Afinal, eu devo usar a esponja de maquiagem molhada ou seca?

por Inaê Ribeiro

A preparação de pele é um dos passos mais importantes da maquiagem, já que ela é a base de toda a make. É a partir desse primeiro passo que iremos determinar se nosso visual terá um acabamento glow, natural ou matte. Além dos produtos utilizados, os acessórios também nos ajudam a obter o resultado desejado, e é justamente por isso, a esponja de maquiagem tornou-se tão amada.

Apesar de todo o hype por trás do produto, uma dúvida ainda paira no ar: afinal, eu devo usar a esponja de maquiagem molhada ou seca? Algumas semanas atrás, as look stealers ficaram surpresas ao descobrir que há quem utiliza a esponjinha úmida, então resolvemos solucionar a dúvida de nosso time e, claro, compartilhar a dica com você. Vem com a gente entender porque algumas pessoas umedecem a esponjinha antes de aplicar a base.

Amanda Gorman - esponjinha-maquiagem - esponja de maquiagem - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Amanda Gorman (Reprodução/Instagram)

por que molhar a esponja de maquiagem?

O truque de molhar a esponja foi criado por maquiadores e amantes da maquiagem, uma vez que sentiram que o acessório seco absorvia muita base. Ao umedecer a esponja de maquiagem, você garante que ela “sugue” menos do seu produto, diminuindo a quantidade de base que é necessária para a sua make. Isso ainda afeta no resultado final, já que a esponjinha molhada garante uma aplicação mais eficaz e uniforme.

Olivia Rodrigo - maquiagem - esponja de maquiagem - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Olivia Rodrigo (Reprodução/Instagram)

como umedecer

Se é a sua primeira vez utilizando a esponja de maquiagem umedecida, existem duas maneiras que você pode fazer. A primeira é colocá-la debaixo da água corrente e ir espremendo até ela inchar, mas atenção é importante retirar o excesso de água antes de passar sua base. Se a esponja estiver muito molhada, não será possível aplicar seus produtos. 

Outra opção é utilizar água termal para molhar a esponja. Além de obter os ativos nutritivos do produto, você ainda conseguirá umedecer sua esponjinha na quantidade ideal, sem correr o risco de haver um excesso de umidade.

Charlotte Barker - maquiagem - esponja de maquiagem - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Charlotte Barker (Reprodução/Instagram)

não se esqueça de lavar

Apesar da esponjinha absorver menos produtos e resíduos quando está molhada, ainda sim é importante ter uma rotina de limpeza do acessório. Existem algumas maneiras de lavar o aplicador de maquiagem, e uma das mais amadas é submergir a esponja em uma caneca com água e sabonete líquido, depois é só colocar no microondas por um minuto. Espere esfriar e limpe o acessório na água corrente. Repita o processo até que a água esteja completamente limpa!

LEIA MAIS:

Lápis de sobrancelhas… na boca? Conheça a mais nova trend do Tiktok que conquistou nossa colunista de beleza

Essa caneta delineadora é uma das mais amadas no mundo

Essa é maneira mais fácil de fazer o delineado gatinho

Você também vai gostar