Escalda-pés: o que é, como fazer e quais os benefícios

por Giulia Coronato

Nós estamos cada vez mais em busca de práticas e hábitos saudáveis que melhorem a nossa qualidade de vida, deem um up no bem-estar e de quebra relaxem nosso corpo e nossa mente. O boom no mercado do wellness é uma resposta direta disso, de que pela primeira vez, o bem-estar está virando uma prioridade. Entre a escova corporal, a aromaterapia e agora o escalda-pés, estamos amando experimentar novas práticas saudáveis e prazerosas. 

Hoje em especial, vamos mergulhar no universo do escalda-pés, o que é, como fazer e quais são os benefícios dessa prática tão antiga. Vem com a gente: 

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Foto: Zhong Centre (Reprodução)

_o que é?

escalda-pés é uma prática milenar, presente em várias tradições e civilizações no decorrer dos séculos. Estima-se que há seis mil anos a técnica já era utilizada com a finalidade de proporcionar relaxamento e limpar profundamente os pés. O O ato consiste em basicamente colocar os pés em uma bacia de água quente até a altura das canelas. Dependendo do que você procura aliviar ou atingir, podem ser utilizadas ervas junto com a água. 

Segundo a acupuntura chinesa, se encontram em nossos pés diversas terminações nervosas que estão associadas aos órgãos de todo o corpo humano. Logo, aplicar pressão e água quente a esses pontos, causam um reflexo imediato de prazer e equilíbrio energético. Além da sensação de bem-estar, o escalda-pés está ligado diretamente ao alívio das dores - não só na área dos pés! - é comum por exemplo, vermos atletas fazendo escalda-pés após uma competição ou após uma lesão. 

_como fazer?

A prática é super simples de ser feita em casa! Tudo o que você precisa fazer é ferver uma boa quantidade de água - 3L normalmente é o suficiente - e encontrar um recipiente espaçoso, que caiba seus dois pés de forma folgada e um pouco profunda. Despeje a água no recipiente e adicione sais mineiras, ervas e óleos essenciais de sua escolha! Cheque a temperatura da água antes de colocar os pés, e aproveite o relaxamento por quanto tempo desejar, o recomendando é deixar os pés "de molho" por no máximo 15 minutos e hidratá-los logo em seguida. 

_quais os benefícios?

Os benefícios do escalda-pés são diversos, ainda mais quando adicionamos ingredientes à água quente! Alguns dos benefícios ligados à prática são: 

_alívio de dores ligada ao ciclo menstrual: esquentar os pés é essencial para aliviar cólicas. O frio do corpo começa pelo pé. Assim, colocar os pés em banho quente e aquecê-los é um excelente aliado no período menstrual.

_melhora a circulação: o pé é a região do corpo que mais sofre com a falta de circulação. O problema é ainda mais agravado quando passamos o dia trabalhando sentados ou numa mesma posição, por isso, entrar com o escalda-pés no final do dai pode, além de te relaxar completamente, equilibrar o fluxo da circulação.

_diminuir o inchaço: por auxiliar a circulação sanguínea, o escalda-pés também é um super aliado na diminuição do inchaço. Se você trabalha por longos períodos em pé ou sentada, ou até passou um dia todo de salto e seus pés precisa de um carinho, esse é o caminho. 

_relaxamento e alívio do estresse: além de todos os benefícios físico, o escalda-pés também é ótimo para nossa mente e saúde mental - assim como toda prática do wellness - essa técnica é infalível para eliminar o estresse causado pelo dia a dia, graças à sensação de relaxamento gerada pelo contato com a água quente, sendo potencializada se forem utilizadas ervas ou óleos essenciais, como a lavanda, a camomila e por aí vai. 

Apesar de ter o foco nos pés, a prática é benéfica para todo o corpo. Dessa forma, ao fazer o escalda-pés, os benefícios mencionados acima se estendem por completo, beneficiando cada cantinho do nosso corpo. E mesmo que você não sinta uma melhora em dores ou uma diminuição significativa do estresse, não tem como negar o relaxamento instantâneo que colocar nossos pés em uma banheira quentinha proporciona, né?

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