Visitamos a exposição “Margiela: In the Void” e te contamos tudo

por Miriam Spritzer

A poucos passos do caos das paredes grafitadas de Wynwood, ou das grandes marcas de luxo do Design District, está um daqueles melhores lugares de Miami que poucos conhecem: o museu da Parodi Costume Collection, que está agora com a exibição "Margiela: In the Void", um tributo ao designer Martin Margiela trazendo ao público algumas de suas peças mais icônicas e controversas dos anos 1990 ao início dos anos 2000.

Para dar um pouco de contexto, a Parodi Costume Collection é uma das principais organizações que coleciona e restaura peças importantes da história da moda e, além do trabalho de restauração e arquivamento, a empresa também facilita e participa das mais renomadas exposições de moda no mundo todo. Não é à toa que esta é a primeira e única exposição que observa e explica a obra de Martin Margiela. 

A escolha da palavra obra não é ao acaso, uma vez que a exposição, apesar de ser efetivamente de moda, foi curada e exposta como uma exibição de arte mesmo, com instalações, fotos e peças de roupa e acessórios que não completam uns aos outros, mas destacam o vácuo e a crítica à indústria da moda que Martin Margiela sempre trouxe em suas coleções.

Maison Margiela - Margiela: In the Void - exposição - Verão - Miami - https://stealthelook.com.br
Foto: Margiela: In the Void (Reprodução)


A exibição é feita com a colaboração da marca Byronesque e conta com um texto de Alexandre Samson, historiador de moda e curador que já escreveu um livro sobre Martin Margiela. No texto, ele explica um pouco sobre a história do designer e sua persona quase que invisível ao público geral, fazendo o contraponto com a narrativa que se pode explorar ali no espaço. Este destaque ao vazio, de o que falta para completar cada um dos looks expostos, é preenchido pela interpretação de quem visita.

Logo de cara, o visitante se depara com saltos de sapatos colocados embaixo de um clássico trench coat, uma referência ao desfile do verão de 2000, onde as modelos tiravam os saltos de seus sapatos na passarela destacando-os. Enquanto no outro lado, a peça que até hoje é a mais vendida e procurada da marca, o oversized jeans que debutou na coleção de inverno de 2000. A peça aqui se encontra atrás de uma pequena cortina de franjas que remetem ao cabelo humano, referência dos detalhes do look apresentado na passarela.

Maison Margiela - Margiela: In the Void - Margiela: In the Void - Verão - Miami - https://stealthelook.com.br
Foto: Margiela: In the Void (Reprodução)

A famosa jaqueta Duvet de 1999, ao invés de estar em um manequim, desta vez é exposta literalmente em uma cama, enquanto os vestidos Trompe L’Oeil estão pendurados nas paredes como pinturas de fato.

Maison Margiela - Margiela: In the Void - Margiela - Verão - Miami - https://stealthelook.com.br
Foto: Margiela: In the Void (Reprodução)

Como o Martin Margiela era extremamente privado, os looks são deliberadamente incompletos para dar espaço à interpretação. Cada peça exposta é acompanhada de uma “etiqueta”, seguindo o estilo da Maison, que conta a história da peça e o vácuo que ela deixa, dando o verdadeiro destaque às histórias, referências e teorias por trás de cada um deles. Afinal, acima de tudo, Martin Margiela era de fato um artista conceitual.

Os visitantes ainda são convidados a participar da exibição através de polaroids, do mesmo modelo que Margiela sempre usou. Assim, cada um documenta a mostra do seu jeito e as fotos são registradas no catálogo da exposição, algo que promete ter ainda mais impacto uma vez que seja vista em outras partes do mundo. As fotografias instantâneas ainda são um perfeito souvenir da experiência de viver o mundo da maison por alguns momentos.

Maison Margiela - Margiela: In the Void - Margiela - Verão - Miami - https://stealthelook.com.br
Foto: Margiela: In the Void (Reprodução)

Para quem quer ver a exposição "Margiela: In the Void" pessoalmente em Miami, ela fica aberta ao público até o dia 05 de Abril no Parodi Costume Collection. A entrada custa US$ 20.

Você também vai gostar