A clean beauty, ou seja, o retorno no básico, é uma tendência de beleza que está crescendo no mundo todo e é graças a ela que as pessoas têm procurado maneiras de consumir de um modo mais sustentável e ético com o meio ambiente. Foi a partir dessas premissas que surgiram os produtos sem água no universo da beleza, seguindo propostas mais ecológicas e que não levam esse recurso natural em suas composições.
A água é um dos principais ingredientes nos cosméticos, usada para dissolver ou até mesmo para melhorar a consistência e tornar a aplicação mais fácil sob a pele. Observe os rótulos de seus produtos preferidos como tônicos, sérum e gel, todos eles possuem grandes quantidades de água em suas fórmulas. Apesar dos benefícios, algumas empresas estão começando a produzir produtos sem água, gerando uma nova polêmica no universo beauté.
Os produtos que possuem grandes quantidades de água em suas composições não necessariamente são bons ou naturais, isso se deve ao fato de que muitos fabricantes utilizam a água apenas para preencher, ou seja, para que ele tenha uma quantidade "maior" na embalagem sem precisar alterar a composição dos outros ingredientes. Porém, com isso o produto está sujeito a ter mais chances de proliferação de germes e bactérias e logo, é necessário adicionar conservantes que matam essas bactérias, ou seja, trazendo ainda mais ingredientes químicos em contato com a nossa pele.
_produtos à base de água e riscos para pele e cabelo
Como já falamos, a alta quantidade de água em um produto torna necessário o uso de conservantes que irão matar as bactérias, dessa maneira o produto deixa de ser cada vez mais natural, com ingredientes que irão fazer bem à pele, por ter altos produtos químicos. Mas, um outro fator que influencia a danificação da pele, e é uma das justificativas para o crescimento dos produtos sem água, é que por mais que a água pareça hidratante, quando em contato direto com a pele ela não é.
Os produtos à base de água na verdade, causam ressecamento na pele e nos cabelos, quando essa água evapora ela leva junto os óleos naturais e saudáveis que nosso corpo produz, que são os responsáveis pela hidratação dos nossos fios e pele.
_produtos à base de água e os riscos ao meio ambiente
Outro fator que torna o consumo de produtos sem água tão importante é que esses produtos que possuem muita água em sua composição afetam também ao meio ambiente. A indústria de beleza é uma das maiores responsáveis pela produção de embalagens plásticas que não são possíveis reciclar e quando um produto é completado com água, a sua eficiência diminui, logo, quem o consome em breve terá que adquirir um novo produto, com a mesma embalagem que é de difícil reciclagem, gerando um ciclo vicioso.
_o que são os produtos sem água
O conceito de produtos sem água surgiu em 2015 na Coreia do Sul, um dos principais países quando se trata do lançamento de tendência de beleza. O propósito inicial dos produtos era garantir uma durabilidade e qualidade maior à pele e fios de cabelo, mas hoje em dia com o crescimento do interesse em sustentabilidade e ingredientes orgânicos, esse tipo de produto está ganhando cada vez mais espaço no mercado e nos nécessaires.
A produção de cosméticos que não levam água tem crescido no mundo todo, um dos principais é o shampoo em barra, a sua praticidade para carregar, os seus ingredientes naturais e orgânicos são algumas das vantagens que atraem os olhos de nós consumidores. Mas, a nova promessa são os produtos de maquiagem e skincare, já existem algumas empresas que estão produzindo cosméticos naturais que não levam água na sua composição, oferecendo produtos orgânicos e benéficos para a nossa pele.
Os produtos sem água realmente são a nova promessa do mercado. Não podemos esquecer de que a água é um recurso natural esgotável, por isso é tão importante que façamos escolhas por produtos que a utilizem menos em sua composição, além de serem benéficos para nosso corpo e meio ambiente, este tipo de produto é prático para viagens, dispensa embalagens plásticas e você irá garantir um produto que irá durar por muito tempo.