Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

por Lara Lincoln

Presença marcada nas bancadas de qualquer maquiador, os pincéis são ferramentas indispensáveis na maquiagem impecável. Mesmo usando os dedos ou esponjas na preparação de pele, ainda assim não podemos deixá-los de lado já que as cerdas permitem acabamentos que não são facilmente alcançados.

São diversas opções nas prateleiras de beauté que sempre rola aquela dúvida na hora de escolher os ideais. Os pincéis se dividem em cerdas sintéticas, naturais, chanfrados, densos e até de precisão para garantir o delineado gatinho perfeito ou corrigir pontualmente a espinha que apareceu de última hora. E por saber da importância dessas ferramentas, selecionamos um guia prático que vai solucionar algumas dúvidas comuns sobre os pincéis. Papel e caneta na mão para anotar tudo: 

pincel make
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

As cerdas sintéticas são ideais para todos os tipos de produtos, ou seja, mais curingas. Elas funcionam muito bem para os líquidos e também para os em pó, já que não absorvem tanto os produtos. Porém, as cerdas naturais esfumam com mais facilidade as sombras, blushes, contornos e iluminadores deixando o resultado sutil na pele e olhos. 

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

Cerdas mais longas são indicadas para esfumados impecáveis. Elas são suaves e conseguem criar o resultado sutil, por outro lado, as cerdas curtinhas são mais precisas e criam o efeito mais intenso na maquiagem. Vale aplicar a sombra com pinceis de cerdas mais curtinhas e, depois, esfumar com um alongado para dar o acabamento. 

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

Nunca entendeu a diferença entre o recorte das cerdas? É simples: os pincéis com cerdas chanfradas são mais precisos, vale fazer o contorno, aplicar o blush e criar o delineado. Já os com formato arredondado espalham melhor os produtos e deixam o smokey mais fácil, esses são ideais para aplicação de pó e esfumado de sombras. 

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

Assim como o comprimento, a densidade das cerdas é um dos responsáveis pela cobertura. Pinceis com cerdas bem densas deixam o efeito mais pesado - os kabuki de base reta, por exemplo, funcionam muito bem para a aplicação de base. Já as cerdas mais espaçadas deixam o resultado da make mais leve, como o duo fiber. 

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

Sim, o comprimento do cabo também pode alterar o efeito! Quando seguramos o pincel bem pertinho das cerdas, depositamos mais força na aplicação da maquiagem e isso significa mais intensidade nas cores. O inverso também acontece, quando o cabo é alongado seguramos a ferramenta mais distante das cerdas e, consequentemente, o resultado é mais leve.  

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Pincéis

Dica extra: a higienização das cerdas dos pincéis é essencial para a manutenção dessas ferramentas. Além disso, a limpeza adequada remove todas as impurezas que entram diretamente em contato com a pele podendo causar alergias e acne. Um produto indicado para a lavagem? Shampoo de bebê! É só aplicar um pouquinho na palma das mãos, esfregar as cerdas, enxaguar bem e deixar secar em um local arejado. 

Selecionamos mais alguns pincéis poderosos, aqui: 

Você também vai gostar