Se tem algo que se tornou um desafio atualmente é diminuir o vício no celular. Por ter se tornado algo tão importante tanto para nossa rotina pessoal, quanto para a vida profissional, separar o que é necessidade do que é vício é cada vez mais difícil quando se trata do smartphone.
Estar constantemente conectado além de poder causar problemas de visão, insônia e tendinites, também piora a saúde mental, segundo pesquisa da UFMG divulgada pelo G1. Outro impacto negativo desse costume é a perda do foco, já que nos acostumamos a estar o tempo todo verificando as notificações das redes sociais.
Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a diminuir o vício e estar mais presente na vida offline. Vem ver:
Leia também: O que é Sleep Hygiene e como incorporá-lo na rotina

como diminuir o vício no celular
tenha tempo certo para checar as redes sociais
Estabeleça horários e um tempo fixo para checar as redes sociais no tempo livre. Para garantir que você não vai ultrapassar o limite, use o alarme. A dica é diminuir um pouco mais o tempo a cada semana, assim dá para se acostumar aos poucos a ficar menos tempo em frente a tela.
defina um local fixo para deixar o celular
Já reparou que temos o costume de estar com o celular sempre em mãos? Para se livrar desse hábito, defina um local fixo para deixar o smartphone. Dessa maneira, sem o aparelho sempre ao alcance, você evita o costume de mexer automaticamente.
deixe o celular em preto e branco
As cores vibrantes dos aplicativos nos estimulam visualmente e, por consequência, aumentam o vício no celular. Por isso, alterar as configurações do aparelho para deixar a tela em preto e branco pode ajudar.
“Quando você tem uma tela em preto e branco, a probabilidade de você passar muito tempo nela é certamente reduzida", disse Daria Kuss, professora associada de psicologia na Universidade de Nottingham Trent, no Reino Unido, para a CNN.

ative o modo "não perturbe"
As notificações distraem e fazem com que a gente fique checando o celular o tempo todo. Com as configurações de "não perturbe", o celular é silenciado, as notificações não aparecem na tela e não há nenhum tipo de toque ou vibração.
use o computador
Pode parecer besteira, mas trabalhar ou estudar no computador, mantendo o celular longe, ajuda muito no foco. Se você precisa usar o WhatsApp para trabalhar, por exemplo, abra-o no navegador, assim não há distração com as notificações de outros aplicativos.
tenha um hobby que te tire da frente das telas
Por fim, é importante focar em outras coisas para diminuir o vício no celular. Então, que tal ler um livro, fazer cerâmica fria, aprender crochê, colorir ou até se dedicar a customizar roupas? Ter um hobby faz bem para a saúde mental e ajuda muito a passar o tempo fora das telas. Em um momento em que parece que vivemos em função do celular, nada melhor que lembrar que há outras formas de diversão.