Tudo sobre o figurino de O Morro dos Ventos Uivantes

por Beta Weber

A nova adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes acaba de estrear nos cinemas, e se muita gente não consegue concordar a respeito do casting e das liberdades artísticas tomadas pela roteirista e diretora Emerald Fennell, tem uma coisa que é unanimidade: a beleza do filme. Da fotografia impecável à direção de arte com locações de tirar o fôlego (rolou até tour da Architectural Digest no set), e em especial o figurino, que sem dúvidas rouba a cena.

O longa não foi feito para puristas, e quem for buscando fidelidade total ao livro de Emily Brontë, às roupas da época e até o tipo de música (Charli XCX escreveu um álbum inteiro para a trilha), vai se decepcionar. Atacar os sentidos com deleite e repulsa quase que na mesma proporção parece ser a intenção de Fennell. Mesclando referências históricas com liberdades criativas inesperadas, vamos do século XVIII a Thierry Mugler, e o resultado é irresistível.

Os looks de Margot Robbie na turnê de divulgação do longa viraram pauta inescapável e suas composições na tela não ficaram atrás, nem poderiam, afinal o figurino do filme é assinado pela ganhadora do Oscar Jacqueline Durran, que já tinha sido a responsável pelo visual de Barbie.  As duas repetem a parceria, e dessa vez, para interpretar a protagonista Cathy, a australiana aparece em mais de 50 looks e uma seleção de joias do arquivo da Chanel. As texturas têm espaço central, apelando para os sentidos e dando ao filme uma aparência meio de sonho, com tecidos reluzentes, luxuosos e inusitados.

Segundo relatado por Durran, os mood boards criados para a produção transbordaram de imagens de períodos diferentes, da era elizabetana à vitoriana, pinturas, filmes como E o Vento Levou, mestres da alta-costura como Charles James e interpretações interessantes de nomes como Alexander McQueen e Thierry Mugler para peças de séculos anteriores. Com um olhar contemporâneo para um dos maiores clássicos da literatura, o título entre aspas enfatiza que essa é uma versão da história, sem ambição de ser a definitiva.

No cenário aberto e ventoso, no estilo de O Morro dos Ventos Uivantes, noiva veste vestido off-white com mangas bufantes
Foto: O Morro dos Ventos Uivantes (Divulgação/Warner)


Catherine

Do início, ainda vivendo uma vida simples, até o casamento com Edgar, quando o glamour toma conta, o guarda-roupa de Catherine é de encher os olhos. A personagem é a mais fantasiosa e a menos fiel à época, por vezes espectral em capas e véus esvoaçantes que trazem opulência e um quê de mistério.

Modelo caminha com vestido longo tom rosa perolado, tecido translúcido e laço na cintura, evocando delicadeza e mistério
Foto: O Morro dos Ventos Uivantes (Divulgação/Warner)

A proposta mais moderna aparece logo no vestido usado na noite de núpcias, que lembra celofane e remete à embalagem de presente, exatamente o desejo da diretora.

A silhueta ajustada, com corselet e saia volumosa, é o ponto consistente nos figurinos de Cathy. As cores têm papel fundamental, ajudando a contar a história, e o vermelho tem peso especial, com Cathy usando a cor em momentos-chave.

O prata também é essencial, sendo favorito tanto nas joias quanto nos bordados e brilhos salpicados em peças depois do casamento, em diálogo com o figurino do novo marido, Edgar, cujos trajes sempre continham elementos brilhosos.

Cena de O Morro dos Ventos Uivantes mostra mulher em vestido branco de tule com mangas bufantes e homem em terno bege
Foto: O Morro dos Ventos Uivantes (Divulgação/Warner)

Cada detalhe foi levado em consideração, com corpetes de acabamentos diversos, mangas bufantes e, claro, cruzes trabalhadas, um dos maiores símbolos do gótico, presentes durante todo o filme.

Um banquete visual com ecos surrealistas, onde chapéus extravagantes, óculos escuros, coroas, maquiagens trabalhadas e acessórios de cabelo preciosos, além das onipresentes fitas usadas para arrematar penteados, trabalham em união para reforçar o clima dramático e teatral.

Homem em terno preto clássico e mulher com vestido volumoso vermelho brilhante em O Morro dos Ventos Uivantes
Foto: O Morro dos Ventos Uivantes (Divulgação/Warner)

Heathcliff

O Pinterest anunciou o poeta-core como uma das grandes apostas para 2026, e o visual de Jacob Elordi, como Heathcliff, é super inspiração para esse clima meio gótico, meio romântico. Seus looks são os mais clássicos e historicamente reconhecíveis. O lenço usado no pescoço, o punho da camisa para fora do casaco,e os toques de dourado discretos são essenciais para marcar a mudança no retorno do personagem após alguns anos de ausência. Sobreposições são marcas registradas, sempre com a camisa branca de mangas dramáticas, complementada por coletes, suspensórios e botas de montaria. Variações sobre o mesmo tema para traduzir a essência do anti-herói.

Personagem de O Morro dos Ventos Uivantes usa vestido rosa e branco com renda e babados, expressando surpresa
Foto: O Morro dos Ventos Uivantes (Divulgação/Warner)

Isabella

Seu visual é o mais fiel ao período, porém, em uma leitura que beira ao infantil. Interpretada por Alison Oliver, Isabella tem um figurino que remete a contos de fadas, em uma cartela de cores açucaradas, com renda e tule. Sua inocência é expressada através das roupas, sempre meio lúdicas e invariavelmente finalizadas com flores, faixas e laços.