E se eu te contasse que a primeira fila do desfile de outono/inverno 2024 da Chloé foi composta por ninguém menos que Sienna Miller, Georgia May Jagger, Jerry Hall, Liya Kebede e Kiernan Shipka, e que todas elas, sem exceção, estavam vestindo as mesmas sandálias anabela de madeira? Você acreditaria? Ame ou odeie, os sapatos polêmicos dos anos 2000 estão de volta!
Dessa vez, a anabela veio repaginada: nada de muito exagero ou detalhes tradicionais em cortiça. As novas versões apresentam saltos altos elegantes, sofisticados, mais discretos e descolados. Esse revival confirma a tendência de sapatos que prezam pelo conforto, sem abrir mão do estilo. Continue lendo para saber mais:
o sapato
mas, afinal, o que é a sandália anabela?
Apesar de ter sido um marco no guarda-roupa das mulheres entre a década de 90 e o início dos anos 2010, ainda há quem tenha dúvidas sobre esse calçado. A sandália anabela possui algumas características marcantes, entre elas, o salto plataforma inteiriço, ou seja, que acompanha toda a sola do pé. O salto se estende pela parte inferior, sendo mais alto na parte traseira e mais baixo na parte frontal. A elevação é suave e uniforme, garantindo conforto e estabilidade.
origem do nome
Pode-se dizer que, nos anos 30, durante a Segunda Guerra Mundial, Salvatore Ferragamo inventou o sapato Anabela em resposta à escassez de materiais como couro e aço, que eram as principais matérias-primas para a fabricação dos saltos. Para contornar o racionamento, ele utilizou cortiça para criar um salto inteiriço, resultando em um calçado que se tornou o queridinho de gerações.
Há teorias que sugerem que o nome "Anabela" surgiu em homenagem a uma estrela de cinema chamada Anabella, que teria popularizado esse estilo. Outra versão propõe que o nome tenha sido criado por fabricantes brasileiros como uma maneira de personificar o calçado, tornando-o mais atraente e acessível para o público feminino, criando uma conexão emocional e de identificação. Esse tipo de nomeação é algo muito comum na indústria da moda.
há diferença de plataforma e anabela?
Esses dois modelos são bastante semelhantes e, por isso, costumam gerar dúvidas sobre suas distinções. A principal diferença é que a altura do salto plataforma é constante ao longo de toda a sola, mantendo tanto a ponta dos pés quanto o calcanhar na mesma elevação. Já a anabela, por sua vez, apresenta uma leve inclinação, onde os dedos permanecem mais próximos do chão, enquanto o calcanhar é mais elevado, formando um triângulo que oferece maior conforto, estabilidade e ergonomia para os pés.
Leia também: Estou prevendo que o tamanco de plataforma vai voltar com tudo em 2025
Boho Chic está de volta!
A estética Boho Chic está em alta novamente, com sobreposições de texturas delicadas e robustas, acessórios artesanais, vestidos fluidos e, agora, as sandálias anabela. Esse estilo retornou com força em 2024, e é impossível falar dessa aesthetic sem mencionar Sienna Miller, a it girl que personificou esse visual no início dos anos 2000. No desfile de Fall/Winter 2024 da Chloé, que mencionamos anteriormente, Sienna apareceu com um look composto por um bottom branco com detalhes em renda, jaqueta de couro, bolsa baguete e, claro, as icônicas 'Maxime Wedge Sandals' da grife.
Segundo o site de compras online Lyst, as buscas por essas sandálias aumentaram 75% nos últimos seis meses, desde o desfile em fevereiro deste ano. Essa tendência também se refletiu no Net-a-Porter, onde as pesquisas pelos mesmos modelos cresceram 75% nos últimos três meses. No Brasil, o Google Trends confirma essa retomada: o termo 'anabela' registrou um aumento significativo, enquanto 'sapato plataforma' teve um salto de 500% nas buscas nos últimos 30 dias. Portanto, ao que tudo indica, esse calçado polêmico está mais vivo do que nunca!
quem já está usando?
Alexa Chung chamou a atenção no Instagram ao exibir repetidamente seu par de sandálias da Paris Texas no verão passado, combinando-as tanto com vestidos longos e elegantes quanto com seu jeans favorito.
Lucy Williams, influenciadora de moda, stylist e criadora de conteúdo digital, também já apostou nesse sapato, optando por uma versão clássica branca combinada com um conjunto floral azul que é a cara do verão 2025.