Alguns dias depois do anúncio da saída de Pierpaolo Piccioli da Valentino, a grife divulgou seu novo diretor criativo: Alessandro Michele. O designer, que comandou a linha feminina da Gucci por sete anos, foi responsável por revolucionar a imagem da marca. A expectativa é que sua coleção de estreia seja em setembro, na Paris Fashion Week da temporada de primavera-verão 2025.
No comunicado divulgado hoje, Alessandro Michele se mostrou animado para essa nova etapa de sua carreira. “É uma honra incrível. Sinto a imensa alegria e a enorme responsabilidade de ingressar em uma Maison de Couture que tem a palavra ‘beleza’ gravada em uma história coletiva feita de elegância distinta, refinamento e extrema graça”, disse.
Jacopo Venturini, CEO da Valentino, que já trabalhou com o designer na Gucci, disse que está feliz com a decisão. “Tenho a certeza de que a reinterpretação dos códigos de alta-costura da Maison e do património criado pelo Sr. Valentino Garavani, combinada com a visão extraordinária de Alessandro, nos trará momentos de grande emoção e se traduzirá em objetos irresistivelmente desejáveis”.
Conhecido por sua ousadia e irreverência, tanto nas roupas, quanto no formato dos desfiles, Alessandro Michele se manteve fiel a sua estética durante todos os anos que esteve à frente da Gucci. Entre seus momentos marcantes na grife, um dos mais memoráveis foi a criação da primeira collab entre duas marcas de luxo, unindo Balenciaga e Gucci em 2021.
Desde sua saída da Gucci, em 2022, algumas especulações sobre seu futuro foram feitas, mas nenhuma se materializou — até agora. A expectativa em torno de sua estreia na Valentino é alta, já que ele foi o responsável por triplicar as receitas de sua antiga maison, se tornando um dos estilistas mais icônicos que passaram pela marca.