A necessidade e vontade de aderir a um estilo de vida mais sustentável tem sido cada vez mais discutido pela sociedade. Há diversas maneiras de realizar isso, como aderir a um estilo de vida vegano, optar por produtos com menos impacto ambiental e, quando se trata da moda, o armário cápsula é uma ótima opção. Mas, além disso você sabia que uma peça clássica em nosso guarda-roupa também pode ser uma solução? Estamos falando do jeans sustentável.
A peça que está presente em nosso armário há muitos anos e que estamos sempre à procura da melhor modelagem é também uma das que mais poluem o meio ambiente. Segundo o Fashion Revolution, a produção de um par de jeans utiliza, mais ou menos 9.500 litros de água, envolvendo desde o cultivo de algodão, um dos materiais mais importantes para sua produção, até o processo de lavagem, o uso de corantes e as etapas de tingimento. É devido a esse alto número que as empresas têm procurado cada vez mais soluções de como criar um jeans sustentável, apesar de ainda haver um grande progresso para ser desenvolvido.
Não podemos negar que o jeans é o material mais clássico e que está presente na maioria, se não em todos, os guarda-roupas, por isso, além de pensar na modelagem que irá valorizar o seu corpo e ter uma ótima durabilidade, é importante escolher investir em um modelo que, além de estiloso, seja eco-friendly.
Mas afinal, o que faz um jeans ser ecológico? O primeiro recurso é comprar jeans em brechós, essa é a maneira mais sustentável de consumir roupa, independente do material. Porém, se você não encontrou um que te agrade e siga os seus critérios de escolha, essas serão algumas das características para que seu jeans seja sustentável:
> produzido com algodão orgânico e certificado através do Certificado BCI (Better Cotton Initiative). A BCI é uma organização que tem como meta implementar que o cultivo do algodão conserve o meio ambiente, faça o uso da água de uma maneira eficiente e garanta que o produtor assegure um manejo de pragas. No Brasil, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), é a responsável pela implementação em nosso país;
> reaproveitamento de jeans já existente no mercado: é também chamado upcycling, é garantir que aquela peça que já não tinha utilidade, possa oferecer o tecido para confecção de uma nova;
> mão de obra justa: esse é um dos principais temas em debates quando se trata de moda justa, é sobre garantir que todos os trabalhadores envolvidos estejam de acordo com as leis trabalhistas e em segurança;
> tingimento natural: um dos processos que há maior consumo de água para confecção do jeans é o tingimento, através do tingimento natural há diminuição desse número;
> reaproveitamento da água utilizada na lavagem: o jeans necessita passar por algumas etapas de lavagem e para que a peça seja considerada um jeans sustentável é necessário que essa lavagem seja feita sem produtos químicos;
> reciclagem dos resíduos: o processo de corte há desperdício de tecido, logo é importante que as empresas utilizem esses tecidos ou direcionem à outras empresas.
Agora que você já sabe quais critérios são necessários para que um jeans sustentável aqui estão algumas marcas brasileiras que produzem o material de uma maneira que respeite esses critérios:
_farm
A marca carioca queridinha por aqui possui várias iniciativas sustentáveis, como até mesmo o próprio brechó da marca. Em 2019, a Farm repensou toda sua linha de jeans, que passou a ser feita 100% de algodão responsável com certificação BCI, e as peças são lavadas com químicos biodegradáveis certificados que não agridem o meio ambiente. Além disso, a marca foca em utilizar fontes 100% renováveis.
_think blue
A marca carioca Think Blue nasceu em 2015 com o objetivo de fazer upcycling, ou seja, reaproveitamento de matéria-prima e, além desse pilar de sustentabilidade, todas as peças são feitas por duas mulheres. O tecido que a marca possui maior foco é o jeans, devido ao seu processo de confecção e pela durabilidade e resistência do material, dessa maneira, através do jeans sustentável, a nova peça criada possui uma vida útil ainda maior.
_yes I am jeans
A marca paulista Yes I am Jeans nasceu na ideia de valorizar a mão de obra em seus produtos de forma humanizada e qualificada. A linha de jeans é feita com matéria prima de alto padrão, e a maioria dos produtos passam apenas pelo processo de amaciamento, de maneira que há diminuição no uso de químicos que agridem tanto o trabalhador quanto o meio ambiente.
_damyller
Em 2017 a Damyller lançou a linha de jeans com zero descarte de água. Os processos de tingimento são feitos com laser, e a marca faz a eliminação do uso de produtos químicos, sem emissão de tóxicos na atmosfera.
__malwee
No final do ano passado, a marca Malwe lançou a sua linha de jeans sustentável. O tecido, produzido com algodão certificado, conta uma redução de no mínimo 80% de uso da água, mas pode chegar até 98% menos durante a produção. Além disso, a marca pensou em outras maneiras de tornar a peça mais ecológica, como a troca por etiquetas feitas com materiais reciclados. E, para solucionar o problema do grande uso de água, agora a empresa utiliza laser para reproduzir os efeitos de tingimento e desgaste nas peças, assim elimina a necessidade do uso de água e dos químicos nocivos.