Três anos atrás relaxei o cabelo pela última vez. De lá pra cá, redescobri os meus fios naturais, testei diferentes cremes para cabelo cacheado, finalizações e aos poucos fui entendendo do que eu gostava. Claro que essas preferências sempre sofrem adaptações, por exemplo, no começo eu amava o cabelo baixo e super definido. Hoje já sou mais fã do volume.
Junto com essas mudanças de gosto, entendi também que sempre há algo novo para aprender a respeito do cabelo cacheado e crespo, seja através de dicas de amigas ou de profissionais. Recentemente, visitei o CAB Tudo, um salão em São Paulo, para realizar um tratamento e, enquanto cuidava das madeixas, a cabeleireira Tati Britto me passou várias dicas de cuidados, finalização e até mesmo acessórios para cabelo cacheado e crespo.
Eu fiquei tão apaixonada pelas dicas - que muitas eu desconhecia - que resolvi compartilhar com você, afinal, dica boa é dica compartilhada. Então, continue aqui para descobrir quais são esses truques que prometem deixar os seus fios ainda mais bonitos, fortes e saudáveis.
Leia também: 7 penteados para casamento para cabelos cacheados para casamento
escolha o shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo
Que os cuidados com os fios começam ainda na lavagem, eu já sabia, mas fiquei surpresa quando a Tati me contou que o tipo do cabelo pode ajudar a determinar a escolha do shampoo. Segundo a cabeleireira, quanto mais crespo e poroso for o fio, menos ele consegue absorver água e óleo, e mais ele responde ao fator de ressecamento e porosidade. Por isso, ela recomenda que esse tipo de cabelo utilize a técnica low poo ou no poo. Não sabe o que isso significa? Leia aqui a matéria que explica tudo sobre a técnica.
adote o pré-poo
Para proteger o cabelo poroso e ressecado, algo clássico nos fios crespos, a Tati recomenda a técnica pré-poo que basicamente consiste em, antes de lavar os cabelos, aplicar óleo capilar por todo comprimento e ponta dos fios. O produto irá protegê-los durante a lavagem, diminuindo a chance do ressecamento.
nunca dispense as máscaras de hidratação e nutrição
Além do cuidado na lavagem, a cabeleireira reforçou a importância do uso de uma boa máscara capilar. A recomendação é daquelas destinadas a hidratação ou nutrição, já que esse tipo de fio precisa de uma reposição maior da nutrição. “Isso vai fazer com que ele tenha uma melhor definição, mais brilho, e garante que seja mais fácil o desembaraço”, esclarece Tati.
Você também pode gostar: Corte para cabelo cacheado: 10 inspirações para você
tenha sempre um óleo capilar
Se engana quem pensa que os truques de cuidado com o cabelo cacheado se limitam a lavagem. Na finalização, uma das dicas é ter sempre um óleo capilar - de qualidade profissional, reforça Tati. O produto pode ser usado tanto no cabelo molhado como depois do creme, garantindo uma curvatura mais acetinada. Outra forma de uso é com os fios secos, garantindo mais movimento ao cabelo.
No fim, não importa como você usa, o óleo capilar além de ajudar no acabamento, garante uma ponta mais selada, mais maleabilidade e maciez ao cabelo.
escolha a escova certa
Provavelmente você sabe da importância de utilizar o pente ou a escova certos e a dica que recebi foi utilizar uma Tangle Teezer - ou a famosa escova polvo. Isso porque elas funcionam em todas as curvaturas e garantem fios mais soltos. Particularmente, eu uso a Tangle Teezer e sou apaixonada, ela desembaraça os fios de forma super fácil, facilitando ainda mais a finalização.
e um bom creme de pentear
Não há como fugir, um bom creme de pentear irá transformar a saúde e aspecto dos seus fios. Além disso, você pode combiná-lo com mousses e geleias finalizadoras, mas quando for utilizá-los, a dica é passar um pouco de creme ou leave-in antes, para proteger o cabelo, já que os produtos de maior fixação tendem a deixar o cabelo mais ressecado com o passar do tempo.
Durante a minha visita no CAB, a Tati utilizou a linha Encrespando a Juba da Widi Care, produtos que eu já uso em casa e amo. Os cremes entregam alta definição e um volume incrível.
escolha cremes destinados à curvatura do seu fio
Não basta apenas escolher um bom finalizador, é importante também priorizar um destinado a curvatura do seu cabelo. A Tati me deu um exemplo: se você tem um cabelo 2B e utilizar um creme para cabelo 3C, o seu cabelo ficará pesado e sem movimento, ao contrário, o finalizador será muito leve.
Claro que essa dica não é uma regra. Há quem prefira o cabelo mais pesado, enquanto outras gostam dele mais leve e volumoso. Mas essa dica, já te ajuda a escolher o seu finalizador de acordo com a sua preferência.
finalize de acordo com o seu tipo de cabelo
Essa foi a dica que mais me surpreendeu! Enquanto finalizava o meu cabelo, a Tati me contou que é importante observar o tamanho do seu cacho para entender a quantidade de mecha que você finaliza, quanto menor for a tua curvatura, menor teria que ser a mecha de finalização. Isso garante que você consiga definir sem ter acúmulo de mechas, fazendo com que o cabelo fique solto e bem definido.
finalize sem divisão
Ok, esse não é um truque de cuidado, mas eu amei tanto que quis compartilhar. A Tati finaliza o topo do cabelo todo junto, jogando os fios para frente ou para trás, ao invés de escolher um lado específico. Assim, você pode jogar o cabelo em várias divisões ao longo do dia.
seque com uma camisa de algodão
Sim, ao invés de secar o cabelo com a toalha, que levanta muito a estática, utilize uma camisa de algodão que será mais delicada com os fios. Se você possui um cabelo 2A para baixo, aproveite o item para amassar os fios e potencializar ainda mais a formação dos cachos. Já se o seu cabelo for cacheado ou crespo, a utilize para comprimir o comprimento do cabelo diminuindo um pouco do fator encolhimento.