Utopiar e Vista Magalu se unem para lançar uma coleção no mês da mulher

por The Look Stealers

Vista Magalu conta com coleções colaborativas periodicamente e, desta vez, Utopiar e Vista Magalu se uniram para lançar uma coleção cápsula, chamada "União que Muda Vidas" que preza a conscientização, visibilidade e o apoio às vítimas de violência doméstica no país. A marca colaboradora é muito mais do que uma etiqueta de moda. As peças são atemporais e despretensiosamente sofisticadas. Shapes versáteis e democráticos, tecidos especiais, acabamentos incríveis e detalhes feitos à mão para que cada peça seja única.

A coleção entre Utopiar e Vista Magalu é composta por quatro modelos de camiseta - feitas a partir de algodão sustentável - e uma jaqueta jeans. Todas as peças contêm frases inspiradoras bordadas à mão, por mulheres que estão inclusas no projeto. Nas etiquetas, utilizadas como um informe, há a sinalização para o número 180, canal de denúncia para atos de violência contra a mulher.

Em 2021, foram registrados 16.327 casos de violência doméstica, o segundo maior número de denúncias dos últimos 12 anos, ficando abaixo apenas de 2019, com 16.861 ocorrências - esses dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

Utopiar e Vista Magalu - magazine luiza - Vista Magalu - moda - Magalu - https://stealthelook.com.br
Foto: Utopiar e Vista Magalu (Reprodução/Instagram)

As artesãs, que criam as peças do projeto Utopiar, são mulheres acolhidas que passaram por algum tipo de violência doméstica. Por questões de segurança, elas escolhem o nome de uma flor para ser usado como codinome, e este vai anexado na etiqueta e, ao comprar uma peça, você sabe quem a fez e pode conhecer um pouco de sua história.

As colaboradoras começam a participar de oficinas semanais gratuitas e remuneradas, onde aprendem técnicas de bordado, block print e tingimento. O projeto da marca sustentável é uma forma de ajudar as mulheres a resgatarem a autoestima, a fim de gerar renda e ajudá-las a reescreverem as suas histórias. Ao final do curso, as "flores" podem optar por entrar para o time que produz as peças da Utopiar, para desenvolver o trabalho manual dos itens.

Utopiar e Vista Magalu - magazine luiza - Vista Magalu - moda - Magalu - https://stealthelook.com.br
Foto: Utopiar e Vista Magalu (Reprodução/Instagram)

Além de engajada em causas sociais, a Utopiar também pensa no meio-ambiente. Sempre que possível, elas pautam as escolhas de processos e matérias-primas pelos princípios da sustentabilidade. A marca desenvolveu uma técnica de tingimento que zera o desperdício de água, além de privilegiar o uso de tecidos orgânicos, reciclados e/ou certificados e sugerem formas para as clientes prolongarem a vida útil de suas peças.

Utopiar e Vista Magalu - moda - Vista Magalu - Magazine Luiza - Magalu - https://stealthelook.com.br
Foto: Utopiar e Vista Magalu (Reprodução/Instagram)

A colaboração entre a Utopiar e Vista Magalu veio de forma orgânica, já que ambas as marcas convergem valores e ideias, como o combate à violência doméstica, além de uma moda mais justa e sustentável. 

LEIA MAIS:

A origem das peças mais icônicas e famosas da história da moda

9 marcas brasileiras que realmente valem a pena conhecer, de acordo com as nossas editoras

5 marcas de beleza que possuem iniciativas sociais e sustentáveis

Você também vai gostar