O sexy e ousado anda rondando a moda há algum tempo, princialmente após a pandemia. Vimos e ainda estamos vendo tendências que exaltam o corpo com a ajuda de recortes, transparências e peças mais curtas. Entre elas, um combo de peças em especial anda destacando uma região que por anos ela considerada polêmica: o umbigo.
Blusas curtas e croppeds com peças de cintura baixa, outra tendência polêmica vinda direto dos anos 2000, destacam ainda mais a barriga. O curioso é que o umbigo já foi tabu na sociedade ocidental, sendo considerada um estímulo visual erótico.
Na década de 1960, muitas atrizes foram censuradas por mostrar essa parte do corpo. O umbigo da gênia Jeannie, por exemplo, nunca aparecia na série ‘Jeannie é um Gênio’, apesar de suas roupas curtas. Atualmente, a região deixou de ser tabu e é exaltada por diversas fashionistas e famosas, como Bella Hadid, Anitta, Zoe Kravitz, Kendall Jenner e Hailey Bieber.
Como o cropped veio um pouco antes do retorno da tendência da calça de cintura baixa, a blusa antes era usada com uma segunda peça com um cós mais alto. Esse combo era usado com frequência para fornecer, o que pensavam ser, um look mais elegante e menos ousado.
Agora, esse costume mudou tanto que o tal do cut-out (decotes e recortes) podem ser tão profundos que podem chegar até o umbigo. Ou outras tendências, como a calça e saia cargo e parachute, estão vindo mais baixas do que antes.
O poder do umbigo à mostra pode ser medido pelo retorno de dois acessórios: o body chain (uma corrente que pode ser usada como colar de corpo e normalmente passa pela cintura) e os piercings no umbigo, que foram deixados de lado por um momento e agora retornaram com tudo. E você, está pensando em aderir?