Eu nunca fui de usar legging. A não ser durante uma aula de educação física ou as poucas vezes em que me aventurei em uma academia ou em uma trilha durante uma viagem. Mas essa não é mais a minha realidade. Além de eu ter encontrado alegria na prática esportiva, a minha vida mudou completamente.
Nessa minha fase anti-legging, eu trabalhava presencial todos os dias em escritório - e, naquela época, a tendência athleisure ainda estava longe de ser bem quista pela moda como ela é hoje. Não por acaso, o meu guarda-roupa era recheado de jeans e calças de alfaiataria ou tecidos finos.
Anos depois, a tendência athleisure viralizou, a pandemia fez a gente aposentar o jeans por algum tempo e eu mudei de vida. Não moro mais na mesma cidade, não trabalho mais presencial, decidi começar a me exercitar para ganhar disposição e, de quebra, tenho uma filha, dois cachorros e um dia a dia, no mínimo, dinâmico. Nesse cenário, a legging não só veio a calhar, mas como se tornou uma das minhas peças favoritas.
Foi, inclusive, durante a minha gestação que as leggings se tornaram essenciais no meu guarda-roupa. E eu nunca mais as abandonei! Incorporei pra valer nos meus looks, tornando-os fáceis, confortáveis e muito estilosos, eu juro.
No fim do mês passado, eu tive a oportunidade de viajar a trabalho com o Steal The Look e a Decathlon para conhecer a Mountain Store e os bastidores do desenvolvimento de produtos em Chamonix, na França. Na mala, a Decathlon me enviou vários itens funcionais, e a legging, que também serve como segunda pele térmica, estava entre eles.
Depois de colocá-la à prova sob frio de -11 graus em Chamonix - e ela passou no teste, claro -, trouxe a peça para casa e logo ela se tornou mais uma queridinha dos meus looks cotidianos. O tecido é "molinho" e gostoso de usar por horas a fio, a legging não aperta e nem fica transparente, e, apesar de ser térmica, o seu uso não é desconfortável mesmo quando as temperaturas não estão super baixas. Pode confiar.
Ninguém me pediu, mas eu quis mostrar para você, leitora, como usei legging durante uma semana e provar, de uma vez por todas, a versatilidade dessa peça. Vem comigo:
Comprei este vestido balonê e, antes de conseguir usá-lo como vestido mesmo, eu descobri que ele funciona maravilhosamente bem como blusa com essa legging preta sequinha, para equilibrar o volumão do top. Depois, foi só acrescentar um mocassim tratorado e uma jaqueta de couro para complementar o look e continuar brincando com as proporções.
No dia seguinte, foi a vez de usar a legging com uma camisa leve e fluida. O que já cria um visual interessante, pois a delicadeza de uma peça contrapõe a praticidade da outra. Para arrematar o look, uma boa sapatilha nos pés.
Bom, se você não sabe, quarta-feira também é dia de jogo e eu amo futebol. Decidi, então, usar a camisa do time para o qual eu torço com a legging! Para tornar o visual mais office, incluí o blazer oversized e o mocassim. Lembrando que para o lugar onde eu trabalho, este look funciona.
Neste dia eu acordei ousada, falando "nossa, eu vou surtar, quer ver?". Brincadeiras à parte, eu quis sair da caixa e apostar em uma sobreposição inusitada, mas que não é uma novidade no mundo da moda. Coloquei uma minissaia sobre a legging. O detalhe é que por ser de alfaiataria, a saia confere um ar CLTcore à produção e com a Mary Jane nos pés, ficou um visual divertido para um dia útil na semana.
Sextou, né? E por isso, eu pensei em criar uma produção com mix de texturas, tendo a legging, que é um neutro, como base para pirar nos tops. Trouxe para o look: uma blusa sem alça fluffy e o blazer de couro na cor oliva, a minha grande aposta de próxima cor tendência 2024.
No sábado, fez um calorão, mas nem por isso eu deixei a legging de lado. Combinei-a com um colete de couro vintage, usado aqui como blusa, e mocassim de oncinha nos pés. Um visual fresquinho e muito estiloso, modéstia à parte.
Para fechar a semana de legging, uma produção simples, confortável e estilosa. Com sapatilha nos pés, eu optei por uma blusa levinha e um colete upcycled, ou seja, feito a partir de tecidos vintage retrabalhados em uma nova peça.
Viu como é mais fácil do que você pensava usar legging por uma semana? Espero que, com este conteúdo, eu consiga te ajudar a derrubar o preconceito com a peça, se você ainda o tinha, e instigar a sua criatividade fashion.