Tudo o que você precisa saber sobre remover cravos

por Aline Santos

E foi em uma reunião de pauta que o assunto sobre remover cravos em casa surgiu. Afinal, como ainda estamos em quarentena ir à uma clínica especializada não parece ser uma opção para todas no momento, mas foi aí a dúvida surgiu: "será que os nossos métodos caseiros são os ideais ou podem trazer algum dano à saúde da pele"?

E depois de várias pesquisas e indicações de alguns produtos, decidimos convidar dois dermatologistas para uma entrevista, a Dra. Giovana Moraes e o Dr. Leandro Copetti, para nos contar melhor sobre os prós e contras de remover cravos sozinha ou utilizando produtos e aparelhos que prometem eliminar os cravos com uma espécie de sugador - como no caso da look stealer Jéssica Menasce, que nos contou sobre a sua aquisição que parece ser um sucesso na internet. 

Se você já estava testando várias maneiras de cuidar da pele e uma rotina para minimizar os cravos, ou até mesmo pensando em investir em um aparelho portátil, te convidamos para saber tudo sobre remover cravos, vem com a gente: 

- remover cravos -      -      -      - https://stealthelook.com.br


"Eu comprei esse sugador para remover cravos faz um ano e meio numa viagem, não comprei a marca mais cara porque queria testar sem investir muito. Estava esperando os resultados de vídeo de YouTube, mas na verdade senti que ele só retira os cravos superficiais e oleosidade, e tem que tomar muito cuidado pra não acabar com hematomas no rosto.

Não sei se foi a marca que comprei, ou se não funcionou porque não tenho tantos cravos assim, mas esperava mais dele (a realidade é beem distante dos vídeos da internet). Vez ou outra tento voltar a usar pra ver se funciona, mas óbvio que o resultado é sempre o mesmo. Uma boa esfoliação talvez seja até melhor."

- remover cravos -      -       -        - https://stealthelook.com.br
- remover cravos -     -      -      - https://stealthelook.com.br

Os cravos são formados por oxidação dos poros em ação com o excesso de produção sebácea pelas nossas glândulas sebáceas. O cravo é o comedão aberto que oxida e fica pretinho em contato com o oxigênio externo. 

- remover cravos -       -       -      - https://stealthelook.com.br

Sim. Com sabonetes, tônicos e séruns a base de ativos com ácido salicílico, glicólico e enxofre. Além de muitas vezes ser necessário o uso de algum derivado da vitamina A (retinóides) à noite na pele.

- remover cravos -      -     -     - https://stealthelook.com.br

Gosto muito das máscaras a base de argila verde ou branca e também gosto muito de uma máscara caseira esfoliante para 1 a 2 x na semana a base de açúcar mascavo e mel.

- remover cravos -      -      -      - https://stealthelook.com.br

Tendo primeiramente uma rotina de cuidados com a pele que inclui um ritual de lavar, tonificar com algo adstringente, usar pela manha um sérum com ativos secativos e também à noite repetir este ritual, mas nunca esquecendo de retirar a maquiagem antes. Ela obstrui os poros e predispõe o surgimento de cravos. Além disso hidratar. A pele oleosa também precisa de hidratação a base de água (bem indicados). Pois, muitos produtos apenas com ação anti oleosidade podem dar um efeito rebote na pele.

- remover cravos -      -     -      - https://stealthelook.com.br

Limpeza de pele regular, indico no mínimo a cada 3 meses para meus pacientes. Ter uma rotina em ritual diário de cuidados para pele com tendência a oleosidade bem indicada por um dermatologista. Muitas vezes são necessários usos de ácidos tópicos a noite e até antibióticos orais (quando o quadro dissemina para toda a face, colo e dorso) e também gosto muito dos peelings a base de ácido salicílico e dos lasers de Nd Yag para uma pele linda, sem cravos e com poros fechadinhos. E por último, uma alimentação saudável e com menos lacticínios (como nosso querido chocolate).

- remover cravos -       -       -        - https://stealthelook.com.br
- remover cravos -       -       -       - https://stealthelook.com.br
Nem verdade, nem mito. Sim, existem casos aonde a oleosidade (maior produção de sebo) pode estar envolvida no aparecimento de comedões, porém está longe de ser regra.
Existe a alteração de dois componentes naturais da pele quando falamos oclusão dos poros: queratina e sebo. Conhecer o papel deles na pele é importante para o contexto. A função da queratina é formar uma camada de proteção entre o meio externo e as células vivas que estão abaixo dela. O sebo protege evitando a perda de água e manter a lubrificação da queratina na pele o que facilita a descamação e o deslizamento dessas proteínas após cumprirem sua função.
Agora vamos imaginar o seguinte: a saída de água de uma mangueira é como se fosse a produção de sebo pela pele, e nosso dedo seria a queratina que irá ocluir essa mangueira. Quanto maior a velocidade da saída de água (maior produção de sebo), mais difícil fica para nosso dedo (a queratina) impedir a saída de água, correto? Na pele faz o mesmo sentido essa comparação. O aumento da produção de sebo deveria ser visto como uma “proteção" da formação desse tampão porque auxilia a remoção da queratina da pele. Na prática vemos isso, a maioria das peles “oleosas” não formam comedões na mesma proporção dessa oleosidade.
- remover cravos -       -       -       - https://stealthelook.com.br

Evitar, não. Nada pode “evitar”, minimizar, sim. Sempre haverá oclusão em algum grau, faz parte do processo natural. O mecanismo para evitar que isso evolua à problemas mais graves (inflamação e pústulas) é suficiente em peles saudáveis. O cuidado adequado da pele pode facilitar esse mecanismo natural, a prioridade na rotina de pele vai ser diferente em cada pessoa.

- remover cravos -      -      -       - https://stealthelook.com.br

Existem uma variedade enorme desses produtos, cada fabricante e modelo tem características diferentes. Como não existe uma padronização é impossível colocar todos na mesma categoria de segurança ou analisar o nível de agressividade na pele como um conjunto. Em termos gerais, quanto mais agressivo somos com a pele de forma rotineira, mais prejudicamos a função natural dela. Grande parte desses métodos de extração de cravos deixam a pele vermelha, sensibilizada e criam microabrasões que podem trazer consequências negativas.

- remover cravos -      -      -      - https://stealthelook.com.br

Sim! A oclusão do poro é o passo prévio às espinhas (pústulas), porém não é uma consequência inevitável, na verdade, a maior parte dos comedões jamais vão evoluir para essas lesões. Precisa ter um desequilíbrio na flora bacteriana da pele adjunto de inflamação para que as espinhas apareçam.

- remover cravos -      -      -       - https://stealthelook.com.br

Problemas diferentes: espremer cravos vai agredir a pele e gera inflamação, essa inflamação pode por si só obstruir o poro, vira um ciclo sem fim.

Espremer espinhas pode ter consequências maiores, estamos falando de uma infecção, quando manipulamos a região aumentando a inflamação pelo traumatismo mecânico. Existe a possibilidade dessa infecção superficial do folículo também ser “espremida" para as camadas mais profundas. A gente só vê a parte da espinha que sai da pele, mas não vê a parte interna aonde a pus também se “espalha”. Não existe uma barreira profunda que só faça a espinha ser espremida “para fora”.
- remover cravos -     -      -      - https://stealthelook.com.br
Digamos que eles "podem funcionar”… A questão é saber que propósito cada pessoa procura no produto. Eles são uma muleta para uma solução momentânea e acredito que seu uso deva ser esporádico, um resultado para um evento ou uma sessão de fotos.
É importante entender que aqueles pontos que saem são uma mistura do pêlo dos folículos e do sebo natural e necessário dos poros. Em menos de 24h, aquele sebo vai preencher o poro novamente.
Das opções disponíveis no mercado, acredito que são as que tem o resultado mais previsível quando utilizadas de forma ADEQUADA (já vi pessoas que deixaram o adesivo 1h no nariz para “tirar mais”, tiraram quase toda a pele junto…).

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar