Apesar de ninguém gostar de admitir, o chulé é um problema quase universal. É claro que há fatores externos e genéticos que fazem com que algumas pessoas sejam mais propensas a ter mal cheiro nos pés, mas a bromidrose plantar - ou chulé, como é popularmente conhecido - é causado por compostos químicos liberados pelas bactérias presentes na nossa pele, que se alimentam a partir do suor e das células mortas nela presentes. Logo, todo mundo pode ter um dia e todos querem saber como tirar chulé de sapato.
É praticamente impossível eliminarmos por completo o suor e a pele morta dos pés ou até a bactéria responsável pelo chulé, entretanto, há diversas formas de amenizar este odor e até evitar que ele se instale nos sapatos novos. Vem ver as nossas dicas:
antes de tudo, faça uma lavagem completa
Como falamos anteriormente, o chulé é causado por uma bactéria que se alimenta do suor e da nossa pele morta, logo, o primeiro passo para prevenir e remover o mau odor de seus sapatos é fazer uma boa lavagem neles. Tanto por fora, quanto por dentro. Cada sapato possui códigos de lavagem específicos e formas corretas de limpeza sem danificar a estrutura, por isso, pesquise antes e faça uma limpa geral.
adicione um papel absorvente dentro do sapato
Não é para você sair por aí com folhas de papel toalha dentro do calçado, porém um papel absorvente pode te ajudar e ser um aliado no processo de como tirar chulé de sapato. A ideia é colocar algumas folhas de jornal ou papel toalha pressionadas dentro do calçado, em contato com a palmilha, para que ele possa absorver toda a umidade interna. Deixe durante a noite e retire no dia seguinte.
faça seu próprio talco
Um complemento desse truque da folha absorvente é, no dia seguinte, colocar um pouco de talco dentro do sapato. Como o suor alimenta a bactéria que produz o chulé, é ideal mantermos nossos pés sequinhos durante o dia e é aí que entra a função do talco. Para dar um boost no talco tradicional, adicione um pouco de bicarbonato de sódio nele!
teste um spray anti-odor
Os sprays anti-odor são como um desodorante para os pés e podem te auxiliar na hora de eliminar o mau cheiro. Existe uma boa variedade no mercado, então teste diferentes produtos e veja qual se adapta melhor a você!
esfolie e hidrate os pés
A pele morta presente na sola dos nossos pés é outra coisa que alimenta a bactéria responsável pelo chulé, portanto, manter o skincare dos pés em dia é indispensável para manter seus sapatos cheirosos. Afinal, precisamos transferir o cuidado que temos com o rosto para todas as áreas do corpo! Fazer um escalda pés de vez em quando também é ótimo!
não repita meias
Acredite, não tem como tirar o chulé do sapato se você estiver usando meias sujas e mal cheirosas. Uma das principais funções do uso de meias é diminuir a umidade presente dentro do calçado, porque ela acaba sendo absorvida pelo tecido da própria meia. Por isso, o ideal para quem usa sapatos fechados diariamente, como tênis ou botas, é trocar de meia a cada novo uso.