A nova convidada do THE LOOK, o podcast que oferece uma visão ampla e aprofundada da indústria da moda, é uma das maiores referências da moda brasileira, Cris Barros.
Com mais de duas décadas de trajetória, Cris Barros é a mente criativa por trás de sua icônica marca, reconhecida pela sofisticação, feminilidade e atemporalidade. Sua grife é uma das mais influentes no cenário nacional, sendo sinônimo de elegância e alta qualidade. Suas coleções são conhecidas por explorar uma paleta de cores neutras e terrosas, além de estampas exclusivas, sempre com uma abordagem artesanal que valoriza cada detalhe.
Neste episódio, Cris Barros compartilha sua inspiradora jornada profissional, revelando suas principais fontes de inspiração, referências estéticas e o processo criativo por trás da marca. Prepare-se para mergulhar no universo de uma das personalidades mais influentes da moda brasileira, cujo impacto vai muito além das tendências, moldando o futuro do setor com inovação e uma visão única.
Confira algumas perguntas e respostas da entrevista com Cris Barros
Conta pra gente quem é Cris Barros, pessoa física
Cris Barros: Eu sou casada, tenho uma filha de 6 anos e uma marca de roupas com meu nome, que está no mercado há 22 anos. Ah, e tenho três cachorros! Eu amo gatos, mas tenho alergia. Na verdade, eu amo animais no geral, mas sou bem cachorreira. Se pudesse, teria uns 10 cachorros, adoro!
Cris, conta pra gente um pouquinho da sua trajetória na moda
Cris Barros: Meu início foi engraçado, porque eu estava bem naquela fase de ter que decidir o que prestar para a faculdade. Eu tinha 16 anos e estudava no Dante Alighieri. Fui fazer um teste com uma orientadora vocacional, porque eu ia prestar advocacia, já que não sabia o que fazer. Minha mãe falou: "Faz advocacia que vai servir para a vida inteira."
Fiz o teste, e a orientadora vocacional falou: "Olha, ela tem um lado criativo muito forte. Não acho que advocacia é o caminho." Ela disse algo que me marcou muito: "Ou você faz algo pelo qual é apaixonada, ou, no mercado de trabalho, que já é muito competitivo e difícil, a sua chance de sucesso será pequena, se não for uma coisa que você realmente goste."
Aquilo me marcou profundamente. Ao mesmo tempo, eu estava na saída da escola e, naquela época, faziam casting na saída de escola — uma loucura hoje em dia! Recebi uma proposta da revista Capricho para fazer um casting. Naquela época, com 16 anos, a Capricho era mais incrível que a Vogue América. Ser parte da "galera Capricho" era o auge da vida de qualquer pessoa.
E foi assim que fui para a Disney fazer as fotos.
Você acha que a internet influenciou muito o mundo da moda?
Cris Barros: Como tudo, a internet tem dois lados. Ela trouxe algo incrível, que é uma grande democratização da moda. Hoje, com tanto conteúdo disponível, o cliente não vive mais sob uma "ditadura da moda". Você pode ver com quem se identifica mais e ter mais informação sobre moda.
Antes, era algo muito mais restrito — você precisava assinar um site que mostrava os desfiles. Hoje, o cliente tem acesso a tudo. Isso permite que ele escolha o tipo de produto com o qual se identifica mais.
Por outro lado, o excesso de informação, e a rapidez com que tudo acontece, pode criar uma ansiedade no cliente. Às vezes, as pessoas acabam comprando por impulso, e o produto se torna descartável logo depois. Esse é o lado ruim.
E fique de olho, pois toda quinta-feira, teremos novos episódios, com novos convidados e apresentadores. Assista no Youtube ou em sua plataforma de áudio favorita.