Faz mais ou menos um mês que eu estou obcecada pela Raye. A cantora britânica, de ascendência ganesa e suíça, faz um som meio jazzy e, ao mesmo tempo, pop e R&B, e é uma artista completa: ela toca (piano, violoncelo e flauta), canta e compõe - aliás, fica aqui a curiosidade: ela já escreveu para grandes nomes como Beyoncé, Rita Ora e Ellie Goulding.
A cantora, que chega ao Brasil este mês para se apresentar no C6 Fest em São Paulo, foi alçada à fama aos 19 anos, no entanto, "ficou na geladeira" e trabalhando para a gravadora Polydor por muito tempo até que expôs a situação no X (ex-Twitter), viralizou e conseguiu se desvencilhar do contrato. Ao lançar o seu primeiro álbum "My 21st Century Blues" de forma independente em 2023, ela foi não só reconhecida pelo público como também por premiações, ganhando seis categorias do BRIT Awards este ano.
Recentemente, Raye esteve na primeira segunda-feira de maio mais famosa do mundo, o Met Gala, e já foi garota-propaganda de uma campanha da Skims, marca de Kim Kardashian que galga posições na The Lyst Index a cada trimestre. Ela também tem marcado presença nas semanas de moda, especialmente nas primeiras-filas de Coach e Saint Laurent.
Porém, a sua relação com a moda vai além disso.
A cantora contou com o designer Nigo e o time da Kenzo para confeccionar alguns dos figurinos da sua turnê. As criações todas bebem na fonte da década de 1950, com nostalgia e um twist moderno, claro. Em entrevista à Vogue britânica, Raye confessou que é obcecada pelo "Hollywood glamour" e como os artistas naquele período se expressaram através da música e de suas performances ao vivo.
Aliás, essa admiração pelo estilo dos anos 50 domina as produções de Raye fora do palco também, quando vai a eventos ou outras apresentações. Elementos como o corset, os comprimentos longos e midi, a modelagem ajustada ao corpo, os scarpins super elegantes e até mesmo a beleza da cantora remontam à época.
Quando está off duty, no entanto, Raye dispensa o glamour para apostar em moletons, camisetas e jeans; quase tudo bem solto e muito confortável.
Agora, vamos explorar alguns dos looks da Raye mais impactantes dos últimos anos. Vem comigo:
Mais do que o "Hollywood glamour", o que se vê em muitos visuais da Raye é uma inspiração quase vitoriana, mas com muita pele à mostra. O detalhe da flor no pescoço torna o look super atual, já que o acessório se tornou muito popular no ano passado.
Outra marca que tem uma boa relação com a cantora é a Fendi. Além de ter assinado o seu look do Met Gala, a grife italiana também a veste em alguns shows, como é o caso deste visual sóbrio e muito chique.
Em casa para o Natal, mas sem abrir mão da estética 50's. O vestido Kenzo ganha mais charme com a transparência e fica divertido por combinar a estampa com o sapato.
No evento anual da GQ, Raye apareceu femme fatale com um longo de látex da marca Atsuko Kudo, que produz peças couture para outras vozes femininas poderosas como Madonna, Ludmilla e Beyoncé.
O amor de Raye por esse "Hollywood glamour" é tão grande que a mesma busca até peças vintage para compor os seus looks. Este corset é de uma loja de segunda-mão especializada em itens de outras décadas.
Vale apontar também a sutil referência a muitos looks de Marilyn Monroe.
Lembra que falamos dos momentos off duty? Pois é, aqui está um deles. De férias, a cantora não abre mão dos acessórios marcantes.
a beleza da Raye
Eu não poderia acabar este texto sem falar da beleza da Raye, afinal, parte do seu visual é composto também pelas escolhas de cabelo e maquiagem.
Embora eu não tenha encontrado entrevistas da cantora ou da sua equipe afirmando, acredito fortemente que ela olha muito como referência personalidades como Marilyn Monroe, Diana Ross, Donyale Luna, Estelle Bennett e Lola Falana.
Se para as roupas, Raye visa a década de 1950, na beleza são os anos 60 que brilham. Do corte bob milimetricamente escovado para dentro ao olho à la Cleópatra de Elizabeth Taylor. Para modernizar o visual, a maquiadora Lan Nguyen-Grealis usou o batom marrom, um aceno aos 90's.
Vale o destaque para o olhar fulminante de Raye. Ultimamente, a cantora tem apostado nesse look bem delineado por toda a volta.
Para encerrar, uma curiosidade: Raye contou em entrevista à Cosmopolitan que usa o mesmo perfume desde a adolescência. A fragrância é a "Empressa" da marca Penhaligons.
Gostou do estilo da Raye? Então, aqui está uma seleção de peças inspiradas nos looks da cantora britânica:
Ah! E se você quiser ouvi-la, aqui está uma das apresentações mais bonitas que Raye já fez: