Aromaterapia: o guia dos óleos essenciais

por Inaê Ribeiro

Você já ouviu falar sobre a aromaterapia? O assunto tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente porque temos procurado escape em tratamentos naturais e saudáveis. Aromaterapia é uma terapia holística que consiste no uso dos óleos essenciais como uma ferramenta de melhoria e para contribuir com seu bem-estar, eles são usados para quem busca a necessidade de um efeito terapêutico em sua vida.

Procurados, muitas vezes, pelas pessoas que sofrem de problemas como ansiedade e dispersão, os óleos essenciais agem em nosso corpo de maneiras diferentes dependendo da essência e planta da qual ela foi extraída. Na verdade, os óleos irão auxiliar em tratamentos convencionais, como terapia, podendo ser utilizados tanto na difusão de aromas como na diluição em cremes. Eles podem tratar a pele, de uma maneira física, mas também tem grande influência no nosso humor, e hoje nós te ajudamos a descobrir qual é o óleo ideal para cada tipo de queixa.

óleos essenciais  - óleos essenciais  - óleos essenciais  - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ginger (Reprodução/Pinterest)

_os óleos essenciais

Os óleos essenciais, quando de boa qualidade, são 100% naturais. Extraídos de plantas, eles carregam a "essência" dela que serão recebidos pelo nosso olfato e por tudo no nosso corpo responsável pelo controle da pressão arterial, frequência cardíaca, respiração e estresse. Foi assim que nasceu a aromaterapia, técnica que utiliza os aromas e diferentes partículas liberadas pelos óleos essenciais para estimular as diversas áreas do cérebro. 

As pessoas amantes de produtos naturais, já estão iniciando o uso e veem a promessa de cada vez mais ser possível substituir os remédios convencionais por aromas. Mas o fato dos produtos serem naturais não quer dizer que os cuidados são dispensáveis para o seu uso, é preciso que você esteja atenta a qual tipo você está utilizando, pois os óleos essenciais a base de laranja, limão, tangerina e gengibre, por exemplo, podem causar queimadura à pele com o contato com os raios solares. 

As grávidas, crianças com menos de três anos, idosos, epiléticos e pessoas que geralmente tomam muitos remédios, devem procurar uma consulta científica antes de iniciar o uso dos óleos, pois o profissional irá analisar cada caso e assim saber qual o melhor indicado para cada um. Ah, e é importante lembrar que a aromaterapia é um tratamento que não dispensa a frequência do atendimento terapêutico, eles devem ser usados em conjunto para melhor funcionamento.

Agora que você já entendeu como funcionam os óleos venha descobrir qual entender para te ajudar a resolver algumas de suas queixas. 

_para concentração

As vezes somos dominadas pela procrastinação e falta de concentração nos estudos e no trabalho, para resolver isso existem alguns óleos essenciais que podem nos ajudam, um deles é o de gengibre. Este aroma auxilia na memória, trazendo energia e motivação. Além disso, ele aguça os sentidos e diminui as preocupações.

Já o óleo de Alecrim, que é outra ótima alternativa, possui uma grande capacidade de turbinar o cérebro, por isso ele é tão indicado para quem busca concentração e cortar padrões de procrastinação. Ao respirar o aroma, você pode haver melhora na velocidade e precisão de suas tarefas mentais, te deixando mais revigorada e mentalmente estimulada. Outra opção é o óleo de Canela, ele atua aumentando o foco, alimentando a área do cérebro que governa o nosso estado de alerta.

Óleo  - óleos essenciais  - óleos essenciais  - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ginger Tonic (Reprodução/Pinterest)

_revigorante

Se você está em busca de um óleo essencial revigorante, o Grape Fruit é uma escolha excelente. Ele é revigorante, antidepressivo, levantando o animo e trazendo mais autoconfiança e melhorando a fadiga mental e física. Além disso, ele estimula os sistemas digestivo, imunológico e linfático, sendo útil para prisão de ventre, gripes e celulite.  

A segunda opção são os óleos essenciais de Bergamota, eles regulam o sistema nervoso, te deixando mais revigorada e auxiliando em casos de depressão, fadiga, tristeza, insônia e ansiedade.  Valem combina-lo com o Grape Fruit ou com o de Lavanda para garantir noites de sonos mais tranquilas. 

_para o sono

A Lavanda é um dos óleos essenciais mais famosos e usados e não é para menos, a planta é indicada para quem possui dificuldade para dormir e ansiedade, ajudando ali no momento de contato com a essência. Muitas pessoas utilizam o óleo no travesseiro ou até mesmo aplicando gotas na banheira na hora do banho. 

Lunnare Co. - óleos essenciais  - óleos essenciais  - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lunnare Co. (Reprodução/Instagram)

_afrodisíaco

Existem alguns óleos que possuem efeito afrodisíaco, você pode escolher o ideal para você a partir dos outros benefícios que cada um oferece. O óleo de Jasmin é um dos que são afrodisíacos, ele melhora o humor, te deixando mais positiva e otimista. 

Outra opção é o Ylang Ylang, além de seu poder afrodisíaco, ele diminui a ansiedade, histeria, ira e frustração. Sendo super útil nas dificuldades emocionais ou físicas que estão relacionadas à falta de autoconfiança.

_alívio da tpm

O óleo de Gerânio equilibra a produção de hormônios, tornando-o excelente para ser utilizado na menopausa e tensão pré-menstrual. Além disso, este óleo possui ação diurética, o que ajuda a aliviar a retenção de líquidos tão comum no período menstrual. Já que estamos falando da planta, é importante compartilhar seus outros benefícios como a regulação do sebo, sendo adstringente e antisséptico, tornando-o excelente para quem possui pele oleosa, seca, com feridas e queimaduras. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar