Tudo o que você precisa saber sobre unhas postiças

por Graucianna Santos

Se você gosta de ver as unhas bonitas, coloridas e ama o tempo de cuidado semanal que investe para isso, porém tem dificuldade de cultivá-las compridas, seja porque são frágeis ou porque você tem o hábito de roer, a melhor e mais simples alternativa são as unhas postiças

Hoje, existem diversas opções no mercado, desde unhas autocolantes, que em até cinco minutos estão prontas, até as que exigem mais tempo e técnica para serem fixadas, porém que duram mais dias. Como sabemos que unhas postiças ainda geram dúvidas, convidamos o especialista em nail art Mateus Queiroz para nos ajudar a entender melhor sobre o assunto.

unhas decoradas  - tendência de unhas  - unhas postiças  - false nails  - unhas desenhadas  - https://stealthelook.com.br
Foto: @arikaclaw (reprodução)

_a origem

A história das unhas postiças não começa agora. Lá no século XIV, a realeza da dinastia Ming, na China, já adotava essa extensão e no século XIX, na Grécia, eram usadas conchas de pistache com o mesmo propósito de simular unhas maiores e decorativas.

Avançando no tempo, nos anos 50, o dentista Fred Slack patenteou as primeiras unhas postiças de acrílico, feitas de material odontológico, se tornando o formato pioneiro entre os alongamentos. Hoje, com acesso a muitas outras criações e possibilidades, surgem também dúvidas de como cuidar, quanto tempo deixá-las aplicadas, entre outras questões que responderemos abaixo.

Mateus Queiroz  - unhas coloridas  - unhas postiças  - unhas postiças diferentes  - false nails  - https://stealthelook.com.br
Foto: @nailsdomateus (reprodução)

_quanto tempo posso ficar com a unha postiça?

M.Q.: Se colocada da forma correta - com uma cola específica e fazendo a preparação correta tirando a oleosidade das unhas -, a unha postiça pode durar e ficar colada até aproximadamente 15 dias, dependendo do cuidado de cada pessoa.

_quais cuidados é necessário ter?

M.Q.: As unhas postiças derretem na acetona, então não se pode ficar limpando muito porque pode haver deformação, descolamento ou ainda derretimento do item. Além disso, produtos fortes como o cloro, por exemplo, também podem agredir a estrutura da unha, as cutículas e as próprias mãos, então se for manusear algo assim, recomenda-se o uso de luvas. Outro cuidado é não ficar usando a unha como ferramenta para abrir embalagens!

falses nails  - como colar unha postiça  - unhas postiças  - unha autocolante  - manicuro Mateus Queiroz  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (reprodução)

_a manutenção ideal deve ser feita de quanto em quanto tempo?

M.Q.: A manutenção das unhas postiças consiste em arrancar tudo e fazer uma nova, então o cuidado está na remoção. É necessário cortar a borda livre e, em seguida, colocar de molho na acetona, assim as postiças derreterão e não agredirão a unha. Feito isso, você pode então aplicar uma nova. 

Unhas divertidas  - como colar unha postiça  - unhas postiças  - unhas  - nail art  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (reprodução)

_qual a diferença das unhas postiças para as outras?

M.Q.: As unhas postiças têm um formato único e são feitas de plástico ABS, que é um material flexível, porém que não quebra. As outras de alongamento são totalmente feitas para cada modelo de unha e funcionam bem para quem deseja algo mais duradouro. 

_existem tipos diferentes de unhas postiças?

M.Q.: Sim, esse é o primeiro tipo de alongamento que existe no mercado e, ao longo do tempo, evoluiu. As primeiras unhas postiças eram retas no comprimento e curvas na ponta, fazendo aquele efeito garra. Hoje, temos unhas mais curvadinhas - chamadas de curvatura C -, que dão mais força e estrutura. Essas unhas têm uma espessura maior e mais retinha, o que as deixa naturalmente mais bonitas e trabalhadas. 

Unhas transparentes - manutenção de unha postiça - unhas postiças - como remover as unhas coladas - unhas autocolantes - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (reprodução)

_quem pode usar?

M.Q.: É uma unha que qualquer pessoa pode usar! Eu aconselho o uso a partir dos 14 anos anos, exceto para pessoas que têm alergia a derivados de petróleo, a componentes da cola de unhas postiças e quem tem fungos, que devem ser tratados antes do uso. 

_tem alguma dica para deixá-las sempre bonitas?

M.Q.: As unhas postiças não têm tanta estrutura ou espessura como as de alongamento, que são mais duradouras. Mas, se usar a esmaltação em gel, elas provavelmente vão dar um pouco mais de resistência e não descascarão, durando até o momento de tirar. Outra dica é hidratar a cutícula até a manutenção, e aí é sucesso garantido! 

nails flower - nails art - unhas postiças - aplicação de unhas postiças - unhas desenhadas - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (reprodução)

_qual mito podemos quebrar sobre o uso dessas unhas?

M.Q.: O grande mito é que elas não duram e estragam as unhas. Se removidas da maneira apropriada, elas não estragam as unhas debaixo, pois o que danifica na verdade é a remoção, que precisa ser feita por um profissional ou em casa seguindo o passo a passo correto. 

Em relação a durabilidade, você precisa achar uma unha postiça que tenha uma boa estrutura, que seja de um material de qualidade e aplicá-la da forma certa. A postiça tem muitas variedades, tecnologias e hoje são consideradas até como acessório, podendo ser usada pontualmente com cola dupla face apropriada.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar