2022 é oficialmente o ano dos festivais. Depois de um longo período sem eventos, por conta da pandemia da COVID-19, finalmente os festivais de música voltaram a acontecer e nós não poderíamos estar mais felizes com isso. O próximo da nossa lista é o MECAInhotim, do qual somos fãs e já cobrimos mais de uma vez.
O MECAInhotim é um festival de pessoas e encontros, com muita música boa em um ambiente incrivelmente artístico e descolado, o Instituto Inhotim, um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país e o maior museu a céu aberto do mundo. O evento, que acontece na cidade de Brumadinho em Minas Gerais, rola de 12 a 14 de agosto e conta um line-up incrível, cheio de nomes históricos e eternos da música brasileira, exposições de arte, talks com as pessoas mais relevantes do mercado e muito mais.
É um desses eventos que vai além do esperado e, à convite da Samsung - que também é uma das apoiadoras do evento e terá uma ativação surpresa por lá -, vamos desembarcar em Minas Gerais para curtir o festival e te mostrar tudinho pelas lentes de SSG. Agora, para nos prepararmos e te deixarmos a par de tudo o que você precisa saber, confira abaixo as principais informações do MECAInhotim 2022:
o que é o MECAInhotim?
Resumidamente, o MECAInhotim é um festival de música, cultura e arte que acontece no maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.
Depois de um intervalo de dois anos, por conta da pandemia, o festival volta com a promessa de superar as edições anteriores, sempre recheado de atrações incríveis e os maiores nomes da MPB. Criador do evento, Rodrigo Santanna, contou ao UOL o que podemos esperar do evento deste ano: “O MECA é um festival de pessoas. Esse é o nosso norte, bem simples e direto. E sem dúvida, não somos mais as mesmas pessoas depois de tudo o que aconteceu na pandemia. Acho que é menos sobre como superar edições anteriores e mais sobre como ser verdadeiro ao nosso manifesto, que acaba refletindo muito o momento de vida atual de toda a nossa equipe e de todas as pessoas que estão junto com a gente. Queremos olhar para o futuro, e não voltar pro passado. Temos uma oportunidade única na história do mundo. Não queremos só melhorar o que já fizemos em 2019, mas sim começar a construir o que estamos imaginando fazer em 2024."
O MECA é um festival de pessoas. Esse é o nosso norte, bem simples e direto."
Segundo Rodrigo, a edição será muito importante e especial, e já é algo muito natural pro MECA, nesses 12 anos de vida, a escolha de artistas de peso, pertinentes no cenário atual do Brasil, que "dão uma riqueza muito grande pro line-up, em todos os sentidos."
"A beleza da multiplicidade e da diversidade cultural pra gente sempre foi essa: a soma das nossas diferenças não é matemática aritmética, um mais um no final acaba sendo muito mais do que dois", explica ele, "além disso, o principal cuidado que tivemos nas escolhas dessa edição foi trazer leveza, alegria e energia positiva como um todo pro festival. Sem deixar de estar conectado com tudo o que está acontecendo de mais relevante na cena musical atualmente, fazendo uma curadoria colaborativa com a nossa comunidade. E gostamos de fazer escolhas não óbvias, de apresentar nomes novos e de dar espaço para artistas se encontrarem com novos públicos. Juntar diferentes gerações, estilos, vivências e opiniões, tanto no palco como no público. E é isso o que vai acontecer na próxima edição.”
Instituto Inhotim
O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a 60 quilômetros de Belo Horizonte. O museu surgiu em 2004 para abrigar inicialmente a coleção de Bernardo Paz, que há 20 anos começou a se desfazer de sua valiosa coleção de arte moderna, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim. Em 2014, o museu a céu aberto foi eleito, pelo TripAdvisor, um dos 25 museus mais bem avaliados no mundo!
Sua localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado –, e as paisagens incríveis ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que une arte e natureza. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas diferentes, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes. Não tem como imaginar um palco melhor para o MECA, né?
line-up
Como falamos anteriormente, o foco do MECAInhotim são artistas brasileiros, tanto os nomes clássicos e veteranos da MPB como novas bandas e artistas que mantêm viva a cultura popular brasileira na música pop. Então, a escalação de artistas foi toda pensado assim e temos desde gigantes, como Caetano Veloso e Alceu Valença, a novatos que estão fazendo sucesso na crítica, como VHOOR, Boogarins e Clara X Sofia. No post abaixo, você confere o line-up completo!
datas
Anote aí: o MECAInhotim 2022 acontece do dia 12 a 14 de Agosto, e a boa notícia é que sim, ainda têm ingressos disponíveis no site oficial! Corre!