Tudo sobre o backstage de uma fábrica de tecido

por The Look Stealers

Se você assistiu os nossos stories no final de semana, deve ter acompanhado a visita incrível que a nossa coordenadora de criação, Isabella Aredes, fez em uma fábrica de tecido juntamente com a Inaê Ribeiro, editora de beleza. As nossas look stealers visitaram Cataguases, fábica de tecidos localizada no interior de Minas Gerais, e tiveram a chance de conhecer todo o processo por trás do desenvolvimento de um tecido.

Fundada em 1936, a Cataguases transforma o algodão em tecidos planos incríveis, usados pelas maiores e melhores marcas do Brasil. Durante a visita, as meninas descobriram várias curiosidades e acompanharam o longo caminho que o algodão percorre até formar os tecidos que dão vida às nossas roupas. Foram dias intensos, repletos de descobertas e novos aprendizados, e se você sonha em conhecer o backstage de uma fábrica de tecido, vem com a gente saber as maiores curiosidades que elas viram por lá.

Inaê Ribeiro e Isabella Aredes - tecido-algodao - fábrica de tecido - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Inaê Ribeiro e Isabella Aredes (Reprodução)


o longo processo de criação de um fio

O algodão passa por um longo processo na fábrica de tecido Cataguases, afinal, a fibra precisa ser transformada em fio, para só assim formar um pano. Essa primeira etapa é chamada de fiação e tem um tanto de processo presente.

O algodão chega na fábrica em forma de pluma, essa irá para a sala de abertura, onde será separada e limpa para então formar a fita de carda. A fita passa por diversos processos e maquinários até se transformar em pavio e, finalmente, virar fio.

Isabella Aredes - tecido-algodao - fábrica de tecido - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Isabella Aredes (Reprodução)

o algodão precisa ser misturado

Durante a visita na Cataguases, as meninas descobriram uma curiosidade: para o tecido alcançar o seu melhor resultado, com fibras uniformes e macias, o algodão precisa ser misturado diversas vezes. Essa mistura acontece por meio de vários processos, como a junção de diferentes fitas de carda que darão vida à uma nova, através do passador e também da penteadeira. 

A penteadeira, que seleciona as melhores e mais longas fibras, nos leva a uma outra curiosidade - que deixou a Inaê admirada: o fato dos fios penteados darem vida a uma tecido mais nobre. O resultado é um tecido mais uniforme e macio, repleto de resistência e brilho.

muito trabalho manual

A indústria têxtil é super moderna, rodeada de equipamentos de alta tecnologia - muitos originários da Inglaterra e procedentes da Revolução Industrial - entretanto, ela ainda possui muito trabalho manual. A Isabella ficou impressionada com a importância do serviço humano em todas as etapas.

“O trabalho manual está presente em todos os processos de fabricação de um tecido. Eu descobri na Cataguases esse lado da fábrica, onde os profissionais são responsáveis por separar os fios que darão vida a uma estampa, acompanham a impressão delas e ainda verificam, em detalhes, o resultado final. Eu fiquei impressionada com as mesas de luz, onde os tecidos passavam e as funcionárias retiravam a mão, com a ajuda de uma pinça, qualquer sujeira que restasse do algodão. Além disso, o tecido só está pronto para ser embalado quando atravessa outra mesa de luz e uma pessoa verifica se o resultado final está dentro dos altos padrões de qualidade da Cataguases”, dividiu impressionada a Isa.

Inaê Ribeiro - fio-tinto - fábrica de tecido - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Inaê Ribeiro (Reprodução)

o fio tinto

Após o fio ser formado, ela pode seguir dois caminhos diferentes: ou ele mantém a sua cor natural e só será tingido depois de ser transformado em tecido, ou então cada fio recebe o tingimento e o tecido é produzido com os fios já coloridos - esse é o chamado fio tinto. O fio tinto é ideal para criar tecidos estampados, como os xadrez ou listrados, umas vez que com a cor definida, o rolo de fio irá ser posicionado de acordo com a disposição escolhida que dará vida à uma estampa.  

O processo do fio tinto garante uma cor mais viva e durável, além de um toque super macio ao tecido. “Eu fiquei vários minutos assistindo a diferentes máquinas de tecelagem funcionando e dando vida às estampas variadas. Por mim, aquele poderia ser um conteúdo ASMR de tão prazeroso que é”, disse aos risos nossa editora de beleza.

a tecelagem

O processo de formação dos tecidos a partir dos fios, sejam eles estampados ou lisos, é chamado de tecelagem e é nele que todos os tecidos são formados, sejam eles estampados ou lisos. O ato de tecer acontece através do entrelaçamento de fios e durante muitos anos ele foi feito à mão, até que a tecnologia desenvolveu máquinas super eficientes.  Hoje, a tecelagem é super rápida e eficiente.

Inaê Ribeiro - beneficiamento-de-tecido - fábrica de tecido - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Inaê Ribeiro (Reprodução)

o beneficiamento

Por fim, chegamos a última etapa de fabricação de um tecido, o beneficiamento, que são todos os processos que darão cor, vida e estampa aos tecidos. Durante essa etapa, o tecido passa por diversos processos, como a desengomagem, para tirar a goma presente nos fios, o alvejamento que irá garantir a cor branca e, claro, o tingimento e a estamparia. 

Durante a visita na fábrica de tecido Cataguases, a Ina e a Isa puderam acompanhar toda essa etapa e inclusive ver estampas de grandes marcas brasileiras sendo impressas, como Farm, Cantão e Renner. “Infelizmente a gente não pode fotografar nada, mas finalmente descobrimos de onde nascem os tecidos e as estampas das marcas que amamos. Ah! Uma coisa eu posso contar: as próximas coleções estão maravilhosas”, revelou a Inaê.

preocupação com meio ambiente

Após o tour pela fábrica de tecido e descobrirem cada detalhe do processo de fabricação, a visita das look stealers encerrou com chave de ouro, conhecendo o trabalho de sustentabilidade da Cataguases. Talvez você não saiba, mas a fabricação de um tecido requer o uso de uma grande quantidade de água, e para garantir que o processo seja o menos agressivo possível com o meio ambiente, a Cataguases tem uma estação destinada ao tratamento de efluentes.

Por lá, toda a água residual utilizada durante o tingimento e alvejamento do tecido, é tratada para voltar ao rio completamente limpa. Além disso, a fábrica de tecido possui criação de abelhas e, em breve, terá uma horta, que atenderá aos funcionários da empresa.

Inaê Ribeiro e Isabella Aredes - tecido-fio-algodao - fábrica de tecido - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Inaê Ribeiro e Isabella Aredes (Reprodução)

A Isabella e a Inaê voltaram super animadas e apaixonadas por todo o processo da Cataguases. As look stealers dividiram o encantamento com a nossa equipe e, além de despertar o desejo em todas nós de conhecermos a fábrica de tecido, elas também nos fizeram investigar quais são as marcas que amamos que produzem o tecido na empresa, afinal, queremos usar peças que sabemos que toda a confecção foi feita com tecnologia e respeito ao meio ambiente.

Você também vai gostar