Tudo sobre o Sofá Togo, o móvel dos anos 70 que é a nova trend de decor

por Karen Merilyn

Os anos 70 foram definitivamente uma das décadas mais influentes quando se trata de design de interiores e, nos últimos anos, essa influência ficou ainda mais evidente. Depois das gallery walls, abajur de cogumelo, macramê na décor, além das cores e estampas fortes, o item do momento é o Sofá Togo. Criado há 50 anos, ele se mostra mais atual que nunca por seu conforto e design autêntico. 

Depois da febre do sofá retrátil e da trend dos sofás curvos, a próxima tendência parece ser o modelo que lembra mais um pufe, sem pés ou estrutura rígida, mas que desde sempre se destacou na indústria. 

Sofá - decor - sofá togo - decoração - tendência - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofá Togo (Pinterest)


Criado por Michel Ducaroy em parceria com a empresa Ligne Roset, em 1973, inicialmente sofreu críticas por seu design, digamos, inusitado. No entanto, logo caiu no gosto do público e dos críticos, que até premiaram a peça com um René Gabriel — um dos prêmios de design mais prestigiados da França. Com isso, o sofá se tornou o símbolo da marca, que fabrica o modelo até hoje. 

Sofá - decor - sofá togo - decoração - tendência - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofá Togo (Pinterest)

As características do sofá Togo são uma representação de sua década: assentos grandes, forma orgânica, proporções ousadas. Por conta de sua estrutura, feita apenas com espumas de diferentes densidades e vincos de tecido, ele oferece uma espécie de abraço a quem se acomoda na peça. 

Além disso, é um sofá muito leve comparado aos modelos tradicionais do mercado, pesa apenas 15kg. Para comparação, o peso médio de um sofá de três lugares é 39kg — podendo chegar até 90kg ou mais, dependendo do modelo. 

Sofá - decor - sofá togo - tendência - decoração - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofá Togo (Pinterest)

Polêmico e amado na mesma proporção, o sofá Togo foi eternizado em diversos tecidos, cores e versões — com e sem braço, de um, dois ou três lugares e até modulado formando um grande sofá curvo. 

Sua ergonomia, seu design ousado e sua singularidade transformaram o sofá Togo em um móvel perfeito para qualquer ambiente e qualquer estilo de decoração. Não por acaso, ele se tornou atemporal de sua própria maneira, sendo a escolha frequente de quem quer dar um toque autêntico em seu espaço.

Sofá - decor - sofá togo - decoração - tendência - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofá Togo (Pinterest)

Justamente por sua fama, é uma peça que exige um investimento mais alto — mas que dura para a vida inteira. Também há a opção de adquirir sofás inspirados no design icônico ou garimpar em brechós de móveis. De qualquer forma, ter um sofá Togo em casa é garantia de um espaço aconchegante e estiloso. 

Você também vai gostar