5 curiosidades sobre a São Paulo Fashion Week que você pode não saber
A maior semana de moda da América Latina começa hoje! É claro que eu estou falando da emblemática São Paulo Fashion Week! Esta é a edição de número 58, que vai até o dia 21 deste mês e tem no line up marcas como Alexandre Herchcovitch, Dendezeiro, Martins, Bold Strap e Artemisi. Para já entrar no clima e celebrar a nossa moda nacional, separei 5 curiosidades sobre essa semana de moda.
Leia Mais: Paulo Borges, idealizador do SPFW é o nosso convidado do The Look
uma semana e vários nomes
Antes de ficar conhecida como São Paulo Fashion Week, essa semana inicialmente levou o nome de Phytoervas Fashion através da parceria de Paulo Borges e a empresária Cristiana Arcangeli entre os anos 1993 e 1996. Depois disso, o evento passou a se chamar Morumbi Fashion Week a partir da junção de Paulo Borges e o Shopping Morumbi. Foi só em 2001 que essa semana passou a se chamar São Paulo Fashion Week.
presença internacional
Durante todos esses anos, a SPFW atraiu milhares de modelos para passarela, inclusive modelos internacionais e reconhecidas como Naomi Campbell em 2003 para Rosá Chá, Kate Moss em 1999 para Ellus, Paris Hilton em 2010 para Triton e Candice Swanepoel, que desfilou em várias ocasiões. Ainda vale destacar que essa semana de moda também foi a casa de várias tops brasileiras por muitos anos, como Gisele Bündchen e Adriana Lima.
onde acontece o SPFW?
Ao longo dos anos, a São Paulo Fashion Week explorou a cidade de São Paulo e trouxe, em suas primeiras edições, o Phytoervas Fashion para o bairro da Vila Olímpia, depois para o Shopping Morumbi durante os anos de parceria com o estabelecimento. Desde 2001, o SPFW já foi realizado em lugares como Teatro Municipal, Parque Villa Lobos, Espaço ARCA, Komplexo Tempo e em 2024 volta para o Parque do Ibirapuera — que foi sua casa por muitos anos.
incubadora de moda
A São Paulo Fashion Week foi responsável por alavancar a carreira de várias marcas nacionais como Alexandre Herchcovitch. Mas foi em 2017 que a SPFW deu início ao Projeto Estufa, uma incubadora de moda para pequenas marcas que trazem um novo olhar para a moda brasileira e para o futuro. Através deste projeto, marcas como Aluf, Lucas Leão e Korshi 01 ganharam ainda mais destaque na moda nacional.
um desfile memorável
Há 20 anos, na edição de junho de 2004 da São Paulo Fashion Week, Jum Nakao fez, na minha opinião, o desfile mais memorável desta semana de moda. O desfile manifesto foi uma surpresa para quem estava assistindo e também para quem estava desfilando. A ideia de Nakao era uma manifestação contra a globalização do mercado de moda que cada vez mais exigia uma moda rápida, barata, sem ética e tecidos não duráveis.
Para que esse desfile manifesto fosse possível, Jum Nakao apresentou peças em diversos tipos de papel, com diferentes gramaturas, texturas e técnicas de renda em corte a laser. Foram mais de 700 horas de trabalho e 200 profissionais envolvidos e a coleção ficou conhecida como “A Costura do Invisível.” Para completar a performance, ao final do desfile as modelos, que souberam apenas horas antes que desfilariam com roupas de papel, teriam que rasgar as peças no meio da passarela. O desfile foi tão comovente que levou o público e as modelos às lágrimas e se tornou um dos momentos mais marcantes da moda brasileira.
Para quem tiver mais curiosidades de saber sobre o line up da SPFW N58, é só entrar no site e garantir os ingressos para a Semana de Moda mais importante da América Latina.