5 lições que toda mulher solteira deveria saber

por Fernanda Vilarrodona

Se tem uma aventura que todas enfrentam em algum momento da vida, é a experiência de ser uma mulher solteira. Um período que nos convida a estabelecer um relacionamento sério com nós mesmas, por mais que às vezes pareça apenas um ciclo de frustrações, dates estranhos e trocas de mensagens infinitas que não chegam em lugar nenhum. 

Ser solteira nunca foi um problema, mas acaba se tornando quando nos perdemos em um looping ansioso em busca de alguém para preencher um buraco que, muitas vezes, nós mesmas criamos e apenas nós mesmas podemos tapar. Essas são algumas das principais lições que aprendi nos últimos 12 meses explorando esse território de encontros, flertes, paixões e desilusões, e que espero te ajudarem a levar esse período com mais leveza, diversão e consciência: 

Mulher solteira vestindo uma blusa preta transparente com detalhes em babados e shorts jeans de cintura alta. Acessórios incluem bolsa preta, corrente dourada e bebida em taça, refletindo tendências de moda boho-chic e casual.
Foto: Steph Hui (Reprodução/Instagram)


1. Interprete a dúvida como um “não”

Certas coisas podem ser difíceis de aceitar, mas talvez te poupe tempo e espaço mental. Quando a pessoa não demonstra clareza com seus sentimentos e intenções, há grandes chances de que ela esteja mais inclinada ao desinteresse do que ao comprometimento. Em vez de insistir ou tentar convencer o outro, é mais saudável aceitar a dúvida como um sinal de que essa troca não está alinhada. Aceitar isso não só evita desgastes desnecessários, mas também abre espaço para oportunidades que são verdadeiramente compatíveis com suas expectativas e necessidades. Quando o outro realmente quiser, não haverá espaço para a dúvida — e outra, você merece alguém que tenha certeza da sua companhia.

2. É preciso dizer alguns “nãos” para se aproximar do relacionamento que você busca

Dizer "não" também pode ser um ato de autoconfiança e amor próprio. Ao recusar situações ou pessoas que não estão alinhadas com suas verdadeiras intenções e desejos, você cria espaço para aquilo que realmente importa. Cada "não" pode ser um passo em direção ao "sim" que você deseja, um sinal de que você está se comprometendo com suas próprias necessidades e expectativas.

Esse processo pode parecer desafiador no início, porém, a clareza sobre o que você não quer ajuda a definir com mais precisão o que você realmente deseja. Quando você se mantém firme em seus valores e prioridades, você se torna mais capaz de reconhecer e atrair o tipo de relacionamento que está em busca.

Mulher solteira sentada em banco, vestindo camisa listrada amarela sobre camiseta branca e calça clara, com bolsa marrom e sandálias combinando. Tendência de moda casual e confortável, ideal para dias ensolarados.
Foto: Maria Jonsson (Reprodução/Instagram)

3. Não é uma competição para encontrar a pessoa certa o mais rápido possível

Especialmente para a mulher solteira, a sociedade muitas vezes impõe a pressão de que é necessário encontrar um relacionamento para cumprir um determinado "papel". No entanto, entrar nessa corrida pode ser a armadilha perfeita para a frustração. Não é uma competição para encontrar a pessoa certa o mais rápido possível, em vez disso, é uma jornada de autodescoberta e preparação. Cada etapa é uma oportunidade de aprender mais sobre si mesma e de construir uma base sólida para um futuro relacionamento saudável.

4. Da mesma forma que você não se interessa por todos, nem todo mundo vai se interessar por você também

Acredite, aceitar que não podemos agradar a todos é libertador. Cada pessoa tem suas próprias preferências e expectativas, e isso não tem a ver com o seu valor pessoal! Na verdade, essa aceitação é um passo essencial para encontrar aqueles que realmente valorizam quem você é na sua essência. Não tem nada mais frustrante do que se perceber ensaiando palavras para se encaixar nas expectativas dos outros. Se você não foi correspondida por alguém, isso não significa que você é menos interessante, apenas que essa pessoa não é para você. 

Pessoa sentada em café ao ar livre, vestindo blazer cinza sobre camiseta branca e calça jeans larga. Óculos escuros complementam o visual casual e elegante. Mulher solteira.
Foto: Amaka Hamelijnck (Reprodução/Instagram)

5. Não existe nada mais sexy do que uma pessoa bem resolvida com ela mesma

Ao estar confortável com quem você é e com suas escolhas, isso transborda para o mundo! Sabe aquele clichê de "primeiro aprenda a amar a si mesma para poder amar os outros"? Pois é, como muitos clichês, ele carrega uma grande verdade. Comece seu romance com você para então abrir espaço para alguém na sua vida. Quando você exala autoconfiança, automaticamente se torna uma pessoa mais atraente. 

Resumindo, ser uma mulher solteira pode ter desafios, mas também oferece oportunidades valiosas para crescimento pessoal e autorreflexão. Tente encarar esse momento como uma fase de descobertas! Cada experiência, seja positiva ou negativa, contribui para a construção da pessoa que você quer se tornar, e automaticamente, dos relacionamentos que quer construir. Curta a si mesma, suas amizades e os momentos de solitude, eles são deliciosos também. 

Você também vai gostar