5 mães falam sobre seu estilo pós maternidade

por Izabela Suzuki

Não podemos negar que nosso estilo se altera e se adapta de acordo com as diferentes fases da vida. Desde as experimentações curiosas da adolescência até a fase adulta mais minimalista, muita coisa muda. Tendências vêm e vão, somos influenciados pelas novidades da moda e assim por diante. No entanto, pouco se fala sobre a mudança de estilo pós maternidade. Afinal, essa é uma fase da vida em que ocorrem inúmeras adaptações no dia a dia, que, é claro, também se refletem nas roupas que escolhemos.

Pensando nisso, conversamos com cinco mães que compartilharam conosco suas percepções sobre as mudanças que observaram na forma de se vestir durante e após suas gestações. Aliás, será que a moda pensa e inclui as gestantes? Será que, nesse momento tão importante, as mulheres tendem a se sentir confortáveis vestindo-se de si mesmas ou é necessário um reencontro consigo pós maternidade? Bem, a verdade é que a relação entre o maternar e o estilo pessoal é único e particular, e cada mãe encontra sua própria maneira de se expressar do início da gravidez, as idas ao parquinho. Por isso, convidamos você a ler o relato dessas mulheres incríveis logo abaixo.

@giuliacoronato

Giulia Coronato - vestido curto preto, blazer preto, bota preta - pós maternidade - outono - foto na frente do espelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Giulia Coronato (Reprodução/Instagram)


_como você apontaria seu estilo antes da maternidade?

Eu sempre tive um estilo mais clássico e minimalista, me encontro sempre em cores sóbrias, dificilmente saio do all black e valorizo mais modelagem, caimento e tecido, do que a estética da peça em si. Apesar de trabalhar com moda desde os 17 anos, descobri com o tempo, que me vestir de tendências da cabeça aos pés não é pra mim, então sou bem seletiva com meu guarda-roupa e me considero uma expert em repetir e reinventar peças.

_no fim das contas, você acha que a maneira como você se veste mudou muito? Se sim, quais os fatores que te influenciaram? 

Algo que venho sentindo depois da maternidade, principalmente depois da gestação, é que meu estilo e minhas preferências se intensificaram ainda mais. A gestação é um período delicado quando falamos de roupas, seu corpo muda drasticamente, suas peças favoritas passam longe de servir e se você não quiser sair pelada por aí, é obrigada a se adaptar no que te serve e no que te proporciona conforto. Esse período foi bem complicado pra mim, me vi sendo obrigada a parar de usar calças de cintura alta, por exemplo, algo que é um pilar do meu estilo pessoal e tendo que mergulhar de cabeça em peças de malha, como vestidos e saias, coisas que nunca fui muito fã. Por isso, assim que minha filha nasceu e meu corpo voltou a ser o que era antes, eu comecei a valorizar mais do que nunca meu estilo e querer desesperadamente voltar pra mim, sabe? 

O fato é que a moda não pensa nas gestantes, muito menos nas lactantes e isso é uma baita frustração para quem ama tanto se vestir.

_como foi sua experiência com as roupas durante a gestação? Você acredita que é difícil encontrar roupas durante essa fase?

Com certeza! Como eu disse anteriormente, minha gestação foi sem dúvidas o período mais árduo no quesito roupas. Eu não me encontrava em nada que me servia e tive que abandonar um pouco meu estilo, para dar lugar a necessidade prática e ao conforto. Mas, se teve algo que eu trabalhei nessa época, foi minha criatividade. Tive que tirar água de pedra para dar um toque pessoal e fashionista nas minhas roupas de gestante - que cá entre nós, é um mercado super carente, que precisa ser fomentado! -, o que me deixou mais criativa e mais experimental. 

Outro momento bem difícil no conjunto moda X maternidade, é a amamentação. Enquanto você está amamentando, você precisa estar literalmente pronta a qualquer momento para ofertar os seios para seu filho, porque é claro, não temos como prever a hora que ele vai sentir fome. Então, o sutiã de amamentação se torna indispensável, e a vasta maioria de modelos é zero bonito ou sexy, ele é grande, com alças grossas e muito suporte, então não são todas as blusas que você vai conseguir usar. 

O fato é que a moda não pensa nas gestantes, muito menos nas lactantes e isso é uma baita frustração para quem ama tanto se vestir. Mas como tudo na maternidade, a gente se adapta e faz dar certo. <3

@biaperotti

 _como você apontaria seu estilo antes da maternidade?

Eu tinha um estilo bem romântico, com toques vintage. Amava vestidos, peças com estampa floral, renda, bolsas de mão… E isso também foi forte durante a gravidez. Seria um estilo anos 70 mais delicado, digamos!

_no fim das contas, você acha que a maneira como você se veste mudou muito? Se sim, quais os fatores que te influenciaram?

Acredito que não tenha mudado muito na estética, mas que tenha lapidado para parecer algo menos maternal, menos menina, para algo mais forte, mais maduro, mais mulher, até com um quê sexy e moderno. Adicionei elementos com referência ao rock para dosar essa leveza anterior: couro, franjas, fivelas, veludo, botas… Mas ainda continuo na mesma estética da minha década favorita, os anos 70! Isso está na minha personalidade, na essência mesmo, o que me emociona.

queria poder ver as fotos e me enxergar nelas, e não estar usando uma roupa que não me represente, só porque é única que me cabe, sabe?

_como foi sua experiência com as roupas durante a gestação? Você acredita que é difícil encontrar roupas durante essa fase? 

Por incrível que pareça, eu não tive dificuldade porque sempre preferi usar vestidos a calças, e a barriga acomodava. E eu sempre gostei da modelagem mais larga, então coube perfeitamente na minha barriga durante quase toda a gestação. Não acredito muito que a gente deva mudar a nossa assinatura, nossa marca registrada de estilo durante um período por falta de opção, ainda mais sendo o momento mais mágico da vida de uma mulher. Queria poder ver as fotos e me enxergar nelas e não estar usando uma roupa que não me represente, só porque é a única que me cabe, sabe? Por isso, sempre incentivo as mulheres a comprarem peças maiores na estética que amam, depois ajustarem, se for o caso. Continue comprando as marcas que gosta em tamanhos maiores, explore brechós, "roube o look" de outras pessoas, do namorado, irmão, amigo... Vista-se sempre de você!

@negritalivre

_como você descreveria seu estilo antes da maternidade?
 
Jovem e criativo. A moda foi uma grande ferramenta para entender e buscar minha identidade, sempre gostei de criar ou customizar peças e mesclava referências distintas de estilo, mas sempre buscando algo que me fizesse sentir única.
 
_no fim das contas, você acha que a maneira como você se veste mudou muito? Se sim, quais os fatores que te influenciaram?
 
Cada processo da maternidade mexeu comigo de forma diferente em relação à autoimagem. Trabalho criando ou representando algo através do vestir, seja para marcas, artistas ou outros profissionais, e me vi, durante grande parte da gestação e principalmente no pós-parto, sem conseguir fazer isso para mim. Como não reconhecia quem era, não entendia o que queria comunicar ou do que gostava, sem contar que fiquei um bom tempo sem caber nas peças em que me sentia confortável.
 
Quando nos tornamos mães, não cabemos mais naquilo que éramos, não reconhecemos quem somos e não temos ideia de quem vamos ou podemos nos tornar. E, por mais que seja um processo normal para cada mulher, leva tempo e, muitas vezes, pode ser que nem se resolva completamente. A cada nova fase de evolução dos pequenos, nós também mudamos. Joaquim tem 1 ano e 5 meses, e só agora comecei a sentir que fiz as pazes com meu estilo do passado e entendi quais são as minhas referências e como gostaria de me parecer. Digo que o estilo que busco agora é maduro, moderno e criativo.
Yasmim Monteiro | @negritalivre - conjunto de camisa e shorts listrado, papete amarela - pós maternidade - verão - mulher grávida de lado com a mão na barriga - https://stealthelook.com.br
Foto: Yasmim Monteiro | @negritalivre (Reprodução/Instagram)

a cada nova fase de evolução dos pequenos, nós também mudamos. Joaquim tem 1 ano e 5 meses, e só agora comecei a sentir que fiz as pazes com meu estilo do passado e entendi quais são as minhas referências e como gostaria de me parecer.

_como foi sua experiência com as roupas durante a gestação? Você acredita que é difícil encontrar roupas durante essa fase?
 
Encontrar roupas confortáveis que me coubessem durante a gestação era uma busca triste, pois a maioria delas era "brega" ou com um valor muito elevado! Não fazia sentido, para mim, gastar tanto em algo que provavelmente não iria mais caber em um mês, além de ser uma peça destinada a um único momento da minha vida. Ser mãe é ver tudo ao seu redor deixando claro que você não é mais uma mulher e que não tem direito de usar nada que não remeta à santidade. É por isso que a imagem da Rihanna gerou tanto impacto! Ela continua sendo um ícone fashion e sexy durante suas gestações.

@modapenochao

Ana Soares | @modapenochao - vestido longo preto canelado, óculos de sol e papete - pós maternidade - verão - foto de mulher grávida sorrindo com a mão na barriga - https://stealthelook.com.br
Foto: Ana Soares | @modapenochao (Reprodução/Instagram)

_como você descreveria seu estilo antes da maternidade?

Meu estilo antes da maternidade tinha os excessos, o tempo disponível e quase nenhuma limitação! Era mais livre para inventar o que eu quisesse, inclusive passar por cima do meu conforto.

_no fim das contas, você acha que a maneira como você se veste mudou muito? Se sim, quais os fatores que te influenciaram?

Não digo que mudou muito porque o estilo reflete sempre nossa essência, mas sempre vai sofrer interferência das mudanças da vida. Então ele precisa se adaptar, hoje preciso estar confortável, pensar mais se a roupa será funcional para segurar uma criança pequena no colo, amamentar, se vai amassar demais, se vai me permitir me movimentar e brincar.

cadê roupas que permitam o acesso a amamentação? Que permitam que mães exerçam a função materna do cuidar e brincar sem precisarem abrir mão do que gostar de vestir?

_como foi sua experiência com as roupas durante a gestação? Você acredita que é difícil encontrar roupas durante essa fase?

É difícil encontrar roupas principalmente para o período do puerpério e onde a amamentação precisa ser exclusiva. Mães ainda são romantizadas, enquanto a maternidade é uma função, é um trabalho não remunerado que tem demandas inerentes a esse período. A amamentação é questão de saúde pública mas os interesses da indústria não geram incentivo e apoio às mães, assim não vemos essa preocupação nas araras das lojas: cadê roupas que permitam o acesso a amamentação? Que permitam que mães exerçam a função materna do cuidar e brincar sem precisarem abrir mão do que gostar de vestir?

@sofiastipkovic

Sofia Stipkovic - jardineira jeans, tenis esportivo e cardigã quentinho - pós maternidade - inverno - andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Stipkovic (Reprodução/Instagram)

_como você descreveria seu estilo antes da maternidade?

Um pouco perua, um pouco básica mas com certeza mais disposta a correr riscos fashion.

 _no fim das contas, você acha que a maneira como você se veste mudou muito? Se sim, quais os fatores que te influenciaram?

Mudou porque apesar de eu ser a mesma Sofi de antes, eu mudei, evoluí! E a maternidade me fez querer menos me vestir para os outros (no sentido de me expressar, mandar uma mensagem com cada look) e mais para mim, "sem dar satisfações" com as minhas escolhas. Eu uso o que me convém, sem me importar mais tanto com tendências - e sem ligar para tomar um gorfada de neném, hahaha. 

a maternidade me fez querer menos me vestir para os outros e mais para mim, "sem dar satisfações" com as minhas escolhas.

 _como foi sua experiência com as roupas durante a gestação? Você acredita que é difícil encontrar roupas durante essa fase?

Morria de medo de não caber mais nas minhas roupas antes de engravidar, preciso ser sincera. Porém, durante a gestação, desencanei legal e sou muito feliz de ter curtido cada salto. Não foi fácil encontrar roupas com as quais eu me identificasse de verdade, era tudo sempre muito básico, e eu naveguei muito mais em tamanhos maiores e na seção masculina para encontrar alternativas de peças que queria usar do que na parte de maternidade das lojas. 

Você também vai gostar