Jeans skinny, sapatilhas, estampas de oncinha, maquiagem messy com olhos esfumados, meias-calças coloridas ou texturizadas - todos esses elementos compõem a estética que dominou a primeira década do milênio, recentemente apelidada de indie sleaze. Com o lançamento da cinebiografia de Amy Winehouse, o visual é novamente revisitado, ecoando nas últimas coleções de Miu Miu e McQueen. Essa nova iteração da tendência ganhou o apelido de Camden Girl.
Camden Town é uma região do Norte de Londres, famosa pela cena punk dos anos 70, ainda repleta de brechós e locais de shows até os dias de hoje. Também foi um epicentro do movimento indie dos anos 2000, liderado por nomes como Winehouse e The Libertines.
O apelo rock’n'roll e o clima bagunçado estão em sintonia com o crescente desejo por autoexpressão e reação contra estéticas dominantes como quiet luxury e clean girl. A aposta é em um estilo mais espontâneo, menos milimetricamente planejado, com pitadas de rebeldia e subversão.
“Back to Black”, dirigido por Sam Taylor-Johnson, reconta a história do talento imensurável e do final trágico de Amy Winehouse. O longa, que já estreou no Brasil, é fiel ao estilo da saudosa Amy, que tinha entre suas marcas registradas o toque retrô rockabilly e um mix inusitado de detalhes românticos e peças do universo sportswear, tudo pontuado com muita atitude.
Os jeans wide leg e retos têm sido os queridinhos há algum tempo, mas nas passarelas do Inverno 2024, o polêmico skinny foi quem roubou as atenções.
Leia mais: Existe um futuro para o jeans skinny?
Contrastando com o clima predominantemente ladylike de seu desfile, a Miu Miu fechou a apresentação com o jeans justinho direto do guarda-roupa indie de 2007.
Fotos de paparazzi de Amy Winehouse e Kate Moss durante essa época estavam no moodboard de Sean McGirr para sua estreia na McQueen, e a inspiração fica clara não necessariamente pelos looks, mas pelo espírito provocativo e transgressor da coleção.
Na Balenciaga, a opção foi por versões usadas com botas de cano longo.
Short jeans cortado é outro item indispensável da estética que remete a Alexa Chung e a Kate Moss em festivais de música.
A inigualável Rihanna adotou o estilo messy em uma de suas últimas saídas, surgindo com casaco de pelúcia de oncinha e camiseta de banda.
Outra favorita, a silhueta bodycon, também pede passagem. Vestidos no estilo com lingerie à mostra são bons exemplos para aderir.