A personal trainer das celebridades explica como potencializar resultados na hora de praticar exercícios

por Giulia Coronato

Kelsey Heenan é personal trainer de celebridades, influenciadora e apresentadora. Mais recentemente, ela foi destaque na série do Youtube de Shay Mitchell, onde a atriz mostra sua rotina de treinos intensos e como vem recuperando seu corpo e resistência após a segunda gestação. Além de ajudar celebridades e clientes a praticar exercícios, Kelsey tem como missão ajudar as pessoas a amar e aceitar seus corpos por meio de alimentos, nutrição e mudanças de mentalidade. 

Então, como estamos sempre em busca de formas de como potencializar os resultados na hora de praticar exercícios, descobrimos os segredos de Kelsey e quais os truques que ela não vive sem, tanto em sua dieta e rotina, como na de seus clientes. Confira:

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Foto: Kelsey Heenan, Shay Mitchell (Reprodução/Instagram)

foque na sobrecarga progressiva

Para quem deseja aumentar a resistência e obter mais força, a primeira dica de Kelsey é aumentar progressivamente a carga do seu exercício, independente de qual seja ele. “Com o tempo, aumente a quantidade de resistência e tensão que você está colocando em seus músculos. Exemplos simples disso são levantar pesos mais pesados ​​ou aumentar o número  de repetições dos movimentos de força com peso corporal, como flexões.”

Em outras palavras, seja estratégico em relação a repetições e pesos. Quando você estiver se sentindo confortável com um peso ou contagem de repetições do seu treino, aumente um pouco para um desafio maior e para fortalecer ainda mais seus músculos, mas progressivamente, para não sofrer lesões. E seja paciente! Não comece com 10kg e espere chegar a 30kg até o final da semana. Dê o espaço de algumas semanas para se sentir confortável e aumente aos poucos, vá de 10kg para 12kg e por aí vai.

mire nos 5 minutos

Mesmo a personal trainer das celebridades tem seus dias de pouca motivação. E Kelsey tem uma ótima dica para driblar essa auto sabotagem: mirar nos 5 minutos. “Durante os dias em que parece impossível permanecer motivado e praticar exercícios, comprometa-se a se mexer por apenas cinco minutos”, disse ela. “Alongue-se, caminhe ou faça alguns agachamentos e flexões. Uma vez que você começa, geralmente é mais fácil continuar. E caso você ainda não estiver disposto a seguir em frente depois de cinco minutos, então pare por aí. De qualquer forma, você permaneceu fiel ao seu compromisso e fez o que disse que faria. 

tenha uma alimentação saudável, mas seja flexível

A alimentação saudável é o segredo para uma vida equilibrada e para alcançar todos os seus objetivos quando se diz respeito de praticar exercícios, seja ele emagrecer, ter mais resistência, aumentar a massa muscular, entre outros. As dietas restritivas são uma receita para o fracasso, porque cá entre nós, ninguém aguenta ficar longe daquilo que gosta, então, ao mesmo tempo que seu foco tem que ser comidas saudáveis, seja flexível e abra exceções, nem que seja uma vez por semana! Uma dieta saudável é o resumo de uma série de escolhas conscientes para nutrir seu corpo e mente o máximo possível. Kelsey deu um exemplo: se você sabe que vai jantar em uma deliciosa pizzaria, opte por uma omelete no almoço ou uma salada nutritiva. “Se uma abordagem à nutrição for muito rigorosa, sempre será um meio para um fim.”

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Foto: Valeria Guzova (Reprodução/Instagram)

certifique-se de curtir o exercício

Pode parecer besteira, mas gostar do exercício que está fazendo é mais que meio caminho andado para a motivação e a constância. Quando você está desmotivado, você não vai querer fazer um treino que você não goste. Enquanto alguns gostam de musculação, outros gostam de pilates e tudo bem! Há tantas maneiras de se exercitar; o melhor é aquele que você realmente fará com prazer. Tente coisas novas até identificar a fórmula perfeita que você gosta, e ajuste quando começar a se sentir entediado.

encontre um equilíbrio entre cardio e força

Seja você um corredor ou um bodybuilder que vive de levantar pesos, todo mundo precisa de um equilíbrio saudável de cardio e fortalecimento, mas esse equilíbrio será diferente para todos. Para treinamento de força, Kelsey sugeriu levantar pesos, exercícios com peso corporal ou carregar mantimentos pesados. Da mesma forma para o cardio, seja correndo, caminhando, fazendo HIIT, dançando ou correndo perseguindo seu filho, você estará melhorando a aptidão cardiovascular para a saúde a longo prazo. “Não existe um tipo de treino que todos tenham que fazer para serem saudáveis. Encontre uma mistura de cardio e força que funcione para você!”

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Foto: Kelsey Heenan (Reprodução/Instagram)

proteínas e carboidratos são fundamentais antes e depois da prática

Antes de um treino, proteínas e carboidratos podem dar energia, enquanto depois de um treino, ambos ajudam a reabastecer os músculos”, disse ela. Mas antes de pegar proteína em pó ou barras processadas, tente reabastecer usando alimentos. Kelsey é fã de ovos e frutas, frango e batata doce ou arroz, e um shake de proteína. Mas o mais importante é saber o que é certo para o seu corpo. “Todo mundo é diferente, então identificar quais alimentos ajudam você a se sentir bem alimentado é o que realmente importa”, disse ela.

descansar é crucial

Você se sente preguiçosa ou atrasada se tira um dia de folga? Pois bem,você não é, você é saudável. Os dias de descanso não são apenas cruciais para a recuperação, mas também vão te ajudar a ficar o mais em forma possível. Dias de descanso ajudam o corpo e a mente a se recuperar, além de ajudar a evitar lesões e esgotamento.” Tire pelo menos um ou dois dias de folga por semana para fazer alongamentos leves, fluxos de ioga relaxantes ou caminhadas suaves. Além disso, priorize o sono (sim, isso significa antes mesmo do treino matinal) e nunca exagere na hora de praticar exercícios. Ouça seu corpo quando ele pedir uma pausa!

priorize o relacionamento com o seu corpo

Mindset e saúde mental é tudo. Você pode até malhar todos os dias e comer totalmente saudável em todas as refeições, mas se você não tiver um relacionamento saudável com seu corpo, você não será verdadeiramente saudável. Mesmo se você estiver procurando emagrecer, parecer mais tonificado ou mudar completamente a aparência do seu corpo, você ainda pode aceitá-lo e amá-lo como ele é agora. “Não há nada de errado em querer fazer mudanças na aparência do seu corpo, mas mesmo no meio das mudanças corporais, temos que praticar o respeito e o amor próprio”, disse Kelsey. 

fonte: The Every Girl

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