BELEZA
foto: reprodução / Instagram @robpovey
Quando estamos mais estressadas do que o normal, os níveis de hormônios do estresse naturalmente aumentam, o que aciona uma maior produção de óleo das glândulas sebáceas, que pode desencadear o aparecimento de cravos e espinhas.
foto: reprodução / Pinterest
O que torna acne por estresse basicamente uma acne hormonal, a diferença está no timing.
foto: (Reprodução / Instagram)(Rebecca)
A acne por estresse é desencadeada, principalmente, por estresse emocional que gera uma liberação de diversos hormônios e substâncias químicas, entre eles o cortisol.
foto: reprodução / Instagram @ayeshaamir
Quando o nível de cortisol está alto, ele impacta negativamente e bagunça diversos sistemas do corpo, levando a uma maior produção de oleosidade no rosto. Esses cravos e espinhas surgem principalmente nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T - na testa e no nariz.
foto: (Reprodução / Instagram)@robpovey
Já a acne hormonal aparece normalmente no queixo e maxilar e deve ser investigada a fundo junto a um especialista. Se você sempre nota o surgimento das inflamações no mesmo período do mês, como no início do ciclo menstrual, sua acne pode estar relacionada aos hormônios.
foto: reprodução / Instagram @beautifulbybreakfast
O aumento dos níveis de androgênio têm o mesmo efeito nas glândulas sebáceas, isto é, mais oleosidade que ocasiona cravos e espinhas na pele.
foto: (Reprodução / Instagram) @blythlie