9 dicas de como cuidar da tatuagem, de curto a longo prazo

por Giulia Coronato

A história diz que a prática de desenhar no próprio corpo é tão antiga quanto a humanidade. Indícios mostram resquícios de desenhos no corpo de múmias egípcias datadas de 2160 a.C e no ano de 1800 d.C, Charles Darwin afirmou que todas as nações conheciam e praticavam a arte da tatuagem. Dos índios americanos aos esquimós, da Malásia à Tunísia, a maioria dos povos dos planeta tinha alguma relação com a tatuagem. Com a invenção da máquina elétrica de tatuar, em meados de 1800, a arte se espalhou ainda mais pela Europa e pelos Estados Unidos e no final do século XX, a pele desenhada, até então uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários, tornou-se comum, uma prática ligada a auto expressão e a beleza. Hoje, existem diversos estilos e abordagens diferentes de tatuagens e a prática é quase um estilo de vida, capaz de definir nosso estilo e nosso comportamento.

Eu sou suspeita pra falar, fiz minha primeira tatuagem com quinze anos (o que não recomendo para ninguém, já que somos uma pessoa completamente diferente na adolescência) e hoje já estou na minha décima sétima. A tatuagem é uma forma de expressão e uma forma de eu mostrar quem sou, sem realmente falar algo. Apesar de ser uma arte linda e super cool, a tatuagem ainda é uma agressão para a pele e merece todo cuidado e atenção e é isso que eu vou te contar hoje, como cuidar da tatuagem, de curto a longo prazo.

Manter os cuidados à risca, vão manter seu desenho bonito e intacto por mais tempo, além de preparar sua pele para um provável futuro desenho. Por isso, não tem como pular essas 9 passos de como cuidar da tatuagem. Vem comigo: 

Luciane Sakon - Tatuagem - Como cuidar  - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Luciane Sakon (Reprodução/Instagram)


A curto prazo

_higienizar corretamente

A primeira lavagem da tatuagem é um dos fatores que irão definir como será sua cricatrização e garantir que nenhuma infecção ou inflamação aconteça. Como a pele foi ferida pela agulha, o cuidado precisa ser redobrado. Antes de tudo, lave as mãos, é imprescindível se certificar de que suas mãos estejam limpas. Opte por sabonetes antibacterianos e antissépticos e lave sempre usando a ponta dos dedos, delicadamente para não agredir ainda mais o local. A higienização deve ser feita uma vez por dia e nunca com água quente. 

_use pomada cicatrizante pelo tempo recomendado

O tempo de aplicação da pomada cicatrizante varia muito de tatuador para tatuador. A maioria indica usar a pomada por 7 dias corridos, aplicando o produto 2x por dia. Quando a tatuagem começar a criar casquinhas, é um sinal de que ela já esta com o processo de cicatrização avançado e você deve substituir a pomada cicatrizante por um hidratante. 

Eu gosto muito da Cicaplast, da La Roche e sempre uso ela em minhas tatuagens: 

_hidrate a pele

Após alguns dias, é normal o local da tatuagem começar a coçar e surgir casquinhas em cima do desenho. Esse processo é completamente normal e faz parte da cicatrização. Para aliviar a coceira e acelerar o desaparecimento das casquinhas, hidrate a pele com frequência, usando um hidratante leve e, se possível, sem perfume. 

Ps: em hipótese alguma tire a casquinha ou coce sua tatuagem adoidada! Isso pode, além de causar uma inflamação, deformar o seu desenho.

_evite praia ou piscinas

Nas duas semanas corridas do dia que você fez a tatuagem, evite piscinas, praias e exposição solar na área. Grande parte das bactérias se desenvolvem na água, aumentando o risco de infecção. Além desse fator, a exposição solar não é recomendada, pois os raios UV causam inflamação na pele e podem acabar deslocando as camadas de tinta da tatuagem, além de atrasar o processo da cicatrização.

_alimente-se bem

A alimentação pode parecer não estar diretamente ligada com como cuidar da tatuagem, mas ela impacta sim no processo de cicatrização. Evite comidas muito gordurosas e processadas nos primeiros dias, esses ingredientes aumentam as chances de inflamação e dificultam a cicatrização. Apesar de algumas pessoas não apresentarem problemas consumindo esses tipos de alimentos, é importante seguir uma dieta balanceada durante pelo menos 7 dias. Principalmente se for sua primeira tatuagem!

It girls - Tatuagem - Cuidados - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Anna Winck (Reprodução/Instagram)

A longo prazo

Geralmente, a tatuagem cicatriza completamente após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele devem ser mantidos para sempre, principalmente para garantir que o desenho continue intacto, bem definido e não borre com o decorrer do tempo. Uma pele bem cuidada, além de manter a tatuagem mais bonita, é uma pele mais preparada para uma próxima tatuagem. Pois apesar de ser extremamente comum, a tatuagem é uma agressão à pele e não devemos abrir mão dos cuidados. 

Alguns passos de como cuidar da tatuagem a longo prazo: 

- hidratar a pele diariamente 

- proteção solar

- evitar lesões na área 

- manter hábitos alimentícios saudáveis

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar