Você sabe precificar os seus produtos? 8 dicas para não errar nos preços

por Fábio Monnerat

A marca está pronta! Você pensou em todos os detalhes com muito carinho, mas se o preço não estiver certo, pode ter certeza de que uma hora a conta vai chegar. Parece meio óbvio, mas não é. Muitas marcas se perdem na hora de precificar adequadamente seus produtos e acabam tendo prejuízos ou não conseguindo dar passos maiores como ir para o atacado por falta de margem. Depois que seu cliente já está acostumado com os valores que você começou a cobrar, fica muito mais difícil ajustar. 

Caso você esteja passando por esse problema, não se culpe. Precificar produtos de moda é uma das tarefas mais árduas que existem, especialmente em um mercado tão dinâmico e competitivo. No entanto, uma estratégia de precificação eficaz é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio e dar um gás nos lucros. Preparei algumas dicas para ajudar na precificação:

1. conheça os seus custos

Antes de definir o preço de um produto, é fundamental ter uma compreensão clara de todos os custos envolvidos na produção, incluindo matéria-prima, mão de obra, custos de fabricação, embalagem, transporte, produção de fotos e conteúdo, e marketing. Certifique-se de incluir todos os custos fixos e variáveis para determinar o custo total de produção de cada item.

2. determine a margem de lucro

Após calcular os custos, determine a margem de lucro que deseja obter em cada produto. Leve em consideração fatores como a demanda do mercado, a concorrência e a percepção de valor do cliente. Uma margem de lucro saudável é essencial para garantir a viabilidade financeira do negócio a longo prazo.

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Foto: @micrisstinaa (Reprodução/Pinterest)


3. pesquise a concorrência

Pesquise o mercado para entender os preços praticados pela concorrência e identificar o posicionamento do seu produto em relação a eles. Considere também o valor percebido pelo cliente, levando em conta exclusividade, valor de marca e design do produto. Diferenciar sua marca no design pode te dar mais chances de praticar preços melhores. 

4. entenda o regime tributário da empresa

Para precificar os produtos, é preciso incluir a quantidade de impostos a serem retidos no valor dos itens. No Brasil, cada CNPJ deve enquadrar-se em um regime de tributação. Os regimes tributários mais comuns entre as empresas brasileiras são o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Seu contador é muito importante para te ajudar nessa etapa.

5. precificação dinâmica

Nas datas importantes do varejo, você pode oferecer um desconto de 20% em todas as peças para estimular as vendas. Ou, se estiver lançando uma nova coleção, pode oferecer um preço promocional durante as primeiras semanas para gerar entusiasmo e buzz em torno dos novos produtos. Só tenha cuidado com o excesso de cupons e promoções, não queremos que o cliente só busque sua marca quando ela oferece uma vantagem, isso pode comprometer seu planejamento.

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Foto: Set Active (Reprodução/Pinterest)

6. considere a elasticidade da demanda

Entenda como a mudança nos preços afeta a demanda pelos seus produtos. Em geral, produtos de moda tendem a ter uma demanda elástica, o que significa que pequenas alterações nos preços podem resultar em grandes mudanças na quantidade demandada. Esteja atento a esse aspecto ao definir sua estratégia. Ajustar os preços depois da marca lançada é muito mais difícil e arriscado.

7. tenha opções de preço

Quando você estiver lançando sua coleção, ofereça diferentes opções de preço para atender a vários segmentos de clientes. Você pode ter desde a linha básica a um preço mais acessível até a premium com design exclusivo a um preço mais alto.

Uma coleção bem pensada trabalha com, pelo menos, 60% dos produtos dentro do preço médio que a maioria dos clientes costuma comprar e 10% de peças mais elaboradas e caras. Elas vão fazer com que os clientes entendam qual é a verdadeira essência da sua marca. Esses produtos mais caros vão ajudar na hora de montar vitrines, de enviar um presente para algum famoso e vão chamar atenção nas redes sociais. Caso você não os venda, não tem problema. Eles representam apenas 10% da sua coleção; a função deles é auxiliar no posicionamento.

8. monitore e faça as contas sempre

Acompanhe regularmente o desempenho da estratégia para precificar e esteja preparado para fazer ajustes conforme necessário. Se você perceber que um produto não está vendendo conforme o esperado, pode ser necessário reavaliar o preço ou considerar outras estratégias, como promoções ou kits. Quanto mais rápido você agir, menores as chances de ter muitos produtos na época da liquidação. Lembrando que atualmente uma “liqui” com menos de 40% de desconto raramente chama a atenção do cliente.

Precificar pode até parecer um "bicho de sete cabeças"; no começo é mesmo, mas é super importante para o sucesso da sua marca. Peça ajuda, busque cursos e profissionais da área; isso vai te dar muita paz depois que tudo estiver pronto. Seguindo essas dicas e mantendo-se atento às necessidades dos clientes, você estará melhor posicionado para alcançar o sucesso e a rentabilidade no competitivo mundo da moda.

Essas são apenas algumas das dicas para te ajudar a precificar corretamente os seus produtos e mais, garantir que a sua marca de moda seja bem-sucedida e possa expandir. Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem precisa ler este post.

Quem escreveu este post?

Fábio Monnerat é especialista em branding, e trabalha com conteúdo de moda e marcas no ambiente digital e offline. Agora, ele também assina uma coluna mensal no Steal The Look para falar sobre negócios de moda.

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