5 coisas que melhorei na minha rotina após o teste de DNA

por Isabella Aredes

Há mais ou menos um ano, comecei a me interessar por maneiras eficientes de cuidar da minha saúde. Minha rotina está mais apertada com as obrigações pessoais e de trabalho, então, qualquer otimização no meu dia a dia é super bem-vinda. Por isso, eu resolvi fazer um teste de DNA que traz informações personalizadas para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. Escolhi o kit Sommos DNA Equilíbrio, que estuda sua dieta, pele, reação a medicamentos, sono, estresse e mais alguns aspectos, perfeito para quem busca mais autoconhecimento. 

Vou dar uma breve explicação de como foi o processo de coleta do material genético: você recebe uma caixinha em casa com um swap e algumas instruções - você não pode comer nada nem mascar chicletes 30 minutos antes de fazer a extração de saliva. Depois desse intervalo, você coloca o cotonete na parte interna da bochecha e passa 10x vigorosamente sem tirar da boca. Depois é só colocar no tubo, balançar, colar um adesivo de identificação que já vem no kit e enviar para análise. Pronto!

Isa Aredes - sommos dna - teste de DNA - verao - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Isa Aredes (Steal The Look)


Depois de alguns dias de espera, o resultado chegou e eu marquei uma consulta com uma especialista em genética da própria Sommos DNA (que faz parte do Grupo Fleury). Com uma consulta de quase duas horas para tirar minhas dúvidas, consegui fazer melhorias consideráveis na minha rotina.

Alguns pontos me chamaram atenção no laudo de 78 páginas e me fizeram mudar hábitos que aumentaram consideravelmente minha qualidade de vida. Aqui estão eles! 

1. parei de ingerir glúten por um mês

Isa Aredes - dna - teste de DNA - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Isa Aredes (Steal The Look)

Vou começar pelo maior choque: o teste indicou uma possível intolerância a glúten - algo que eu nunca tinha cogitado nos meus quase 30 anos de vida até fazer uma consulta mês passado onde a médica levantou a possibilidade e eu ignorei.

Apesar de não ser celíaca, tudo indica que provavelmente tenho algum nível de sensibilidade a essa proteína e o teste só me ajudou a dar mais força a teoria. Desde criança, sempre tive algumas manchas nas costas que não saíam por nada, fiz todo tipo de procedimento a conclusão era sempre: ESTRESSE. Nada resolvia o problema até cortar o glúten por um mês depois que realizei o teste e elas sumirem consideravelmente. 

2. comecei a ter mais atenção no skincare

isa aredes - teste de dna - teste de DNA - verao - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Isa Aredes (Steal The Look)

Outra coisa que me chamou atenção foi o risco aumentado de glicação, uma reação que causa a perda de elasticidade do colágeno, aumentando possibilidade de rugas e flacidez na pele (risos nervosos). Nunca fui uma pessoa que se esforçou no skincare, mas depois de entender que tenho essa pré-disposição comecei a ter mais cuidado e estou investindo no hidratante todos os dias.

3. comecei a praticar corrida

isa aredes - teste de dna - teste de DNA - verao - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Isa Aredes (Steal The Look)

Nem só de notícias ruins vive este teste, ok? Também descobri que tenho alto desempenho em corrida de alta velocidade e maior capacidade aeróbica, então estou investindo na modalidade com mais seriedade. Com o resultado, me senti mais confiante e aumentei minha quilometragem nas corridas semanais, até participei da maratona de Porto Alegre recentemente! Minha meta é que, em um ano, eu corra minha primeira meia maratona.

4. entendi a importância da suplementação

Outros pontos interessantes que discuti na consulta genética que chamaram minha atenção foi: eu tenho uma necessidade maior em algumas vitaminas, como A, B9 e D.

Alguns meses atrás, eu já havia passado em uma médica integrativa que me passou alguns suplementos, que me deixaram muito mais disposta. Agora que tive a comprovação pelo teste de DNA que de fato o meu organismo tem uma necessidade maior em algumas vitaminas, então estou tomando os suplementos diariamente (às vezes, eu esquecia, ops!).

5. criei um guia de quais remédios priorizar

Como o teste é super completo, ele mostrou que tenho resposta diminuída a alguns medicamentos, como omeprazol e salmeterol, um broncodilatador - sou asmática, então foi super legal saber. Assim, na consulta, fui orientada a sempre andar com essa lista de remédios no meu celular pra tomar decisões melhores em uma crise de asma ou em alguma compra de rotina na farmácia, algo que fez toda a diferença.

Se você ficou interessada em conhecer mais sobre seu corpo, algumas considerações: o teste não precisa de prescrição médica, visto que não é um diagnóstico, mas sim serve como orientação para uma futura consulta com um nutricionista, por exemplo, já que ele mostra informações personalizadas de acordo com o estudo do seu material genético. Além disso, ele pode ser feito em qualquer lugar, já que a Sommos DNA envia para todo o Brasil. Dica: ele também é uma ideia super diferente e legal para presentear e cuidar de quem você ama. 

Aproveitando: toda a comunidade do Steal The Look tem R$ 200 de desconto no seu teste! Basta usar o promocode STEALTHELOOK <3

Você também vai gostar