copetti para esclarecer as perguntas que frequentemente nos pegamos fazendo, vem ver:

reprodução pinterest - hidratante facial - creme skincare - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)


_ quais os ativos que mais importam nos cosméticos?

"Essa pergunta pode ser respondida de algumas maneiras diferentes: Se analisarmos do ponto de vista de importância é essencial definir qual a proposta específica de um cosmético em uma pele.

Eu acho que é mais importante entender que cosméticos são desenvolvidos especialmente com o propósito de oferecer uma experiência sensorial ao usuário e não como tratamento específico de uma condição ou doença de pele. Sim, eles podem conter “ativos” e oferecer resultados reais em peles saudáveis, melhorando alterações de textura superficial e pigmentação. Vamos lembrar que protetores solares são cosméticos, e são de longe os produtos com os maiores resultados na vasta maioria das peles. Todos os outros tipos de cosméticos devem ser escolhidos em queixas e necessidades individuais."

_ vale a pena gastar muito caro em um hidratante cosmético?

"A função principal de hidratantes é manter uma barreira que evite a perda de água da pele, geralmente pela oclusão, evitando a evaporação.
As matérias primas que evitam essa evaporação costumam ser de baixo custo para a indústria cosmética (óleo mineral, glicerina, ácido hialurônico, petrolato). O preço mais elevado em cosméticos "caros" costuma vir de ingredientes na fórmula que tem pouco impacto sobre a ação final do hidratante facial.
Esses ingredientes “não ativos” nas fórmulas costumam melhorar as propriedades organolépticas (sensação do produto), textura, aspecto final na pele, etcetera. São eles que trazem aquela "sensação rica” de um produto.
Grande parte do investimento em marketing também é repassado aos consumidores, já que a propaganda de “luxo" costuma requerir um maior investimento da indústria."

_ qual a diferença entre um hidratante cosmético e um manipulado?

"Então, vamos começar por definir o que é um cosmético versus um tratamento médico tópico. Ambos podem ser produzidos de maneira industrial (remédios e cosméticos que se compram em farmácias) ou podem ser produzidos de maneira individualizada (que são os manipulados). A diferença principal é a indústria que produz o produto. Fórmulas manipuladas (cosméticos e/ou tratamentos médicos) tem a vantagem de ser adaptadas aos desejos e necessidade de cada pessoa, individualizando o produto. 

A produção industrial tem a vantagem de estar sempre disponível, ser encontrado em uma vasta gama de estabelecimentos comerciais e ser mais consistentes, já que não tem variação de “uma farmácia para a outra”."

_ quem tem pele seca porém acnéica deve escolher algo específico ao comprar um hidratante?

"Pele “acnéica”, para mim, não existe. Acne é uma doença de pele e deve ser tratada como tal: com um médico que acompanha essa patologia. Classificar uma pele como “acnéica”, dando a ideia que seria um “tipo de pele”, é normalizar uma condição que exige tratamento especializado e minimizar uma doença, podendo atrasar a procura de ajuda médica de pessoas com acne. A recomendação, nesses casos, é sempre procurar orientação médica ao caso individual da pele do paciente. Lembramos que o tratamento precoce de acne evita problemas e sequelas que podem ser permanentes e de muito difícil tratamento a longo prazo."

_ quem tem a pele oleosa pode usar creme hidratante?

"Sim, mas vale reforçar que pele oleosa costuma ser um reflexo da desidratação da pele. Vamos pensar, para que serve o sebo produzido? Para manter a hidratação e funcionamento normal da pele! Se uma pele está produzindo “sebo em excesso” poderia ser um sinal que a barreira cutânea pode estar comprometida, como na desidratação. É importante entender que o sebo produzido pela pele “não é veneno”, ele é o MELHOR hidratante que a pele poderia ter. Fisiologicamente, a pele tem condições de ser auto-suficiente, produzindo o tipo de sebo que é ideal para ela."

_ custar caro significa que o creme é melhor?

"Depende e eu explico o porquê. Certamente existe um custo inerente na fabricação e desenvolvimento de produtos de qualidade que vão além dos ingredientes dos cremes: testes de segurança, estudos de sensibilidade e outros fatores podem adicionar ao custo em cosméticos de fórmulas básicas, porém efetivas. Deve existir um equilíbrio, valor baixo é suspeito em certos aspectos (segurança), valor alto é suspeito em outros aspectos (marketing)."

_ qual a diferença (além da textura) entre o creme e gel hidratante?

"Hoje em dia, a diferença pode ser inexistente além da textura. Os polímeros e outros ingredientes usados na formulação permitem que os géis modernos possam conter uma grande quantidade de óleo, e que cremes possam não tem nada de óleo. A definição antiga de creme ser ricos em gordura e gel não conter gordura está em desuso. As tecnologias que permitem “brincar” com as texturas e permitir diferentes propriedades aos cosméticos que não ficam atreladas a classificações de décadas passadas."

_ qual o melhor horário para usar o creme hidratante facial: manhã ou noite?

"Indiferente. O importante é entender o porquê está sendo usado um hidratante facial (ou qualquer outro cosmético). Escutar a pele e entender o que ela “pede" é o mais importante. Acredito que ninguém deixará de aplicar um creme no rosto quando sente ressecamento ou repuxe só porque não “está na hora” de passar o produto. Os horários vão ser ditados pelo estilo de vida de cada um e na maioria das vezes, pela necessidade de cada pele.

Cosmético deve ser, primariamente, divertido; cosmético é super útil, mas não é tratamento médico, as regras (se é que elas existem) devem ser flexíveis. skincare é uma ESCOLHA, não é uma OBRIGAÇÃO."

Abaixo, listamos alguns dos nossos hidratantes faciais favoritos que valem o investimento:

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar