O termo girlie, e tudo que ele representa, por tantos anos rotulado como fútil, vive um momento de glória. Afinal, o estilo ultrafeminino, meio coquette, meio bailarina, é a estética dominante da atualidade, espalhando laços por todos os lados, das roupas aos objetos de decoração. E no epicentro dessa febre se encontra a nossa personagem da vez: Sandy Liang.
Um dos nomes mais celebrados da cena nova-iorquina, a estilista formada pela Parsons construiu seu culto mesclando o visual girlie com certa nostalgia e um "quê" de subversão.
A marca homônima foi lançada em 2014, mas foi somente em 2019, com o sucesso de uma jaqueta de fleece com estampa de onça em neon, que Liang despontou e passou a atrair os holofotes. Várias tendências que têm estado em alta nos últimos tempos podem ser creditadas, em parte, a ela: balletcore, a vibe colegial, golinha Peter Pan, os laços, o resgate dos acessórios de cabelo, as meias decoradas, todos membros honorários de seu universo.
Apesar de contar com fãs como Bella Hadid e Olivia Rodrigo, sua maior musa é ela mesma, e talvez esse seja o segredo para conquistar um resultado tão autêntico. As selfies que ela posta com seus vários looks, logicamente usando sua etiqueta, se tornaram sinônimo da conta no Instagram, que, sim, ainda é a mesma para pessoa física e jurídica.
Seu envolvimento é tão grande que Liang é a responsável por fotografar todas as imagens que são publicadas no e-commerce da marca. Entender o público-alvo por ser a personificação dele dá vantagens criativas e práticas, como a atenção aos mínimos detalhes. Por exemplo, suas minissaias ganham micro shorts já costurados internamente, facilitando o conforto.
Entre suas influências estão memórias de infância como Margot Tenenbaum, mangá, Sailor Moon, os filmes de Sofia Coppola e as vovós que passeiam por Chinatown, incluindo sua própria avó, que já foi modelo de uma campanha da marca. Essas influências são frequentemente ilustradas nos inúmeros moodboards compartilhados com os seguidores de tempos em tempos.
Além dos laços - sua marca registrada - motivos de coração, babados, renda, cetim, tule e flores se encontram com toques Y2K e styling interessante para compor sua versão de "uniforme de princesa", termo pelo qual ela gosta de se referir às suas criações.
O diferencial de Liang é sua abordagem mais contemporânea, conseguindo fundir o estilo girlie com elementos modernos. Apesar do apelo coquette, seu visual não cai na infantilidade ou no demasiadamente conceitual. Essa boneca é cosmopolita.
As sapatilhas Mary Jane são best-sellers desde seu lançamento em 2022, o primeiro pedido de 800 pares esgotou em meros dois dias. Desde então, iterações do modelo em cores e materiais diferentes como verniz e veludo, também se juntaram ao original em cetim.
Para completar a família, em 2023, o modelo bailarina ganhou versão em salto!
A marca conquistou não apenas consumidores, mas também uma comunidade que se identifica com seus códigos e universo. Mesmo sem necessariamente poder adquirir os produtos, essa comunidade se inspira na essência da marca e replica o mood através de peças vintage ou se aventurando em projetos de DIY.
Tanto no YouTube quanto no TikTok, é possível encontrar milhares de resultados ensinando como se vestir como uma "Sandy Liang Girl".
As collabs incluem um mix de marcas mais acessíveis como a Baguu, de bolsas, e Vans para calçados à nomes cult como a Salomon, demonstrando um tino para negócios e a capacidade de democratizar o acesso aos produtos, enquanto mantém a reputação cool intacta.
Expandindo seu domínio para o segmento de lifestyle, linhas para casa e produtos para pets também entraram na roda. Em 2020, ela abriu sua primeira loja em Manhattan que virou parada obrigatória para os devotos da marca, tanto os anônimos quanto os célebres.
O desafio de evoluir sem abandonar a identidade é imenso, mas até agora, Liang tem conseguido o feito, um laço de cada vez.