Se você abriu esse post, é porque provavelmente já sabe o que é o matchá, e quais são seus benefícios. Ele é um chá extraído da mesma erva do chá verde, a Camellia sinensis. A diferença entre eles é que o matchá é feito das folhas mais jovens, que são protegidas do sol e depois convertidas em pó e, por isso, tem uma maior concentração de cafeína, teanina e clorofila, fornecendo antioxidantes poderosos para o organismo.
O gosto divide opiniões, mas a energia e vantagens proporcionadas por esse mágico pozinho verde, são unânimes. O matchá é muito benéfico para a saúde e é considerado um dos melhores superalimentos. Ele é rico em clorofila, que atua na redução da retenção de líquido, prevenção de doenças, e em antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, acelera o metabolismo, ajuda no controle da pressão arterial e na redução dos níveis de colesterol, reduz o estresse, melhora o humor e aumenta sua energia de uma forma muito mais saudável e constante do que o café. Entre muitos outros fatores.
Como grandes fãs e adeptas do matchá, hoje viemos te mostrar algumas maneiras diferentes que você pode incluí-lo em sua alimentação. Confira:
matchá latte
- 1 colher de chá de matchá;
- 2 xícaras de leite de amêndoa (ou outro leite vegetal de sua preferência);
- 1 colher de sopa de mel.
Além de super fácil de ser feito, o matchá latte é uma ótima alternativa para o café da manhã. Comece fervendo o seu leite vegetal e dissolva o pó do matchá em um pouco de água quente. Adicione a mistura do matchá com o leite fervendo e bata bastante com um garfo ou fuê. Sirva em uma caneca e aproveite!
panqueca de matchá
- 2 ovos;
- 2/3 xícara de leite;
- 1/4 de xícara de óleo de coco derretido + óleo adicional para fritar;
- 1/4 xícara de açúcar;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 2 colheres de matchá em pó;
- 1 colher de fermento em pó;
- 1 pitada de sal.
Em um bowl, comece misturando os ingredientes molhados, em seguida adicione os secos e mexa até virar uma massa homogênea. Unte uma frigideira e despeje uma concha da massa, deixe fritar até dourar os dois lados e sirva com frutas e iogurte.
cookie de matchá (sem forno)
- 2 colheres de farinha de coco;
- 1 colher de farinha de amêndoa;
- 1 colher de sopa de leite;
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 1/2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 1/2 colheres de chá matchá em pó;
- 2 colheres de chá de manteiga;
- 1-2 colheres de chá de chips de chocolate.
Adicione todos os ingredientes, sem exceção, em um bowl e misture até virar uma massa homogênea e maciça. Molde-a em diversas bolinhas e leve-as à geladeira por 30 minutos.
sorvete de matchá
- 160g de iogurte grego;
- 275g de leite condensado;
- 20g de matchá em pó;
- 300g de creme de leite fresco gelado.
Essa não é a mais saudável das receitas com matchá, mas é uma ótima opção para quem quer uma sobremesa saborosa, não muito doce e que fornece uma super energia. Comece misturando o iogurte, o leite condensado e o matchá em um bowl. Em seguida, bata o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly e adicione à mistura. Transfira para um recipiente com tampa e leve ao freezer por pelo menos 6h.
LEIA MAIS:
6 ingredientes e alimentos que dão energia - e não são café!
6 receitas fáceis e gostosas para você testar no café da manhã
Comer intuitivo: o que é, como fazer e porque está todo mundo falando sobre