Anos 70: 8 mulheres que marcaram a moda e a música da época

por Carolina Hossni

Um período extremamente político, no qual o mundo lidava com grandes protestos, mudanças, guerras e movimentos de contracultura, como o hippie e o punk. Isso são os anos 70 em poucas palavras. Todas essas questões sociais e econômicas revolucionaram a moda, que também foi especialmente influenciada pela música neste período.

Com uma expressiva mistura de estilos, as referências dessa época são infinitas e têm sido cada vez mais buscadas. A década até hoje inspira grandes marcas, semanas de moda e designers (vide o último desfile da Chloé). Entre batas, tamancos, roupas com franja, veludo, suede, paetê e até spikes, você certamente tem uma peça setentista no armário. Vem ver!

Joan Jett Patti Smith Debbie Harry - punk - punk - anos 70 - shows - https://stealthelook.com.br
Foto: Joan Jett, Patti Smith e Debbie Harry (Steal the Look)


punk mood

Uma das visões de contracultura mais importantes dos anos 70 foi o movimento punk. Na cena musical, Patti Smith, Joan Jett e Debbie Harry são mulheres que se destacaram. 

Descrita por muitos como a poetisa punk rocker, Patti Smith usou de peças comuns para criar um estilo único, que hoje definiríamos como genderless. Com calças de cintura alta, camisas, gravatas, camisetas e um cabelo messy, Patti mantém sua essência até hoje. "Eu sempre me vesti assim... quando criança eu tinha uma camiseta listrada e usava as mesmas calças de veludo, era assim que queria me vestir todos os dias", disse em entrevista. "Eu sei que moda é uma coisa material, mas vivemos em um mundo material e eu amo roupas", confessou Patti. 

A jornalista Katherine Igoe escreveu que Joan Jett foi cool antes de todos nós. Com seu icônico corte de cabelo, um mullet copiado até hoje (inclusive por Kristen Stewart, que a interpretou no cinema), chokers, peças com spike e o combo jaqueta de couro + camiseta de banda, a cabeça por trás da girlband The Runaways, definitivamente marcou a época com muita personalidade. 

A atitude punk da vocalista do Blondie, Debbie Harry, aparecia nos contrastes. Combinando peças mais arrumadinhas e tipicamente femininas, como vestidos, com botas de cano alto, jaquetas de couro e maquiagem forte, a cantora, que também foi coelhinha da Playboy, trouxe um toque extremamente sexy ao look punk. 

diana ross donna summer grace jones - paete - disco - studio 53 - anos 70 - https://stealthelook.com.br
Foto: Donna Summer, Grace Jones e Diana Ross (Steal the Look)

disco glam

Sob os globos espelhados do Studio 54 e de outras boates badaladíssimas, a moda e a música Disco brilharam nos anos 70. O que permitisse dançar e tivesse uma boa dose de cor, brilho e ousadia, estava liberado na Disco Fever. Entre muito cetim, animal print, lamê, plumas e paetês, tivemos as icônicas Donna Summer, Grace Jones e Diana Ross. 

Batizada de "rainha do Disco", Donna Summer era fã de looks cheios de glamour. Mangas extravagantes, acessórios teatrais, modelagens cut out, muito brilho e plumas faziam parte do seu estilo, que influenciou não só as mulheres da época, como também muitas artistas que surgiram depois, como Madonna. 

Uma versão mais disruptiva e autoral da moda Disco tomou as pistas de dança com Grace Jones.  Com produções justinhas de cirrê metalizado, vestidos brilhantes e acessórios icônicos, quanto mais ousadia, melhor. 

E se hoje usamos slip dress, Diana Ross tem grande parte nisso. Combinados com sapatos plataforma, joias suntuosas e casacos de pele, as camisolas de seda da cantora se tornaram sua assinatura de estilo, e fizeram tanto sucesso quanto suas músicas. 

Anita Pallenberg Stevie Nick - hippie - boho chic - woodstock - anos 70 - https://stealthelook.com.br
Foto: Stevie Nick e Anita Pallenberg (Steal the Look)

boho não tão chic

Com elementos ultra reconhecíveis, que normalmente associamos aos anos 70 (alô, franjas), o boho representa a estética de um rock mais ligado ao movimento hippie, seguindo a vibe do Woodstoock (1969). Boho é a abreviação de bohemian (boêmio em inglês), e na época, ia super de encontro ao estilo de vida 'sexo, drogas e rock n' roll'. Mangas e calças boca de sino, coletes e estampas floral em saias longas e vestidos fluidos dominavam os looks. 

A frontwoman da banda Fleetwood Mac, que inspirou a série "Daisy Jones and the Six", Stevie Nicks, influencia com seu estilo até os dias de hoje. Com xales, colares longos, pingentes, quimonos e capas, trazia uma aura mística para os palcos, e se denominava quase bruxa. 

Anita Pallenberg, foi, provavelmente, a musa inspiradora da estética rockstar girlfriend, que hoje bomba no TikTok. Esposa de Keith Richards, causou alvoroço entre os Rolling Stones, que caíram de amores por ela. Com um estilo marcante, adorava kaftans, modelagens flare, óculos de coração, boas de pluma e jaquetas de suede. Chamada de "a groupie original", seu estilo lembra muito o de Penny Lane, do filme "Almost Famous", e é uma referência que transcende gerações. 

Sienna Miller, Kate Moss, Florence Welch e Anja Rubik são representantes dessa estética meio boho chic hoje em dia.

Depois de tantas referências, você com certeza tem no seu armário alguma peça com o groove dos anos 70. E inspiração é o que não falta para tirá-las do armário. 

Você também vai gostar