Muito se fala em grifes internacionais, mas existem diversas marcas brasileiras que merecem tamanho destaque também. Na nossa cultura, temos diversas brands que valorizam os processos de confecção e as manufaturas, trazendo muito cuidado com as peças, com as pessoas que confeccionam os itens antes de chegarem até nós e com o meio ambiente.
Para celebrar essas marcas brasileiras que amam criar tendências com aquele toque de brasilidade que amamos, hoje, trouxemos uma lista com algumas delas para indicar, mas já avisamos: cuidado para não se apaixonar por todas.
Apresentando um design que mescla a estética do streetwear com a alfaiataria desconstruída, a HIST traz elementos contemporâneos e formas inesperadas para criar um universo próprio.
Ciente da sua responsabilidade no mercado da moda nacional, explora matérias-primas alternativas, salientando uma cadeia de produção brasileira e transparente. Diante do quão nociva ao meio ambiente a indústria da moda pode ser, a HIST trabalha com o desenvolvimento de metas sustentáveis objetivas almejando potencializar um impacto positivo no planeta.
A Affresco é uma marca jovem, fundada por Julia Arcangeli e Valentinna Bertolucci. O nome lembra as obras de arte pictóricas feitas sobre uma parede ou teto, que assumem, frequentemente, a forma de mural. A técnica de pintura é utilizada desde a antiguidade, estando intimamente relacionada com as obras italianas renascentistas. As roupas da marca seguem uma estética artística - assim como os afrescos -, sendo usadas por celebridades como Maísa Silva.
Carlos Bacchi é um nome forte no cenário de festas como casamentos e formaturas. Do interior de Caxias do Sul, o estilista possui um traço autoral, tendo como forte característica as peças bem estruturadas e com aplicações florais muito requintadas, que são diferentes do usual - como as rendas e bordados.
Carol Zerbini é uma marca de acessórios direcionada ao público feminino que não dispensa um bom detalhe com aquele toque especial para seu dia a dia, que acredita que essas peças podem transformar uma roupa.
A paixão por acessórios começou desde pequena. Carol utiliza diversos tipos de materiais, uma interessante mistura de pérolas, pedras, metais e outros.
Nina Elias Studio nasceu do desejo de criar produtos feitos à mão e com design autoral. Criamos bolsas e cestos únicos. A marca possui parceria com a Cooperativa de Mulheres Mitta - do interior da Bahia - que realizam todo o processo de colheita, secagem e trançado da palha ariri.
O olhar estético surge a partir do desejo de misturar materiais, sempre com novas propostas. A intenção de Nina Elias Studio vai além da criação, já que a marca busca capacitar mulheres e celebrar a cultura brasileira por meio do design.
A strobo é uma marca recém-nascida, tendo lançado sua primeira coleção em outubro de 2022. Com uma estética básica, mas não chata, este primeiro drop focou em peças de diversas cores e com dois acabamentos: o acetinado e o simples.
Assim como diversas marcas brasileiras, a strobo não possui site ou loja física, a venda de suas peças é feita pela Pinga, loja colaborativa com outras marcas com designers independentes.
Açude é idealizada por Ana Beatriz, que passou 18 anos de sua vida no Cariri, formou-se arquiteta, e também em estilismo e moda. Mas foi no final da graduação de arquitetura que o encantamento pela cultura de onde ela veio brotou. As histórias contadas por sua avó Zeferina com detalhes de uma vida simples no interior do Ceará e as entrevistas, conversas e cursos feitos com artesãos locais foram essenciais para a Açude criar alma. Hoje a marca é construída por Beatriz e sua mãe Ivete.
A Açude cultiva extremo respeito pelos fornecedores e, principalmente, pelas costureiras, modelistas e bordadeiras que trabalham todos os dias para a marca estar de pé, por isso é pago o valor justo aos colaboradores e eles buscam cultivar uma relação de amizade com eles. Para isso, tudo é pensado com calma, respeitando o tempo das pessoas, o tempo das ideias para que o processo seja tão bonito quanto o resultado.