5 curiosidades sobre a São Paulo Fashion Week que você pode não saber

por Amanda Honel

A maior semana de moda da América Latina começa hoje! É claro que eu estou falando da emblemática São Paulo Fashion Week! Esta é a edição de número 58, que vai até o dia 21 deste mês e tem no line up marcas como Alexandre Herchcovitch, Dendezeiro, Martins, Bold Strap e Artemisi. Para já entrar no clima e celebrar a nossa moda nacional, separei 5 curiosidades sobre essa semana de moda.

Leia Mais: Paulo Borges, idealizador do SPFW é o nosso convidado do The Look

uma semana e vários nomes

Antes de ficar conhecida como São Paulo Fashion Week, essa semana inicialmente levou o nome de Phytoervas Fashion através da parceria de Paulo Borges e a empresária Cristiana Arcangeli entre os anos 1993 e 1996. Depois disso, o evento passou a se chamar Morumbi Fashion Week a partir da junção de Paulo Borges e o Shopping Morumbi. Foi só em 2001 que essa semana passou a se chamar São Paulo Fashion Week.

presença internacional

Durante todos esses anos, a SPFW atraiu milhares de modelos para passarela, inclusive modelos internacionais e reconhecidas como Naomi Campbell em 2003 para Rosá Chá, Kate Moss em 1999 para Ellus, Paris Hilton em 2010 para Triton e Candice Swanepoel, que desfilou em várias ocasiões. Ainda vale destacar que essa semana de moda também foi a casa de várias tops brasileiras por muitos anos, como Gisele Bündchen e Adriana Lima.

Evento SPFW exibindo tendências de moda em ambiente moderno e sofisticado. Elementos de design arrojado e iluminação impactante destacam a criatividade no universo fashion, refletindo estilo urbano e inovador.
Foto: O SPFW volta para a Bienal do Parque Ibirapuera em 202 (Reprodução/Pinterest)


onde acontece o SPFW?

Ao longo dos anos, a São Paulo Fashion Week explorou a cidade de São Paulo e trouxe, em suas primeiras edições, o Phytoervas Fashion para o bairro da Vila Olímpia, depois para o Shopping Morumbi durante os anos de parceria com o estabelecimento. Desde 2001, o SPFW já foi realizado em lugares como Teatro Municipal, Parque Villa Lobos, Espaço ARCA, Komplexo Tempo e em 2024 volta para o Parque do Ibirapuera — que foi sua casa por muitos anos.

Modelo desfila com macacão vermelho vibrante, destacando mangas bufantes e cintura marcada, combinados com sapatos de salto baixo brancos. Look reflete tendências modernas de volume e cores vivas, ideal para indexação em moda contemporânea.
Foto: Desfile Aluf projeto estufa 2019 (Reprodução/Amanda Honel)

incubadora de moda

A São Paulo Fashion Week foi responsável por alavancar a carreira de várias marcas nacionais como Alexandre Herchcovitch. Mas foi em 2017 que a SPFW deu início ao Projeto Estufa, uma incubadora de moda para pequenas marcas que trazem um novo olhar para a moda brasileira e para o futuro. Através deste projeto, marcas como Aluf, Lucas Leão e Korshi 01 ganharam ainda mais destaque na moda nacional.

Modelo usando traje futurista e geométrico com detalhes recortados, ombros estruturados e paleta monocromática. O cabelo é liso e escuro, maquiagem marcante com batom escuro. Tendência avant-garde e experimental na moda.
Foto: "A Costura do Invisível" (Reprodução)

um desfile memorável

Há 20 anos, na edição de junho de 2004 da São Paulo Fashion Week, Jum Nakao fez, na minha opinião, o desfile mais memorável desta semana de moda. O desfile manifesto foi uma surpresa para quem estava assistindo e também para quem estava desfilando. A ideia de Nakao era uma manifestação contra a globalização do mercado de moda que cada vez mais exigia uma moda rápida, barata, sem ética e tecidos não duráveis.

Para que esse desfile manifesto fosse possível, Jum Nakao apresentou peças em diversos tipos de papel, com diferentes gramaturas, texturas e técnicas de renda em corte a laser. Foram mais de 700 horas de trabalho e 200 profissionais envolvidos e a coleção ficou conhecida como “A Costura do Invisível.” Para completar a performance, ao final do desfile as modelos, que souberam apenas horas antes que desfilariam com roupas de papel, teriam que rasgar as peças no meio da passarela. O desfile foi tão comovente que levou o público e as modelos às lágrimas e se tornou um dos momentos mais marcantes da moda brasileira.

Para quem tiver mais curiosidades de saber sobre o line up da SPFW N58, é só entrar no site e garantir os ingressos para a Semana de Moda mais importante da América Latina. 

Você também vai gostar