A cada quarter, a Lyst, plataforma de tecnologia e moda, divulga o resultado das pesquisas de seus mais de 200 milhões de usuários. A primeira lista de 2023 saiu hoje (31) e consagra a Prada como a marca de moda mais desejada do ano, desbancando a Miu Miu, que estava no topo da lista.
Segundo a Lyst, alguns dos motivos pelos quais a marca, comandada por Miuccia Prada e Raf Simons, ascendeu são a abertura da exposição pública Pradasphere II em Xangai, a colaboração com a Axiom Space para confecção de uniformes espaciais e a campanha de fim de ano com Maya Hawke, Damson Idris, Louis Partridge e Kim Tae-Ri.
surpresas no ranking
Após o sucesso do documentário sobre David Beckham na Netflix, Victoria Beckham entrou no radar da The Lyst Index como 'marca para ficar de olho'. As buscas cresceram 68% depois de Outubro, com itens, como a t-shirt My Dad Had a Rolls Royce e outros, viralizando na internet.
Outra marca que tem construído aos poucos e ao longo dos anos a sua reputação é a The Row, das gêmeas Olsen. No ano passado, a bolsa Margaux caiu nas graças do público com celebridades como Kendall Jenner e Jennifer Lawrence desfilando o acessório por aí, e nessa The Lyst Index chegou ao topo do ranking como o item mais desejado de 2023. As pesquisas pela Margaux bag cresceram 63% nos últimos meses e mais de 198% no ano.
E talvez a maior surpresa de todas seja a estreia da UGG na 17ª posição. O boom do modelo de cano alto e plataforma da sua tradicional botinha de inverno fez com que a marca debutasse na lista das marcas mais desejadas do ano.
marcas em alta
Entre as marcas em alta, que têm ganhado mais de uma posição, estão Balenciaga, Skims e Moncler. Apesar das polêmicas, a maison espanhola viu um crescimento de 7% nas pesquisas dentro da Lyst.
Já a Skims e a Moncler têm feito muito bem o trabalho de colaborações para expandir público, ganhar awareness. A marca de Kim Kardashian se uniu à Swarovski em uma collab que reverberou muito nas redes sociais, além das campanhas sempre muito bem pensadas e escaladas, e a Moncler firmou recentemente parceria com a Roc Nation, do Jay-Z.
marcas em queda
Por outro lado, algumas marcas estão perdendo posições na The Lyst Index. As maiores quedas foram de Versace, Valentino, Diesel, Fendi e Dior, todas caíram duas posições.